POLÍTICA
Deputada Marildes Ferreira defende importância da convocação dos servidores do concurso público da Saúde
POLÍTICA
A deputada Marildes Ferreira (PSB) reforçou a necessidade de o governo do estado convocar os classificados do concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de 2024. Ela participou da reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que debateu o tema nesta terça-feira (1º).
A deputada exerce o mandato devido à licença médica do titular, deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB). A parlamentar é professora da rede pública, concursada da saúde municipal e representa a região de Rondonópolis.
“Quero dizer o quanto é importante o conhecimento que o servidor de carreira adquire, nós contribuímos e muito. Esse conhecimento que a gente adquire com os pares, com a experiência e estudos dentro do setor, ele não pode ser terceirizado e temporário”, afirmou a deputada.
“Eu quero aqui secretário Gilberto, com todo respeito. Já tivemos vários encontros, embates, que foram bons para melhorar a condição de vida do cidadão sobre os serviços que a gente presta. Mas é inadmissível que se preste um concurso e ele fique lá guardado”, reforçou a deputada Marildes Ferreira.
A Comissão de Saúde da ALMT convocou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo para prestar esclarecimentos sobre a não nomeação dos classificados do concurso de 2024, principalmente 406 vagas necessárias. O debate durou cerca de duas horas e meia.
Durante a reunião da Comissão, o secretário disse que não depende apenas dele a nomeação dos classificados para a SES. “Provavelmente ainda este mês terão novas nomeações e eu pretendo cumprir com os 406 o mais rápido possível. Não foi feito por causa das contingências e que a demanda que nós temos prioritárias está em outras áreas e não na nomeação. Mas vai ser feita e nós vamos cumprir”, disse o secretário Gilberto para a Imprensa após a reunião.
O concurso realizado em abril do ano passado estimou 406 vagas para o cadastro de reserva nos cargos técnico de nível médio e técnico de nível universitário em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuarem nas unidades administradas pela SES/MT. O deputado Lúdio Cabral estimou o custo da nomeação dos 406 aprovados em R$ 67 milhões por ano.
Temporários – Deputados e o concursado, Matheus Andrade, cobraram do secretário o motivo da convocação de servidores temporários da Secretaria de Saúde mesmo com classificados e aprovados no concurso.
O secretário afirmou ainda que “todas as decisões, determinações e solicitações de órgãos de controle, tendo recurso, será atendido”. A Assembleia Legislativa é um dessas instâncias de controle e fiscalização.
Em estudo de 2011, a Secretaria identificou 7.800 cargos vagos na SES Outro dado apresentado na Comissão mostra que foram contratados 680 enfermeiros com contratos temporários desde agosto do ano passado.
Ao todo, 33 mil pessoas participaram do concurso de 2024. Foram aprovadas 7 mil pessoas e definidos 406 vagas de cadastro de reserva. A Secretaria de Saúde desde então nomeou 249 vagas, entre as últimas convocações, 70 profissionais em 15 e 17 de janeiro, segundo publicação do Diário Oficial do Estado dessas datas.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA
Prêmio ALMT de Jornalismo busca revelar histórias e personagens de todo Mato Grosso
A segunda edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento reforça seu caráter estadual ao incentivar a participação de profissionais da comunicação de todas as regiões de Mato Grosso. A premiação, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), busca reconhecer trabalhos que retratem a relação entre a atividade parlamentar e o cotidiano da população.
Com o tema “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, a edição deste ano convida jornalistas, radialistas, fotojornalistas e estudantes a produzirem conteúdos que mostrem como as ações do Poder Legislativo influenciam a vida dos mato-grossenses. A proposta é destacar histórias que revelam os desafios, avanços e transformações vividos em diferentes regiões do estado, demonstrando como a atuação parlamentar está presente no cotidiano da população.
Ao reunir profissionais de diferentes regiões em uma mesma premiação, o Troféu Parlamento reforça que boas histórias podem surgir em qualquer município mato-grossense e que o jornalismo desempenha papel fundamental na construção da cidadania e na aproximação entre a população e o Poder Legislativo.
Para o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Sergio Roberto Reichert, morador de Tangará da Serra, a premiação cumpre um papel importante ao reconhecer profissionais que atuam em todas as regiões do estado.
“Mato Grosso é um estado de dimensões continentais e grande parte da sua força econômica está no interior. Quando uma premiação valoriza jornalistas de diferentes municípios, ela também amplia a visibilidade de pautas que muitas vezes nascem longe dos grandes centros, mas que têm relevância para todo o estado”, destacou.
Foto: EQUIPE CRIAÇÃO/ALMT
Segundo Reichert, o prêmio também contribui para fortalecer a pluralidade do jornalismo mato-grossense.
“Existem excelentes profissionais produzindo conteúdo de qualidade em todas as regiões. Uma premiação estadual permite que esses trabalhos ganhem mais visibilidade e demonstra que o bom jornalismo está presente em todo Mato Grosso”, afirmou.
O representante do Sindjor destacou ainda o papel dos jornalistas do interior na aproximação da população com os debates realizados na Assembleia Legislativa.
“Quando o jornalista conecta as demandas locais às discussões estaduais, ele cria uma ponte entre a população e os tomadores de decisão. Em um estado com as dimensões de Mato Grosso, esse trabalho é fundamental para que as diferentes realidades regionais sejam conhecidas e debatidas”, observou.
A importância da participação de profissionais do interior também pode ser percebida entre os vencedores da primeira edição do Troféu Parlamento. Moradora de Nova Mutum, a jornalista Elissa Neves conquistou o terceiro lugar na categoria Telejornalismo com a reportagem “Assembleia Legislativa e Pontal do Marape: a união do Parlamento e do campo traz segurança e transforma sonhos em realidade”.
Para ela, o reconhecimento demonstrou que é possível produzir conteúdo competitivo e de qualidade fora da capital. “Conquistar o prêmio atuando no interior teve um significado muito especial. Foi o reconhecimento de um trabalho desenvolvido diariamente e uma valorização do papel da imprensa regional na cobertura de temas de interesse público”, afirmou.
Segundo Elissa, a premiação também ampliou a visibilidade do seu trabalho e fortaleceu a credibilidade do jornalismo produzido nos municípios. “O prêmio mostrou que a dedicação à produção de conteúdo de qualidade é percebida e valorizada, independentemente da região onde o jornalista atua”, disse.
Ela acredita que o reconhecimento conquistado por profissionais de diferentes cidades ajuda a fortalecer toda a imprensa do interior. “Existem jornalistas comprometidos e produzindo coberturas relevantes em diversas regiões do estado. Quando esse trabalho é reconhecido, ele incentiva outros profissionais e valoriza a diversidade do jornalismo mato-grossense”, acrescentou.
Outro exemplo vem de Tangará da Serra. O estudante Alexandre Cardoso conquistou o terceiro lugar na categoria Universitário com o trabalho “O apoio da ALMT ao curso de Jornalismo da Unemat”. Para ele, a conquista representou uma demonstração do potencial dos estudantes do interior.
“Vencer mostrou que somos capazes de produzir trabalhos com a mesma qualidade e profissionalismo. Foi uma oportunidade de demonstrar a força dos alunos de Jornalismo da Unemat e do ensino realizado fora da capital”, destacou.
O estudante acredita que o prêmio contribuiu para ampliar sua visibilidade profissional e abrir novas oportunidades para a carreira. “Além do reconhecimento, a premiação fortalece o currículo e mostra que o jornalismo produzido no interior tem qualidade e merece ser valorizado”, afirmou.
Como participar – Conforme estabelece o edital, podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º de janeiro e 9 de novembro de 2026. As produções devem estar alinhadas ao tema desta edição, “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, e mostrar como as leis, ações e debates parlamentares impactam o cotidiano da população mato-grossense.
O prêmio contempla cinco categorias: Telejornalismo, Reportagem em Texto, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Universitário. Os trabalhos devem ter sido publicados em língua portuguesa e veiculados por veículos de comunicação sediados em Mato Grosso. Na categoria Universitária, poderão ser inscritos conteúdos em texto, áudio, vídeo ou fotografia produzidos por estudantes dos cursos previstos no edital em instituições de ensino sediadas no estado.
A comissão julgadora será composta por representantes da Coordenação de Comunicação do Senado Federal, TV Senado, TV Câmara dos Deputados, Rádio Câmara dos Deputados, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Fonte: ALMT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas




