CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Assembleia Legislativa homenageia ex-parlamentares com a Comenda Memória do Legislativo

Publicado em

POLÍTICA

Na manhã desta quarta-feira (6), durante sessão solene em comemoração aos 190 anos do Parlamento estadual, trinta e seis ex-deputados foram homenageados com a Comenda Memória do Legislativo. O reconhecimento valoriza personalidades que dedicaram parte de suas vidas à preservação, resgate, pesquisa e divulgação da história do Poder Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), destacou o simbolismo da data. “Hoje, neste 6 de agosto de 2025, este Parlamento se veste de memória, de gratidão e de esperança. Celebramos 190 anos de história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a mais antiga Casa parlamentar do Centro-Oeste brasileiro e uma das mais antigas do país”, afirmou o presidente.

Max ressaltou ainda que passaram pelo Parlamento estadual “homens e mulheres que, com suas limitações e virtudes, deixaram um legado de luta, serviço e dedicação à causa pública. O Parlamento é feito de pessoas e de histórias. Cada cadeira do plenário carrega lembranças de debates, decisões e sonhos que ajudaram a moldar o futuro de Mato Grosso. É impossível falar desta história sem reverenciar nomes como o de José Fragelli, Rachid Jorge Mamed, Vicente Emílio Vuolo, Hélio Correa da Costa, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, Oscar Soares, Ranulfo Marques Leal, Afro Stefanini, Renê Barbour, Dante de Oliveira, Moisés Feltrin, Sarita Baracat de Arruda, Ubiratan Spinelli e tantos outros”.

Leia Também:  Indicação de Botelho impulsiona construção da nova Orla de Santo Antônio

O primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), reforçou a satisfação em participar da história do Legislativo estadual. “É um orgulho estar aqui hoje como deputado de segundo mandato, reencontrando ex-colegas que ajudaram a construir um Mato Grosso melhor. Muitos deles eu só conhecia pela televisão ou jornais. Eles iniciaram tudo isso para que hoje possamos dar continuidade. O Mato Grosso que era apenas ruralista é hoje reconhecido no mundo inteiro”.

Ex-deputado estadual, federal constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas (TCEMT), Ubiratan Spinelli, recebe a Comenda Memória do Legislativo do presidente da ALMT, deputado Max Russi.

Ex-deputado estadual, federal constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas (TCEMT), Ubiratan Spinelli, recebe a Comenda Memória do Legislativo do presidente da ALMT, deputado Max Russi.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Entre os homenageados, trajetórias diversas se cruzaram com a história do estado. O ex-deputado João da Silva Torres, que exerceu dois mandatos e foi vice-presidente da Casa durante a 9ª Legislatura, no período de 1979 a 1983, relembrou o período com carinho. “Tive uma passagem muito bonita, com lembranças maravilhosas. Hoje, receber essa homenagem é uma recordação que guardarei para sempre. É importante prestigiar o que é nosso”.

Ricarte de Freitas, deputado estadual por dois mandatos na década de 1990 e federal por três, destacou o momento de transformação vivido na política estadual. “Vim para cá representando o ‘nortão’, quando Sinop ainda era pequena. Vivi períodos importantes, nos governos Jayme Campos e Dante de Oliveira, e lembro do brilho dos debates na tribuna. Só tenho lembranças boas desse tempo”.

Leia Também:  Comunicação da ALMT avança, amplia transparência e aproxima Parlamento da população em 2025

O ex-deputado estadual, federal constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas (TCEMT), Ubiratan Spinelli, falou do vínculo afetivo com o Parlamento. “Só tenho amor a esta Casa. Meu pai também foi presidente da Assembleia. Hoje tudo mudou, celulares, inteligência artificial, sessões virtuais. Na minha época, era só a velha máquina de escrever. Mas eu preferia aquele tempo em que todos ficávamos juntinhos aqui”.

Para o ex-deputado Paulo Sérgio da Costa Moura, a homenagem resgatou a essência do trabalho legislativo. “Dediquei meu mandato à área ambiental e até hoje muitas das minhas leis estão em vigor. Reviver tudo isso e reencontrar amigos é motivo de alegria e orgulho”.

A ex-deputada e ex-presidente da Embratur, Teté Bezerra, a primeira mulher eleita deputada federal por Mato Grosso, destacou o papel da ALMT como caixa de ressonância do estado. Ela falou em nome das homenageadas.

“Há 30, 40 anos, os municípios distantes tinham dificuldade até de se comunicar com a capital. A Assembleia sempre foi o ponto de chegada das demandas e reivindicações de prefeitos e vereadores. Esta Casa é essencial para a defesa e a gestão pública de Mato Grosso”, finalizou.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA

Prêmio ALMT de Jornalismo busca revelar histórias e personagens de todo Mato Grosso

Publicados

em

A segunda edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento reforça seu caráter estadual ao incentivar a participação de profissionais da comunicação de todas as regiões de Mato Grosso. A premiação, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), busca reconhecer trabalhos que retratem a relação entre a atividade parlamentar e o cotidiano da população.

Com o tema “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, a edição deste ano convida jornalistas, radialistas, fotojornalistas e estudantes a produzirem conteúdos que mostrem como as ações do Poder Legislativo influenciam a vida dos mato-grossenses. A proposta é destacar histórias que revelam os desafios, avanços e transformações vividos em diferentes regiões do estado, demonstrando como a atuação parlamentar está presente no cotidiano da população.

Ao reunir profissionais de diferentes regiões em uma mesma premiação, o Troféu Parlamento reforça que boas histórias podem surgir em qualquer município mato-grossense e que o jornalismo desempenha papel fundamental na construção da cidadania e na aproximação entre a população e o Poder Legislativo.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Sergio Roberto Reichert, morador de Tangará da Serra, a premiação cumpre um papel importante ao reconhecer profissionais que atuam em todas as regiões do estado.

“Mato Grosso é um estado de dimensões continentais e grande parte da sua força econômica está no interior. Quando uma premiação valoriza jornalistas de diferentes municípios, ela também amplia a visibilidade de pautas que muitas vezes nascem longe dos grandes centros, mas que têm relevância para todo o estado”, destacou.

Foto: EQUIPE CRIAÇÃO/ALMT

Segundo Reichert, o prêmio também contribui para fortalecer a pluralidade do jornalismo mato-grossense.

“Existem excelentes profissionais produzindo conteúdo de qualidade em todas as regiões. Uma premiação estadual permite que esses trabalhos ganhem mais visibilidade e demonstra que o bom jornalismo está presente em todo Mato Grosso”, afirmou.

Leia Também:  ALMT reconhece contribuição de personalidades de diversas áreas

O representante do Sindjor destacou ainda o papel dos jornalistas do interior na aproximação da população com os debates realizados na Assembleia Legislativa.

“Quando o jornalista conecta as demandas locais às discussões estaduais, ele cria uma ponte entre a população e os tomadores de decisão. Em um estado com as dimensões de Mato Grosso, esse trabalho é fundamental para que as diferentes realidades regionais sejam conhecidas e debatidas”, observou.

A importância da participação de profissionais do interior também pode ser percebida entre os vencedores da primeira edição do Troféu Parlamento. Moradora de Nova Mutum, a jornalista Elissa Neves conquistou o terceiro lugar na categoria Telejornalismo com a reportagem “Assembleia Legislativa e Pontal do Marape: a união do Parlamento e do campo traz segurança e transforma sonhos em realidade”.

Para ela, o reconhecimento demonstrou que é possível produzir conteúdo competitivo e de qualidade fora da capital. “Conquistar o prêmio atuando no interior teve um significado muito especial. Foi o reconhecimento de um trabalho desenvolvido diariamente e uma valorização do papel da imprensa regional na cobertura de temas de interesse público”, afirmou.

Segundo Elissa, a premiação também ampliou a visibilidade do seu trabalho e fortaleceu a credibilidade do jornalismo produzido nos municípios. “O prêmio mostrou que a dedicação à produção de conteúdo de qualidade é percebida e valorizada, independentemente da região onde o jornalista atua”, disse.

Ela acredita que o reconhecimento conquistado por profissionais de diferentes cidades ajuda a fortalecer toda a imprensa do interior. “Existem jornalistas comprometidos e produzindo coberturas relevantes em diversas regiões do estado. Quando esse trabalho é reconhecido, ele incentiva outros profissionais e valoriza a diversidade do jornalismo mato-grossense”, acrescentou.

Leia Também:  Indicação de Botelho impulsiona construção da nova Orla de Santo Antônio

Outro exemplo vem de Tangará da Serra. O estudante Alexandre Cardoso conquistou o terceiro lugar na categoria Universitário com o trabalho “O apoio da ALMT ao curso de Jornalismo da Unemat”. Para ele, a conquista representou uma demonstração do potencial dos estudantes do interior.

“Vencer mostrou que somos capazes de produzir trabalhos com a mesma qualidade e profissionalismo. Foi uma oportunidade de demonstrar a força dos alunos de Jornalismo da Unemat e do ensino realizado fora da capital”, destacou.

O estudante acredita que o prêmio contribuiu para ampliar sua visibilidade profissional e abrir novas oportunidades para a carreira. “Além do reconhecimento, a premiação fortalece o currículo e mostra que o jornalismo produzido no interior tem qualidade e merece ser valorizado”, afirmou.

Como participar – Conforme estabelece o edital, podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º de janeiro e 9 de novembro de 2026. As produções devem estar alinhadas ao tema desta edição, “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, e mostrar como as leis, ações e debates parlamentares impactam o cotidiano da população mato-grossense.

O prêmio contempla cinco categorias: Telejornalismo, Reportagem em Texto, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Universitário. Os trabalhos devem ter sido publicados em língua portuguesa e veiculados por veículos de comunicação sediados em Mato Grosso. Na categoria Universitária, poderão ser inscritos conteúdos em texto, áudio, vídeo ou fotografia produzidos por estudantes dos cursos previstos no edital em instituições de ensino sediadas no estado.

A comissão julgadora será composta por representantes da Coordenação de Comunicação do Senado Federal, TV Senado, TV Câmara dos Deputados, Rádio Câmara dos Deputados, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA