CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Programa Mulheres Mil transforma vidas e resgata sonhos em Mato Grosso

Publicado em

MATO GROSSO

“Hoje eu digo que me sinto uma Mulher Mil”. A frase de Maria Divina Novaes dos Santos Araújo, mãe de três filhos, ecoa como síntese do impacto que a educação profissional pode ter na vida de mulheres historicamente excluídas do acesso à escola, ao trabalho digno e à autonomia financeira. Assim como ela, outras centenas de mato-grossenses tiveram a oportunidade de recomeçar seus caminhos por meio do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

No primeiro ciclo de formações, realizado em 2024, Maria Divina descobriu seu potencial como vendedora e aprendeu que nunca mais precisaria abaixar a cabeça diante das dificuldades.

“O curso me ajudou a ser forte. Se antes eu tinha medo, hoje eu digo: eu posso, eu vou e eu consigo”, afirma. Agora, de volta ao programa no segundo ciclo, ela decidiu se preparar para atuar como cuidadora de idosos. “Sempre tive respeito e carinho pelos nossos patriarcas. É um sonho poder um dia cuidar deles com amor”.

A história de Maria Divina se conecta com a de Aline de Lima, 35 anos, também mãe de três filhos, que enfrentou problemas de saúde e dificuldades financeiras antes de entrar no programa. No Ciclo 1, ela aprendeu sobre empreendedorismo; no Ciclo 2, encontrou no curso de manicure e pedicure a possibilidade concreta de voltar ao mercado de trabalho.

“Não é só um curso, é um ciclo da vida. Eleva a autoestima das mulheres, dá direção, abre portas. É aprender algo para levar para sempre, para colocar em prática no dia a dia e conquistar independência. Foi a chance de sonhar de novo”, completa Aline.

Leia Também:  Juca cobra a instalação de câmeras de segurança e da Delegacia da Mulher em Chapada

Para Maria Aparecida da Silva, o Mulheres Mil foi um divisor de águas. “Entrei no primeiro ciclo como gata borralheira e saí como Cinderela”, conta. No curso de microempreendedora, descobriu que podia ir além.

Como aluna do segundo ciclo em manicure e pedicure, Maria Aparecida sonha em abrir sua própria loja de artesanato. “As aulas, as palestras, o carinho dos professores… tudo isso transforma a gente. A formatura do primeiro ciclo do programa foi um marco, eu me senti princesa na passarela”.

Essas três vozes se somam a tantas outras espalhadas por oito municípios de Mato Grosso, onde o Mulheres Mil vem se consolidando como política pública de inclusão, profissionalização e geração de renda.

Mais que certificados, o programa devolve dignidade e projeta futuros: mulheres que antes viviam em situação de vulnerabilidade agora enxergam novas possibilidades para si e para suas famílias.

A coordenadora pedagógica da iniciativa, Bruna Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (21.8) que o programa respeita as trajetórias individuais e as vocações locais. “Formar mulheres é transformar futuros. A educação profissional, quando acessível e sensível à realidade de cada grupo social, torna-se uma ferramenta poderosa de emancipação”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez, destaca que o Mulheres Mil representa inovação social em Mato Grosso. “Vai além da qualificação profissional. Ele transforma realidades, impacta não só as alunas, mas também suas famílias e comunidades. É uma política pública comprometida em enfrentar desigualdades de gênero, sociais e raciais”.

Enquanto as turmas do Ciclo 2 seguem em andamento em 2025, histórias como as de Maria Divina, Aline e Maria Aparecida mostram que a educação é capaz de reverter trajetórias marcadas por dor, exclusão e invisibilidade. Cada certificado entregue carrega junto um recomeço possível. E é isso que faz com que tantas mulheres, ao olharem para si mesmas, digam com firmeza: “Eu sou uma Mulher Mil”.

Leia Também:  Representantes do TJMA conhecem ações que ajudaram a garantir Selo Ouro ao Judiciário estadual

Programa em números

Em Mato Grosso, o Programa Mulheres Mil já certificou 228 mulheres no primeiro ciclo, em 2024, com cursos de vendedora, assistente administrativa e microempreendedora individual. As formações aconteceram em oito municípios: Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Essas certificações abriram as portas para que alunas pudessem dar os primeiros passos no empreendedorismo e no mercado de trabalho.

Agora, em 2025, o programa iniciou o segundo ciclo, com 325 novas vagas em qualificações mais específicas, como manicure e pedicure, cuidadora de idosos, cuidadora infantil, assistente de tesouraria e trabalhadora doméstica. Além do conteúdo técnico, as participantes contam com ajuda de custo de até R$ 320 e, em alguns casos, kits profissionais completos, como é o caso do curso de manicure, em que o material entregue já garante condições para iniciar atendimentos.

Executado pela Seciteci em parceria com prefeituras e instituições locais, o Mulheres Mil recebe investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal. A proposta vai além da certificação: é oferecer cursos alinhados às vocações de cada território, valorizando saberes femininos e respeitando as trajetórias de vida das participantes.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Investimentos do Governo de Mato Grosso em Cuiabá somam mais de R$ 1,7 bilhão

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Governo paga salários dos servidores estaduais nesta quarta-feira (30)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA