CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Governo alcança feito inédito e atende todos os pacientes que aguardavam transplante de córnea em MT

Publicado em

MATO GROSSO

Mato Grosso atendeu a todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea pela Central Estadual de Transplantes (CET), após ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O feito é inédito no Estado. Neste sábado (27.9), é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

No momento, há 28 pacientes que estão em processo de realização dos exames necessários para o agendamento do transplante de córnea. Os procedimentos são realizados de acordo com a compatibilidade e a gravidade das condições clínicas do paciente.

“É uma excelente notícia para os cidadãos mato-grossenses e também para a Saúde Pública, já que, atualmente, apenas três Estados, incluindo Mato Grosso, se encontram com esse cenário de resolutividade para o transplante de córnea. Isso demonstra que estamos conseguindo atender todos os pacientes com a celeridade necessária e gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, atribuiu esse sucesso à intensificação das capacitações feitas pela CET junto às unidades captadoras de órgãos.

“O treinamento das equipes de referência, as CIHDOTTs [Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes] das unidades hospitalares, são capacitadas para fazer esse primeiro contato com a família, para que não haja perda do órgão, e também à ação junto ao IML e ao SVO”, explicou.

Leia Também:  Primeiro Mutirão de Conciliação Ambiental de 2024 começa nesta segunda-feira (1º)

Para os casos de óbito por acidente que chegam ao IML, o próprio instituto deve realizar a primeira abordagem à família para autorizar a retirada. “Outra ação muito importante é do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública do Estado]. Com a ampliação, os exames necessários para comprovar a viabilidade daquele órgão e a compatibilidade, ou seja, o tempo-resposta melhorou muito”, afirmou.

Segundo a secretária adjunta, os transplantes de córnea são realizados em ação integrada entre a Central Estadual de Transplantes, o Banco de Olhos de Cuiabá e as três unidades habilitadas e credenciadas junto ao Ministério da Saúde para a realização dos transplantes: Hospital de Olhos de Cuiabá, Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia e Instituto da Visão, em Cuiabá.

“Quando acontece uma doação, estas córneas vão para o Banco de Olhos, que armazena e distribui entre os hospitais conforme a necessidade. Quando os pacientes chegam, é feita uma análise do tipo de córnea que precisam, a compatibilidade e, de acordo com isso, os hospitais solicitam para os pacientes que estão sob sua responsabilidade e o Banco de Olhos disponibiliza”, descreveu Fabiana.

Leia Também:  Tribunal julga inconstitucional lei estadual que altera valores para procedimento licitatório

De janeiro a setembro deste ano, foram captadas 413 córneas e realizados transplantes de 247 córneas em Mato Grosso. Ao longo de todo o ano de 2024, foram captadas 568 córneas e transplantadas 456 córneas. A captação de córneas pode ser feita em caso de óbitos que não tenham trauma do globo ocular.

Caminhada de Setembro Verde

A SES realiza a 3ª Caminhada de Setembro Verde, no Parque das Águas, neste domingo (28.9), das 17h30 às 19h30, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Haverá uma tenda da saúde com profissionais da SES, para aferição de pressão e glicemia, e ação de panfletagem para os frequentadores do parque.

Segundo a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, os servidores vão explicar sobre o processo de doação de órgãos e tirar as dúvidas dos cuiabanos. “Este é o terceiro ano que realizamos a caminhada, que é aberta a todos que puderem e quiserem participar; todos serão bem-vindos”, disse Anita.

A Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores em 2025. Foram captados 20 órgãos, sendo 14 rins, cinco fígados e um coração.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Batalhão Ambiental apreende tratores e maquinários na zona rural de São José do Rio Claro

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA