CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍTICA

ALMT homenageia servidores e celebra 25 anos do primeiro concurso do Ipem-MT

Publicado em

POLÍTICA

Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e emoção, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (19), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, uma sessão especial em homenagem aos 25 anos do concurso público do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT).

Criado para garantir a exatidão e a confiabilidade nas medições que impactam diretamente a vida da população, o IPEM-MT passou a contar, desde julho do ano 2000, com um quadro técnico efetivo, fruto do concurso público realizado naquele ano. Os servidores concursados atuam em áreas como aferição de balanças comerciais, fiscalização de bombas de combustíveis e verificação de instrumentos como esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial).

Autor da iniciativa, o deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou a importância da autarquia para o desenvolvimento do Estado e a proteção dos direitos dos consumidores.

“O Ipem assegura que o cidadão não seja lesado. Seja ao comprar combustível, alimentos, brinquedos ou equipamentos de segurança, é o trabalho do instituto que garante qualidade e confiança. Fico feliz por ter participado da criação e estruturação desse órgão, que hoje é referência e mantém sustentabilidade própria por meio de sua arrecadação”, destacou o deputado.

A presidente do instituto, Tatiana Ribeiro Soares, lembrou a trajetória da instituição, que no início ainda era vinculada ao setor de Metrologia e Qualidade. Ela ressaltou a importância do trabalho do deputado Avallone, que ajudou a estruturar o órgão, e agradeceu pela homenagem.

“É muito importante para todos nós, servidores, essa homenagem, e agradecemos, pois, quando o deputado foi secretário de Indústria e Comércio de Mato Grosso, deu todo o suporte para que o Ipem fosse implementado e estruturado. Então, tudo o que temos é, com certeza, pela parte visionária do deputado naquela época. Hoje mostramos o quanto o Ipem é estratégico para Mato Grosso. Garantimos que as medições sejam justas e asseguramos equilíbrio no mercado, protegendo o cidadão em seu dia a dia. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse crescimento e realizar um novo concurso público”, afirmou a presidente.

Leia Também:  Publicitário lança livro de Marketing Político no Zulmira Canavarros

Em nome dos servidores homenageados, Marluce Dias Fanaia destacou a missão do órgão. “Auxiliamos na fiscalização de produtos, como o controle de bombas de combustível, balanças e embalagens, garantindo que o consumidor receba exatamente aquilo que está pagando. Somos parceiros da sociedade na defesa da justa concorrência e do consumo consciente. Receber essa homenagem é gratificante.”

Também homenageada, a analista fiscal metrológica Rita Ferreira de Souza ressaltou o valor do reconhecimento. “É uma honra receber esta moção de aplausos. Nosso trabalho é em defesa do consumidor e é muito gratificante ver esse esforço reconhecido pela Casa de Leis.”

Além de garantir confiança ao consumidor e fortalecer o mercado, o Ipem é um órgão arrecadador, com receitas próprias que asseguram sua sustentabilidade e permitem investimentos em infraestrutura e equipamentos usados nas fiscalizações.

Servidores homenageados:

Acendino Adolfo Josetti

Adelaide Paes de Barros

Adirze Sebastiana Alves Ribeiro

Aécio Benedito Ormond

Antonio Daltro Neto

Benedito Fernando Pacheco

Bento Francisco Gomes Bezerra – diretor de Avaliação

Clodoaldo José Ferreira

Daniel Alves Ferreira

Edney Luiz Carlos Nascimento

Leia Também:  Dr. João é entrevistado ao vivo pela rádio e TV Câmara em celebração aos 90 anos da Voz do Brasil

Edson Monteiro Correa Curvo

Elaine da Silva Barros Prado – diretora de Legislação

Eli Facundo de Matos

Ellen Virgínia Noleto Rocha

Eloir José Carlos Nascimento

Eustácio Gomes de Siqueira Filho

Ezinho da Silva Correa

Gilberto da Silva Mattos

Gilson José Monteiro Figueiredo

Hercílio Rodrigues Duque Filho

Irene Amancio da Silva

Isalina Camargo da Cruz

Javan Perote do Nascimento

João Batista de Oliveira

João Flávio de Matos

João Henrique Targa de Moraes

João Justino Paes de Barros

Joenil Gusmão Alves Junior

Jussara de Souza Amaral Daltro

Luiz Antonio de Barros

Márcio Lara Pinto Toledo

Maria Amélia Brandão Alves

Maria de Lurdes Capelassi Coelho

Mariane Aparecida da Silva Costa

Mariem Moraes da Silva Costa

Marli do Nascimento

Marluce Dias Fanaia

Michelle Maria de Pinho Grunwald Spinell – diretora de Administração Sistêmica

Rene Rodrigues

Rita Ferreira de Souza

Rogério Henrique de Oliveira – diretor de Ensaios Metrológicos

Rogério Ponce de Arruda

Roselei Olma Sichinel Praeiro

Silvana Aparecida Carneiro Campos

Suziane Cristina Marchioreto

Tania Ferrer Kalix Paes de Barros

Tatiana Ribeiro Soares – presidente do Ipem

Tony Hudson Pinheiro Ramos

Valmir Budtinger

Aposentados homenageados:

Dinair Maria Figueiredo de Carvalho

Ereonice Sebastiana da Silva

Fábio de Oliveira Gomes

Hugo Lucas Evangelista

Katia Gabarite

Maria José Duarte Lopes

Rogério Sidnei Alves

Servidores falecidos lembrados:

Augusto César dos Santos Barbosa

Carlos Alberto Lopes Regis

Pedro Francisco Barbosa

Tomas Sandor Grunwald

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA

AL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, entre os dias 22 e 26 de junho, uma programação diversificada com simpósio sobre autismo, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões ordinárias, oitivas da CPI da Saúde e sessões especiais de homenagens a profissionais, entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. A agenda está sujeita a alterações ao longo da semana.

Segunda-feira (22)

Às 8 horas, acontece o VI Simpósio sobre Autismo com o tema: “Integração entre Educação, Saúde e Inovação”, na construção de uma rede de cuidados do TEA. O evento requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD) será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) faz a entrega de entrega de honrarias durante sessão especial. As homenagens estão marcadas para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Terça-feira (23)

Às 14h30, tem reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Redação para a deliberações da constitucionalidade das matérias em tramitação na CCJR.

Às 19 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode), presta homenagens aos apoiadores da causa animal. A sessão especial está prevista para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Altir Peruzzo (PT) presta homenagens a diversas pessoas que contribuíram para o fortalecimento e crescimento de Mato Grosso. O evento está marcado para o auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Dr. João é entrevistado ao vivo pela rádio e TV Câmara em celebração aos 90 anos da Voz do Brasil

Quarta-feira (24)

Às 10 horas e 13 horas tem sessões ordinárias, presencial e virtual, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 15 horas, tem mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre 2019 e 2023. Nesse dia, as oitivas serão com os empresários ligados aos contratos sob investigação.

Quinta-feira (25)

Às 9 horas, o deputado Lúdio Cabral (PT) realiza audiência pública para debater as proteções previstas no Código Ambiental. O foco é discutir o enfraquecimento da proteção ambiental prevista no Código Florestal. O debate será na sala das Comissões 226.

Às 9 horas, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Campos (União) faz homenagens a advogados durante sessão especial. Durante o evento serão entregues Moções de Aplausos aos Associados do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network. As homenagens serão no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 10 horas, a secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti. Ela foi convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT) debater o cumprimento da Lei complementar nº 830/2025 e da Lei 13.349/2026. A reunião será na sala das Comissões Deputada Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Mais de 100 personalidades são homenageadas em sessão especial

Às 14 horas, a Comissão de Fiscalização, de Acompanhante da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação do RAG do 2º Exercício do Plano Plurianual 2024//2027. As explicações serão feitas pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag). A apresentação será na sala das Comissões.

Sexta-feira (26)

Às 9h30, o deputado Paulo Araújo (Republicanos) para a entrega de Moções de Aplausos em homenagens aos colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. O evento será no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) realiza sessão especial para a entrega de títulos e outras honrarias a diversas pessoas de Mato Grosso, que contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso. As homenagens serão feitas no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Na Câmara Municipal de Sinop, às 19 horas, o deputado Elizeu Nascimento (NOVO) realiza sessão especial para homenagear autoridades civis e eclesiásticas, servidores do Judiciário e empresários do Estado de Mato Grosso.

A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA