CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Mais de 500 estudantes da rede estadual participam do 1º Torneio de Robótica de MT

Publicado em

MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual de Ensino, participaram, nesta quinta-feira (14.12), do 1º Torneio de Robótica de Mato Grosso, no auditório da Fatec Senai, em Cuiabá. A ação é um incentivo aos estudantes para resolução dos desafios propostos pelo programa de robótica desenvolvido e aplicado nas salas de aula da rede estadual, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Sim Inova.

O torneio é preparado em formato de competição saudável, incentivando os jovens a usarem a criatividade, inovação e estratégia. A ação abrange desde a montagem até a execução dos comandos para o protótipo montado, colocando à prova as ações coordenadas em uma arena e gerando a disputa entre duas equipes distintas.

Para Gustavo Fernandes de 12 anos, estudante da Escola Estadual Prof. Heliodoro Capistrano Da Silva, em Cuiabá, o evento é uma ação de desenvolvimento complementar, voltada para as práticas já realizadas em sala de aula.

“Essa é a segunda competição de robótica que participo, e a primeira que estamos em equipe representando a nossa escola. Nas competições, o nosso cérebro projeta as ações que vão ser executadas na arena, e a gente vai estimulando a mente antes mesmo da batalha. A robótica tem um conjunto de fatores que contribuem para o nosso desenvolvimento com ferramentas educacionais”, afirmou.

Leia Também:  MT conquista 7º lugar entre as organizações estrangeiras mais influentes em feira de negócios na China

Já para Yuri Pereira, de 13 anos, da mesma escola, o evento representa a atenção e o compromisso da Seduc em oferecer equipamentos e suporte para contribuir com o desenvolvimento direcionados dos estudantes.

“Nós temos trabalhos com robótica que desenvolvemos durante todo o ano na sala de aula, e hoje apresentamos através de uma modalidade em que as ações são totalmente automatizadas. Pra mim, esse torneio é uma demonstração de atenção e do compromisso dos envolvidos em oferecer a orientação necessária para as ações serem realizadas”, explicou.

O professor de Matemática e Física da Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, de Primavera do Leste, Weverton Fichermam, destacou que a era da tecnologia fortaleceu a introdução e aplicação da robótica educacional nas escolas.

“A inserção da robótica na grade das escolas públicas do Estado é de suma importância, pois estimula o desenvolvimento da tecnologia com nossos estudantes tecnológicos. A robótica visa integração, estimula o aluno na questão da criatividade com o próprio ato de montar o seu protótipo através da programação. Esse é o segundo ano que eu trabalho robótica com meus alunos e a participação de todos, seja na montagem ou na programação”, contou.

O CEO da Sim Inova, Ivan Ipólyto, enfatizou a participação dos jovens e o trabalho em conjunto, desenvolvendo estratégias durante o torneio.

Leia Também:  Assistência Social: Peixoto de Azevedo informa resultado preliminar de seleção

“A competição é baseada em disputa de mesas de torneio, onde os estudantes apresentam o seu protótipo fazendo com que a equipe adversária saia de uma área delimitada. Este é um evento que os alunos conseguem trabalhar e apresentar tudo aquilo que eles vêm aprendendo em sala de aula ao longo de todo ano, como programação e suas variações através de diferentes estratégias. São ferramentas que fortalecem e complementam o estudo com ganho de experiência e habilidades”, disse.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em promover educação e tecnologia em sala de aula.

“O torneio de robótica é, na verdade, o encerramento de todo um trabalho pedagógico que acontece nas escolas durante o ano letivo. Os estudantes passam por um cunho educacional que envolve pesquisas, instruções específicas, desenvolvimento e soluções, através de valores de conjunto como; trabalho em equipe, empatia e respeito. Tudo isso faz parte de um grande projeto que é o Plano de educação 10 anos, onde o Governo do Estado investe em melhorias na aprendizagem desses estudantes, com o objetivo de colocar a educação pública do Estado entre as cinco melhores do país”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Bope aumenta apreensões de drogas em 60,9% e causa prejuízo de mais de R$ 54,7 milhões ao crime em 2025

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA