CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Noções de Direito Administrativo

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para o curso “Noções de Direito Administrativo”. São 300 vagas exclusivas para os servidores do Poder Executivo estadual.

As inscrições são online e ficam abertas até o dia 15 de junho, período que poderá ser encerrado antecipadamente caso haja o preenchimento das vagas – clique aqui para se inscrever.

O assessor técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Gabriel Sato, participou da última edição dessa capacitação e enfatizou sua importância na prática profissional que realiza cotidianamente no serviço público.

“Como eu trabalho com licitações e contratos, o curso me ajudou a entender melhor o porquê dos trâmites que eu sigo durante os processos. Além disso, trouxe mais segurança e clareza para lidar com as normas e princípios que regem a administração pública no dia a dia”, destacou o servidor.

A capacitação tem como finalidade proporcionar aos servidores conhecimentos jurídicos fundamentais do direito administrativo. Com isso, fortalecer as práticas públicas cada vez mais alinhadas as normas legais, proporcionando eficiência e eficácia no gerenciamento dos processos administrativos.

Leia Também:  Sema multa empresa de Sorriso em R$ 2 milhões por poluição após incêndio em depósito

O curso está organizado em cinco módulos, e os participantes que cumprirem os requisitos, como presenças e atividades, receberão certificados de 85 horas-aula. Os encontros vão ser realizados na modalidade de Ensino a Distância (EaD), de 23 de junho a 28 de julho de 2025.

*Com supervisão de Inácio de Paula

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

Leia Também:  Sema multa empresa de Sorriso em R$ 2 milhões por poluição após incêndio em depósito

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA