POLÍCIA
Polícia Civil investiga imobiliária suspeita de se apropriar de sinal pago por consumidores
POLÍCIA

Informações preliminares apuraram que a imobiliária seleciona clientes que não conseguirão obter financiamento bancário, cobra o sinal antecipadamente e, quando o cliente não obtém o dinheiro para comprar o imóvel, recusa-se a devolver o valor do sinal.
A suspeita é de que a empresa induz os consumidores a erro, por meio de anúncios publicados em redes sociais, selecionando clientes que sabidamente não possuem ganho suficiente ou comprovante de renda, têm restrições no nome ou que não possuem outras condições que as instituições bancárias exigem para realizar o financiamento de imóveis, aproveitando disso para se apropriar dos valores recebidos adiantadamente como sinal.
A Delegacia do Consumidor instaurou procedimento policial para apurar a denúncia de um consumidor que teria pago R$ 8 mil de sinal para a imobiliária, por uma casa de R$ 136 mil, e sem conseguir o financiamento bancário, não teria recebido o valor do sinal de volta.
Conforme o delegado da Decon, Rogério Ferreira, no início das investigações, os policiais civis descobriram que existem diversas reclamações, em avaliações da empresa por consumidores na internet, narrando a negativa em devolver o valor do sinal, após essas pessoas não terem obtido o financiamento.
“Se os indícios forem confirmados pela investigação, os corretores e responsáveis pela imobiliária podem responder por crime contra as relações de consumo, com pena de até 5 anos de prisão e multa, e até mesmo por associação ou organização criminosa, a depender dos fatos apurados”, completou Rogério Ferreira.
O delegado destaca também que a Delegacia do Consumidor orienta os consumidores mato-grossenses a sempre pesquisar a reputação das empresas com quem estão negociando nas avaliações do Google e em sites especializados na internet, a sempre refletirem muito e a conversarem com pessoas de sua confiança antes de entregar cópia de seus documentos pessoais ou de assinarem propostas ou contratos, além de nunca cederem a pressões, para fechar o negócio rapidamente, de vendedores, corretores ou de qualquer outra pessoa com quem estejam tratando de um financiamento, empréstimo ou da compra de qualquer outro produto ou serviço.
Os consumidores que se sentirem lesados podem procurar a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, localizada na Avenida Gov. Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores), antigo CISC Planalto, bairro Carumbé, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h as 18h, ou podem registrar um boletim de ocorrência em qualquer Delegacia de Polícia ou por meio da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br)
Quem quiser fornecer maiores esclarecimentos sobre a forma de agir dos suspeitos, outras pessoas ou empresas envolvidas, a qualificação de eventuais vítimas ou outros detalhes sem se identificar, pode ligar para o número 197 da Polícia Civil e fazer uma denúncia anônima.
Fonte: Policia Civil MT – MT

POLÍCIA
Condenado pela Justiça de MT por latrocínio é preso no Estado do Tocantins

Autor de latrocínio, condenado e procurado pela Justiça de Mato Grosso, foi preso nesta sexta-feira (01.12), em Tocantins, após troca de informações entre as Polícias Civis dos dois Estados.
O homem de 36 anos teve o mandado de prisão definitiva pelo crime de roubo seguido de morte, expedido pelo juízo da 2ª Vara Criminal e Cível da Comarca de São Félix do Araguaia.
Durante diligências investigativas da Delegacia Regional de Vila Rica (1.259 km a nordeste de Cuiabá), para apurar o paradeiro do foragido, os policiais civis identificaram o mesmo na cidade de Gurupi (TO).
De posse das informações, a equipe solicitou apoio aos policiais civis do Tocantis, e por meio da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil e da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, que deram cumprimento a ordem judicial.
Considerado indivíduo de alta periculosidade e com extensa ficha criminal pela prática de crimes contra a vida e o patrimônio, o foragido foi localizado no bairro Aeroporto, em Gurupi.
Em seguida ele foi conduzido até a 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Gurupi, para as providências cabíveis.
O crime
No dia 28 de outubro de 2008, na Rodovia BR 158, próximo ao município de Ribeirão Cascalheira (MT), o suspeito junto com outro indivíduo, roubaram uma motocicleta e ainda mataram o motociclista, identificado como Wilson Mendes dos Santos.
Ao ser rendida pela dupla armada, a vítima foi levada uma região de mata, onde foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça.
Antecedentes Criminais
Alguns meses depois do latrocínio, o suspeito foi preso e assumiu o crime, além de confessar outros delitos como homicídio e outro latrocínio.
Condenação
Pelo roubo seguido de morte que vitimou a pessoa de Wilson Mendes dos Santos, o criminoso foi condenado a pena de 22 anos de reclusão em regime fechado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
ESPORTES5 dias atrás
Flamengo vence o América-MG e assume à vice liderança do Brasileirão
-
ESPORTES5 dias atrás
São Paulo empata sem gols com o Cuiabá pelo Brasileirão
-
ESPORTES4 dias atrás
Cruzeiro vence o Goiás e sai do Z4 do Brasileirão
-
ESPORTES5 dias atrás
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão
-
ESPORTES5 dias atrás
Palmeiras busca empate com um a menos contra o Fortaleza e segue líder do Brasileirão
-
ESPORTES2 dias atrás
Botafogo cede empate ao Coritiba no final do jogo e fica três pontos atrás do Palmeiras
-
CUIABÁ2 dias atrás
Cultura anuncia prorrogação de prazos voltados à aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá
-
ESPORTES4 dias atrás
Emerson Matheus assume Araguaia para o Matogrossense 2024