MATO GROSSO
Seciteci promove 1º Encontro de Gestores e forma Comitê das Instituições de Inovação Tecnológica e Educação Profissional Técnica
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.6), o 1º Encontro de Gestores das Instituições de Inovação Tecnológica ofertantes de Educação Profissional Técnica de Mato Grosso. Durante o evento, em Cuiabá, foi formado o comitê que reunirá sistematicamente as entidades.
Com o objetivo de reunir lideranças e gestores para fortalecer o diálogo, alinhar estratégias e construir caminhos conjuntos para o avanço da educação técnica e da inovação tecnológica em Mato Grosso, o 1º Encontro de Gestores e a formação do comitê marcam um momento inédito de integração entre as principais instituições ofertantes de Educação Profissional Técnica (EPT) do Estado.
Na abertura, realizada na quinta-feira, foi anunciada a composição do Comitê que será coordenado por representantes da Seciteci, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).
O evento também contou com a participação da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Sinprotec), Conselho Estadual de Educação (CEE), União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifac), Unidade de Educação de Cuiabá (Unec) e Academia Mato-grossense de Letras.
Também estiveram presentes representantes das 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), equipe da Seciteci, representantes de prefeituras e a deputada estadual Professora Graciele.
O 1º Encontro de Gestores teve início na quinta-feira, na Casa Barão de Melgaço, e foi finalizado nesta sexta-feira, na ETEC de Cuiabá. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância do debate.
“Queremos avançar no limite da qualidade dos cursos de todas as nossas instituições que ofertam educação profissional e tecnológica. Por isso, é fundamental esse tipo de debate que realizamos aqui. No caso da Seciteci, queremos a verticalização, ou seja, os aluno das ETECs irão diretamente para a Unemat, sem vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em consideração o currículo, aproveitando o curso realizado e o conteúdo”, explicou Allan.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gilson Menegatti, a Educação Profissional e Tecnológica é fundamental e a participação da Seciteci no CEE também tem sido importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, propondo normas e ações para atendimento do nosso mercado de trabalho.
O reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, afirmou que este é um momento de somar forças porque a educação profissional e técnica é a principal ferramenta de transformação social.
Edson Dahmer, diretor regional do Senac em MT, também destacou a importância da aproximação entre as instituições. “Com o que discutiremos aqui, vamos otimizar nossos esforços em conjunto”.
CONECTE-SE
O Encontro de Gestores faz parte da agenda de eventos da Seciteci voltada à ciência, tecnologia e inovação, disponível no endereço www.secitec.mt.gov.br/agenda-de-eventos. Qualquer instituição do gênero pode informar a sua atividade através do site da Secretaria clicando aqui.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.
Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.
Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.
Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.
Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.
Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.
A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.
Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




