POLÍTICA
ALMT homenageia servidores e celebra 25 anos do primeiro concurso do Ipem-MT
POLÍTICA
Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e emoção, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (19), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, uma sessão especial em homenagem aos 25 anos do concurso público do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT).
Criado para garantir a exatidão e a confiabilidade nas medições que impactam diretamente a vida da população, o IPEM-MT passou a contar, desde julho do ano 2000, com um quadro técnico efetivo, fruto do concurso público realizado naquele ano. Os servidores concursados atuam em áreas como aferição de balanças comerciais, fiscalização de bombas de combustíveis e verificação de instrumentos como esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial).
Autor da iniciativa, o deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou a importância da autarquia para o desenvolvimento do Estado e a proteção dos direitos dos consumidores.
“O Ipem assegura que o cidadão não seja lesado. Seja ao comprar combustível, alimentos, brinquedos ou equipamentos de segurança, é o trabalho do instituto que garante qualidade e confiança. Fico feliz por ter participado da criação e estruturação desse órgão, que hoje é referência e mantém sustentabilidade própria por meio de sua arrecadação”, destacou o deputado.
A presidente do instituto, Tatiana Ribeiro Soares, lembrou a trajetória da instituição, que no início ainda era vinculada ao setor de Metrologia e Qualidade. Ela ressaltou a importância do trabalho do deputado Avallone, que ajudou a estruturar o órgão, e agradeceu pela homenagem.
“É muito importante para todos nós, servidores, essa homenagem, e agradecemos, pois, quando o deputado foi secretário de Indústria e Comércio de Mato Grosso, deu todo o suporte para que o Ipem fosse implementado e estruturado. Então, tudo o que temos é, com certeza, pela parte visionária do deputado naquela época. Hoje mostramos o quanto o Ipem é estratégico para Mato Grosso. Garantimos que as medições sejam justas e asseguramos equilíbrio no mercado, protegendo o cidadão em seu dia a dia. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse crescimento e realizar um novo concurso público”, afirmou a presidente.
Em nome dos servidores homenageados, Marluce Dias Fanaia destacou a missão do órgão. “Auxiliamos na fiscalização de produtos, como o controle de bombas de combustível, balanças e embalagens, garantindo que o consumidor receba exatamente aquilo que está pagando. Somos parceiros da sociedade na defesa da justa concorrência e do consumo consciente. Receber essa homenagem é gratificante.”
Também homenageada, a analista fiscal metrológica Rita Ferreira de Souza ressaltou o valor do reconhecimento. “É uma honra receber esta moção de aplausos. Nosso trabalho é em defesa do consumidor e é muito gratificante ver esse esforço reconhecido pela Casa de Leis.”
Além de garantir confiança ao consumidor e fortalecer o mercado, o Ipem é um órgão arrecadador, com receitas próprias que asseguram sua sustentabilidade e permitem investimentos em infraestrutura e equipamentos usados nas fiscalizações.
Servidores homenageados:
Acendino Adolfo Josetti
Adelaide Paes de Barros
Adirze Sebastiana Alves Ribeiro
Aécio Benedito Ormond
Antonio Daltro Neto
Benedito Fernando Pacheco
Bento Francisco Gomes Bezerra – diretor de Avaliação
Clodoaldo José Ferreira
Daniel Alves Ferreira
Edney Luiz Carlos Nascimento
Edson Monteiro Correa Curvo
Elaine da Silva Barros Prado – diretora de Legislação
Eli Facundo de Matos
Ellen Virgínia Noleto Rocha
Eloir José Carlos Nascimento
Eustácio Gomes de Siqueira Filho
Ezinho da Silva Correa
Gilberto da Silva Mattos
Gilson José Monteiro Figueiredo
Hercílio Rodrigues Duque Filho
Irene Amancio da Silva
Isalina Camargo da Cruz
Javan Perote do Nascimento
João Batista de Oliveira
João Flávio de Matos
João Henrique Targa de Moraes
João Justino Paes de Barros
Joenil Gusmão Alves Junior
Jussara de Souza Amaral Daltro
Luiz Antonio de Barros
Márcio Lara Pinto Toledo
Maria Amélia Brandão Alves
Maria de Lurdes Capelassi Coelho
Mariane Aparecida da Silva Costa
Mariem Moraes da Silva Costa
Marli do Nascimento
Marluce Dias Fanaia
Michelle Maria de Pinho Grunwald Spinell – diretora de Administração Sistêmica
Rene Rodrigues
Rita Ferreira de Souza
Rogério Henrique de Oliveira – diretor de Ensaios Metrológicos
Rogério Ponce de Arruda
Roselei Olma Sichinel Praeiro
Silvana Aparecida Carneiro Campos
Suziane Cristina Marchioreto
Tania Ferrer Kalix Paes de Barros
Tatiana Ribeiro Soares – presidente do Ipem
Tony Hudson Pinheiro Ramos
Valmir Budtinger
Aposentados homenageados:
Dinair Maria Figueiredo de Carvalho
Ereonice Sebastiana da Silva
Fábio de Oliveira Gomes
Hugo Lucas Evangelista
Katia Gabarite
Maria José Duarte Lopes
Rogério Sidnei Alves
Servidores falecidos lembrados:
Augusto César dos Santos Barbosa
Carlos Alberto Lopes Regis
Pedro Francisco Barbosa
Tomas Sandor Grunwald
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA
AL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, entre os dias 22 e 26 de junho, uma programação diversificada com simpósio sobre autismo, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões ordinárias, oitivas da CPI da Saúde e sessões especiais de homenagens a profissionais, entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. A agenda está sujeita a alterações ao longo da semana.
Segunda-feira (22)
Às 8 horas, acontece o VI Simpósio sobre Autismo com o tema: “Integração entre Educação, Saúde e Inovação”, na construção de uma rede de cuidados do TEA. O evento requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD) será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) faz a entrega de entrega de honrarias durante sessão especial. As homenagens estão marcadas para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Terça-feira (23)
Às 14h30, tem reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Redação para a deliberações da constitucionalidade das matérias em tramitação na CCJR.
Às 19 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode), presta homenagens aos apoiadores da causa animal. A sessão especial está prevista para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Às 19 horas, o deputado Altir Peruzzo (PT) presta homenagens a diversas pessoas que contribuíram para o fortalecimento e crescimento de Mato Grosso. O evento está marcado para o auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.
Quarta-feira (24)
Às 10 horas e 13 horas tem sessões ordinárias, presencial e virtual, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Às 15 horas, tem mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre 2019 e 2023. Nesse dia, as oitivas serão com os empresários ligados aos contratos sob investigação.
Quinta-feira (25)
Às 9 horas, o deputado Lúdio Cabral (PT) realiza audiência pública para debater as proteções previstas no Código Ambiental. O foco é discutir o enfraquecimento da proteção ambiental prevista no Código Florestal. O debate será na sala das Comissões 226.
Às 9 horas, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Campos (União) faz homenagens a advogados durante sessão especial. Durante o evento serão entregues Moções de Aplausos aos Associados do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network. As homenagens serão no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Às 10 horas, a secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti. Ela foi convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT) debater o cumprimento da Lei complementar nº 830/2025 e da Lei 13.349/2026. A reunião será na sala das Comissões Deputada Oscar Soares, 227.
Às 14 horas, a Comissão de Fiscalização, de Acompanhante da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação do RAG do 2º Exercício do Plano Plurianual 2024//2027. As explicações serão feitas pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag). A apresentação será na sala das Comissões.
Sexta-feira (26)
Às 9h30, o deputado Paulo Araújo (Republicanos) para a entrega de Moções de Aplausos em homenagens aos colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. O evento será no Plenário de Deliberações Renê Barbour.
Às 19 horas, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) realiza sessão especial para a entrega de títulos e outras honrarias a diversas pessoas de Mato Grosso, que contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso. As homenagens serão feitas no Plenário de Deliberações Renê Barbour.
Na Câmara Municipal de Sinop, às 19 horas, o deputado Elizeu Nascimento (NOVO) realiza sessão especial para homenagear autoridades civis e eclesiásticas, servidores do Judiciário e empresários do Estado de Mato Grosso.
A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.
Fonte: ALMT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




