CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Elaboração de Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo é discutida em encontro realizado pela Sesp

Publicado em

MATO GROSSO

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realiza nesta terça-feira (31.10) um evento para discutir a elaboração do 3º Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso.

Os encontros realizados no Hotel Águas Quentes contam com a representação de mais de 30 órgãos estaduais e federais, além da sociedade civil. Também participam convidados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Entre as propostas apresentadas está a garantia de moradia e acolhimento para as vítimas de trabalho escravo doméstico ou em situação de vulnerabilidade. O fortalecimento da política de persecução penal e a compreensão e participação da sociedade com denúncias também são discutidos durante o evento.

A vice-presidente da Coetrae-MT, Marcia Ourives, destacou que a Comissão possui destaque nacional e internacional por suas ações, buscando sempre alternativas inovadoras e funcionais para o combate ao trabalho escravo.

“Esse é mais um plano que vai trazer muitas novidades, muitas outras ações de combate, tudo em consonância com diversos atores do Governo Federal, do Poder Executivo Estadual e da sociedade civil. Isso demonstra, mais uma vez, que a Segurança Pública, como o órgão gestor ao qual a Coetrae está vinculada, também trabalha na prevenção e na assistência às vítimas do trabalho escravo em Mato Grosso”, afirma.

Leia Também:  Desenvolve MT ajuda empreendedores a melhorar estrutura de ponto turístico em Lucas do Rio Verde

Durante os dois dias de programação, são realizadas mesas temáticas, palestras, debates, exposições, grupos de trabalho e apresentações de propostas, além da socialização dos trabalhos e avaliação e orientações finais.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Leia Também:  Desenvolve MT ajuda empreendedores a melhorar estrutura de ponto turístico em Lucas do Rio Verde

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Leia Também:  Com apoio da Desenvolve MT empresário fortalece e moderniza restaurantes conceituais na capital

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA