CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Cortina de Ferro e prende mais três pessoas

Publicado em

POLÍCIA

A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (2.2), em Cáceres, a segunda fase da Operação Cortina de Ferro, para cumprir sete ordens judiciais, sendo três mandados de prisão preventiva, três de busca e um sequestro de bens de um imóvel, um veículo, duas motocicletas e um barco.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Cáceres, permitiu identificar novos envolvidos com participação direta na movimentação de entorpecentes e na circulação do dinheiro ilícito proveniente do tráfico de drogas, evidenciando indícios de lavagem de capitais e ampliando o alcance da persecução penal.

As apurações apontaram, ainda, que ao menos três pessoas atuavam diretamente na comercialização dos entorpecentes, de forma estável e permanente, com remessa sistemática do lucro ilícito a um dos investigados, responsável por concentrar e redistribuir os valores.

Em razão dos novos elementos probatórios colhidos na primeira fase da operação, houve o deferimento de novas ordens judiciais, reforçando o avanço do combate à estrutura organizacional e financeira do grupo criminoso.

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de mapear toda a cadeia criminosa, identificar outros integrantes e aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos.

Leia Também:  Motorista que deu apoio a criminosos em roubo a residência é preso em flagrante pela Polícia Civil

Cortina de Ferro

A ação dessa segunda-feira (2) é desdobramento da Operação Cortina de Ferro, deflagrada em 10 de outubro de 2025, que resultou na prisão em flagrante de dois homens, de 20 e 43 anos, pelo crime de tráfico de drogas, além da apreensão de entorpecentes prontos para a comercialização.

Naquela ocasião, um ferro-velho, localizado em Cáceres, origem da denominação da operação, apresentava intensa movimentação de usuários e traficantes de drogas.

Com base nas investigações, a Justiça autorizou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local. Durante a ação, policiais civis encontraram porções de drogas já fracionadas e prontas para a venda, além de materiais utilizados na atividade ilícita, o que confirmou a prática de tráfico de drogas.

O delegado Mauro Apoitia destacou que a atuação da Polícia Civil é firme, técnica e contínua no enfrentamento ao crime organizado.

“Enquanto ocorrem crimes graves (especialmente homicídios) ligados a facções criminosas, todos aqueles que mantiverem qualquer tipo de vínculo com organizações criminosas serão identificados e presos”, afirmou o delegado.

Leia Também:  PM recupera caminhonete furtada e prende homem por receptação

A ação integra a Operação Interpartes, da Polícia Civil, e Tolerância Zero, do Governo do Estado de Mato Grosso, cujo foco é desarticular facções criminosas e atingir diretamente a estrutura operacional dos grupos criminosos.

Denuncie

A Polícia Civil reforça que a colaboração da sociedade é fundamental para o êxito das investigações. Denúncias anônimas têm sido decisivas para a identificação de pontos de tráfico, esquemas de lavagem de dinheiro e integrantes de facções criminosas.

“Denunciar é um ato de cidadania. O silêncio fortalece o crime, a informação salva vidas.

As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelo Disque 197 ou diretamente nas unidades da Polícia Civil”, frisou o delegado Mauro Apoitia.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo e apreende munições

Publicados

em

Policiais militares do 4º Batalhão prenderam um homem, de 57 anos, na manhã desta terça-feira (3.2), em Várzea Grande. Com o suspeito, foram apreendidas uma pistola e 15 munições de calibre .38.

Durante patrulhamento a equipe de militares flagrou um homem com uma arma de fogo na cintura, em uma boate na região conhecida como Zero Quilômetro. Em seguida, os policiais realizaram a abordagem.

Na ação, a equipe identificou que a arma era uma pistola de calibre .38. Durante a abordagem, foram encontradas mais 15 munições do mesmo calibre.

Questionado sobre o objeto, o homem não soube informar a procedência e estava com sinais de embriaguez. Os militares também identificaram que ele faz uso de tornozeleira eletrônica.

Diante do flagrante, o suspeito foi encaminhado à delegacia junto do material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: PM MT – MT

Leia Também:  Polícia Civil prende 3 homens e apreende três veículos de luxo em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA