MATO GROSSO
Sema reforça importância de práticas sustentáveis para criação de novos empregos e redução de poluição
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforçou a importância de práticas sustentáveis para a criação de novos empregos e a redução de poluição, durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF) na última semana.
“O Brasil tem grandes problemas de destinação correta de resíduos sólidos e discutir isso é muito importante para criar novos empregos e diminuir a poluição. A busca da prática sustentável tem que fazer parte do dia a dia e quanto mais você massifica essa informação e traz a população para discutir, mais chance tem que de certo e que a população crie como hábito o descarte correto, reutilização, diminuição do consumo de embalagens”, destaca a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira.
Nesse sábado, 17 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. Para Cidinha Nascimento, que é presidente da presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável “Mato Grosso Sustentável” e trabalha com reciclagem há 12 anos, a data comemorativa, criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), estimula a conscientização sobre práticas sustentáveis.
“Precisamos cuidar do nosso planeta, fazer a destinação ambientalmente adequada dos resíduos que separamos. É um dia muito importante porque o mundo se volta para a sensibilização e a conscientização do que é a reciclagem e também da importância dela para a sobrevivência do catador”, afirma.
Durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, foram selecionadas 100 propostas de todos os estados brasileiros para a construção de novas políticas ambientais frente às emergências climáticas. Dentre as 10 mais votadas, que foram escolhidas como prioritárias, destaca-se a proposta de fortalecimento da economia circular para gestão de resíduos sólidos, que teve uma participação relevante dos representantes Mato Grosso.
A proposta consiste em “implementar a gestão integrada de resíduos sólidos com economia circular, fortalecendo cooperativas e associações de catadores, logística reversa e compostagem; criar ecopontos, biodigestores e centrais de reciclagem, com catadores remunerados; banir plásticos de uso único e promover embalagens retornáveis; incentivar inovação em materiais recicláveis; capacitar setores para práticas sustentáveis e garantir fiscalização eficiente”.
Cidinha, que esteve entre a comitiva mato-grossense no evento, não conteve a emoção ao ver a proposta ser selecionada.
“Eu gritei, fiquei com as pernas tremulas, foi muito emocionante. Não éramos nem 15 catadores no meio de uma imensa delegação do país, mas fizemos uma grande ação de mobilização, um trabalho de formiguinha para procurar apoio nos outros grupos, pedir para os delegados votarem em propostas que atendiam os catadores e conseguimos que essa proposta estivesse entre as 10 principais. Foi um marco grandioso no nosso país ter esse reconhecimento do trabalho do catador”, conta.
Cidinha Nascimento comemora o anúncio de que a proposta que beneficia os catadores de recicláveis ficou entre as mais votadas (foto: Juliana Carvalho)
Conferência Nacional
Com a participação de 1.501 delegados de todo o país, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada pelo envolvimento direto da sociedade civil, setor privado e governos, reafirma o compromisso coletivo na construção de políticas públicas que reflitam a diversidade e a urgência dos desafios ambientais enfrentados em todo o país.
As propostas escolhidas forma nos eixos Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
Os representantes de Mato Grosso foram escolhidos durante a conferência estadual realizada no dia 19 de fevereiro. Entre os 30 delegados eleitos, 15 foram da sociedade civil (sendo 3 de povos originários e comunidades tradicionais), 9 do setor privado e 6 do poder público (sendo 3 para o poder municipal e 3 para estadual e federal). A distribuição das vagas ocorre com paridade de gênero e raça.
A superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema, Juliana Carvalho, que também fez parte da delegação de Mato Grosso, fez uma avaliação sobre a participação da delegação no evento:
“Todo o processo de debates realizado em Mato Grosso que culminou na Conferência Nacional em Brasília foi um importante processo de engajamento e educação ambiental da população. As discussões de Mato Grosso estiveram presentes em 8 propostas das 100 mais votadas. Já entre as 10 primeiras as contribuições do Estado estão diretamente presentes nas discussões sobre o fortalecimento da economia circular para a gestão dos resíduos sólidos”.
Confira abaixo os temas das 10 propostas prioritárias
- Financiamento e Fundos Ambientais para Implementação da Política Nacional do Meio Ambiente;
- Implementar educação ambiental formal como prática integrada ao ensino;
- Fortalecer as brigadas florestais por meio da criação de um Sistema Nacional de Brigadas Populares, com capacitação em prevenção e combate aos incêndios;
- Criar política nacional sobre os direitos dos animais silvestres e domésticos;
- Criar o Programa Nacional de Justiça Climática, com foco na saúde, educação e segurança alimentar;
- Implementar por Lei contrapartidas, compensação social e ambiental e responsabilidade ambiental;
- Fomentar a agricultura sustentável e sistemas agroflorestais;
- Gestão de resíduos e economia circular;
- Direitos territoriais e regularização fundiária;
- Gestão Hídrica e Saneamento com o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.
Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.
“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.
“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.
O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.
“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.
O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.
“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.
Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.
“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.
Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA7 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
PICANTES7 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L




