CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

“Governo de MT valoriza profissionais com bolsas de formação, revisão da lei de carreira e gratificação por resultado”, afirma secretário

Publicado em

MATO GROSSO

Neste dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor, uma data importante para valorizar e reconhecer o trabalho essencial desses profissionais na formação e desenvolvimento dos estudantes. Em Mato Grosso, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a Política de Valorização Profissional como uma das referências de reconhecimento aos 19 mil educadores da Rede Estadual de Ensino.

Ele reforça que essa ação faz parte das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos e tem como objetivo identificar as possibilidades de desenvolvimento dos servidores por meio de capacitação e profissionalização.

“É com professores engajados em ampliar seus conhecimentos por meio da formação continuada que estamos melhorando os resultados educacionais para toda a comunidade escolar”, afirma.

Para o secretário, o foco da aprendizagem é sempre o estudante. Mas sem professor, não tem estudante e vice-versa.

“O aprendizado dos 330.637 estudantes da rede está profundamente ligado aos 19 mil professores motivados, em constante aprendizado e sempre envolvidos com a comunidade estudantil e com o processo de ensinar e aprender”, pontua.

Leia Também:  Policiais civis e militares recapturam mais um detento que fugiu da Penitenciária de Água Boa

Diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado concedeu o auxílio computador e internet em 2021, possibilitando que os educadores adquirissem notebooks e planos de internet banda larga. Essa medida permitiu que eles pudessem realizar as atividades docentes de forma segura, à distância.

Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) implementou o Banco de Talentos e bolsas de formação e mentoria, com o objetivo de valorizar e incentivar a qualificação dos professores, além de disseminar o conhecimento e as boas práticas.

A revisão da Lei de Carreira e atualização da Política de Remuneração também trouxeram melhores condições de progressão de carreira e de remuneração para a categoria, incluindo o pagamento do 14º e até 15° salário, por meio da Gratificação por Resultado (GR) a partir deste ano.

Dentre as políticas que compõem essa valorização profissional, destacam-se a atualização da Política de Remuneração, o Banco de Talentos, as Bolsas de Formação e Mentoria, o Clima Organizacional, a Formação de Gestores, o programa Mais Inglês MT para professores, a redução do absenteísmo, a revisão das leis das carreiras da Educação e a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho.

Leia Também:  Governo de MT lança nova licitação para construir orla em Barão de Melgaço e fortalecer o turismo

“Essas ações demonstram o comprometimento do Governo do Estado de Mato Grosso em reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, proporcionando melhores condições de trabalho, formação e remuneração. Neste Dia do Professor, é importante celebrar esses 19 mil profissionais que são fundamentais para o desenvolvimento da educação em nosso estado”, finaliza Alan.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  MT promove potencial agrícola, industrial, logístico e turístico na Bolívia, Peru e Argentina

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  Juiz de Aripuanã contrata assessor de gabinete

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA