CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Sedec inicia circuito para promover plano de planejamento sustentável para agropecuária

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deu início, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e apoio dos Sindicatos Rurais, ao circuito “ABC+ em Ação”, para promoção do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – o Plano ABC+.

Canarana foi o primeiro município a receber a programação de palestras e feira de negócios, nesta quinta-feira (12.09), na sede do Sindicato Rural do município.

O “ABC+ em Ação”, que percorrerá 10 cidades do interior do estado, fará a promoção de informações técnicas e conhecimentos voltados para produtores rurais, colaboradores, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes da área agrária.

Para o secretário César Miranda, o projeto do grupo gestor do Plano ABC+ faz parte de uma série de ações que colocam Mato Grosso como protagonista do agronegócio brasileiro.

“O ABC+ em Ação é uma das ações promovida pelo grupo estadual para alavancar com as metas propostas. Ele coloca o agronegócio, ainda mais, como protagonista da produção sustentável no país. Mato Grosso introduz práticas inovadoras que mostram que tecnologia e sustentabilidade podem e devem ser aliadas. É um passo crucial para garantir uma agropecuária mais eficiente, ambientalmente responsável e bem-sucedida. A consequência disso tudo é o crescimento e o desenvolvimento da nossa economia”, destacou o secretário.

Leia Também:  Empreendedora transforma saberes da Guiné-Bissau em negócio e fortalece rede de apoio feminina com apoio da Desenvolve MT

A superintendente de agronegócio da Sedec, Linacis Silva, explicou que os temas abordados no circuito serão voltados para as metas do Plano ABC+ direcionados à sustentabilidade.

“Os assuntos abordados nas apresentações do circuito em Ação incluem Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto de Grãos e Hortaliças, Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), Sistemas Agroflorestais (SAF), Florestas Plantadas, Bioinsumos, Sistemas Irrigados, Manejo de Resíduos de Produção Animal e Terminação Intensiva de Bovinos. O intuito é trazer o produtor para perto das metas a serem realizadas em Mato Grosso, bem como, apresentar soluções”, disse Linacis.

As visitas contarão com temas adaptados de acordo com o perfil e necessidade de cada município, além da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a abordagem das medidas práticas e instituições financeiras levando informação sobre o crédito rural.

Os próximos munícipios que receberão a iniciativa serão:
Barra do Garças – 13/09
Nova Mutum – 19 e 20/09
Colíder – 24/09
Nova Monte Verde – 25/09
Juína – 26/09
Cáceres – 23/10
Mirassol d’Oeste – 25/10
Nossa Senhora do Livramento – 04/11
Rondonópolis – 05/11

Leia Também:  Polícia Civil prende autor de roubo em Várzea Grande poucas horas após o crime

Sobre o Plano ABC+

O ABC+ é uma iniciativa estratégica desenvolvida e apresentada pelo governo brasileiro, com intuito de dar visibilidade e garantir adesão às práticas sustentáveis, bem como auxiliar o enfrentamento de mudanças climáticas no setor agropecuário dentre o período de 2020 a 2030. Em Mato Grosso, o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT é composto por 41 instituições do Estado e presidido pela Sedec.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Homem é preso pela Polícia Militar em flagrante por agredir companheira após discussão em bar

Publicados

em

Policiais militares da 4ª Companhia Independente prenderam em flagrante, na madrugada deste domingo (28.6), um homem, de 40 anos, suspeito de agredir a esposa, de 38 anos, em Matupá. A mulher apresentava diversas lesões pelo corpo. No local, os policiais encontraram o suspeito contido por populares, que relataram ter ouvido os pedidos de socorro da vítima e presenciado as agressões.

Conforme relato da vítima, o casal estava em um bar quando iniciou uma discussão porque ela não queria deixar o estabelecimento naquele momento. Durante o trajeto pela Rua 1, o suspeito passou a agredi-la com socos, tapas no rosto e chutes, fazendo com que ela caísse ao solo. Em seguida, ele ainda a empurrou diversas vezes contra um muro. A vítima apresentava lesões nos dois braços e queixava-se de dores no tórax.

Durante a abordagem, os militares também constataram que ele apresentava diversas lesões na testa e outra nas costas. Questionado sobre a origem dos ferimentos, afirmou não saber como ocorreram. Ambos envolvidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Leia Também:  Empreendedora transforma saberes da Guiné-Bissau em negócio e fortalece rede de apoio feminina com apoio da Desenvolve MT

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA