CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Centenas de pessoas participaram das Atividades de encerramento do Dia Mundial da Água no Parque das Águas

Publicado em

MATO GROSSO

As atividades com foco na conscientização da importância da água e o uso adequado para preservação deste recurso essencial, foram finalizadas neste sábado, dia 22 de março, data que se celebra o Dia Mundial da Água. As ações, organizadas pela secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Educação Ambiental e prefeitura de Cuiabá, ocorreram durante todo o mês de março e se encerrou com uma programação educativa, cultural e recreativa no Parque das Águas, em Cuiabá.

A programação da tarde de sábado envolveu público de diferentes idades que participaram das oficinas de terrário e aproveitamento de biolodo, pintura livre, mosaico de água, arborização urbana, distribuição de muda, jogo trilha legal do tuiuiú e apresentações culturais. A Águas Cuiabá apresentou equipamentos para análise de água e uma visita virtual à ETA, permitindo que os participantes conheçam de forma interativa o processo de tratamento de água.

“Nosso objetivo é acessar as pessoas conscientizando sobre a preservação desse recurso tão essencial para vida. O evento foi um sucesso e demonstrou o quanto as crianças se sentiram inspiradas a projetar um futuro mais sustentável, garantindo água para as próximas gerações”, destacou a secretaria de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti.

A oficina de terrário foi organizada pela Sema usando cactos e suculentas para a produção. Já de a biolodo, que é o plantio de mudas em cano, foi oferecida pelas Águas Cuiabá, parceira do evento, que disponibilizou 250 vasos como forma de reaproveitar os canos que sobram em reparos ou manutenção da rede coletora de esgotos.

A professora de geografia Silvia Gomes, que faz mestrado em Recursos Hídricos, prestigiou o evento e participou da oficina de biolodo. “Achei muito interessante esta montagem, eu ainda não conhecia. Estou sempre participando de oficinas mas nunca tinha visto a plantação em tubos”.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 8h às 14h

A Servidora pública Juliana Martini levou a filha de 10 anos para participar da oficina de terrário. A pequena aproveitou a oportunidade para adquirir conhecimentos de meio ambiente no jogo trilhas do Tuiuiu.

“Foi muito bom participar desta oficina com minha filha, essa conexão com a natureza é magnifica, uma terapia mexer com a terra. É a primeira vez que monto minha própria plantinha, sempre pegava muda já pronta e essa construção foi muito legal. A vivencia é a melhor educação para criança, se a gente quer que elas valorizem os recursos naturais elas têm que vivenciar e participar destas experiências”.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também parceiro do evento distribuiu por meio do projeto Verde Novo cerca de 500 mudas frutíferas para a população. Entre as espécies estão amora, caju, acerola, graviola, pitanga, pitomba e tamarindo, além de ipê roxo e amarelo.

O evento foi encerrado com a apresentação cultural do grupo Tibanaré.

Concurso de Desenhos Água Viva

Durante o evento foi anunciado os ganhadores do concurso de desenhos Água Viva. Os primeiros lugares ganharam como prêmios bicicletas, troféu, headphone, headset, caixa de som e kit de pintura. Os 12 trabalhos finalistas do concurso estavam expostos para apreciação do público. O concurso de desenho envolveu as escolas municipais e os ganhadores foram escolhidos por votação popular com mais de 6 mil votos registrados.

A ganhadora do grupo I, Lorenna Luisa dos Santos, aluna do 5º ano da Emeb Professora Tereza Lobo, comemorou ter seu trabalho escolhido pela população. Ela transmitiu por meio de seu desenho, feito no formato de história em quadrinhos, como usar de forma responsável a água, sem desperdício para a conservação.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Valdinir Piazza Topanotti, destacou a importância do evento para conscientização e despertar para novas práticas, com mudanças que possam beneficiar o meio ambiente. “Atitudes simples, como descartar o lixo corretamente, não desperdiçar água, reaproveitar materiais ao invés de lança-los fora, cada um fazendo sua parte. Pensar em água tem que pensar em arborização, conservação de Área de Preservação Permanente, recuperação de nascente”.

Leia Também:  Sine Estadual realiza 45 atendimentos durante ‘Feira de Empregabilidade’

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.

Ações do Dia Mundial do Meio Ambiente

As comemorações no sábado, Dia Mundial da Água, se iniciaram no Museu de História Natural de Mato Grosso, com visita guiada ao museu, oficinas Trilha de Observação, Poesia-Rio Cuiabá, Balsa Ecológica, Chalana com análise de água e uma visita virtual à Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio de óculos 3D.

Na sexta (21.3) teve o encerramento da campanha “Óleo na pia não”, sobre o descarte adequado de óleo de cozinha, realizada na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, com apresentações culturais de teatro, música, dança e exposição de desenho sobre a água e experimento científico feitos por alunos da 6ª série. A escola arrecadou 80 litros de óleo durante 3 semanas da campanha, que serão usados para a confecção de sabão para a instituição de ensino.

Parceria

O evento contou com a parceria da Águas Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e apoio das Secretarias Municipais de Educação, e a de Cultura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET), grupo de Escoteiro Fhilippe Lande, Museu de História Natural de Mato Grosso, Pantanal Shopping, Âmbito Ambiental, Água Mineral Natural Buritti, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (Crea-MT) e deputado federal José Medeiros.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Escola Técnica Estadual de Várzea Grande abre, pela primeira vez, vagas para curso técnico em enfermagem

Publicados

em

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande está com inscrições abertas para a primeira turma do curso técnico em enfermagem. O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo 2026/2 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com inscrições gratuitas realizadas de forma online.

Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso, que terá carga horária de 1.600 horas e aulas no período noturno. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos negros, oriundos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.

A formação inclui atividades teóricas e práticas, além de estágio curricular obrigatório em instituições parceiras da área da saúde, proporcionando aos estudantes experiência profissional e contato direto com a rotina dos serviços de atendimento à população.

Para o diretor da ETEC de Várzea Grande, Gabriel Fidelis, a implantação do curso representa avanços para a educação profissional e fortalecimento da rede de saúde da região.

“A oferta do Curso Técnico em Enfermagem pela ETEC de Várzea Grande representa um marco importante para a educação profissional e para a saúde da nossa cidade. Estamos ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos que desejam ingressar em uma das áreas mais essenciais da sociedade, ao mesmo tempo em que contribuímos para a qualificação da mão de obra que atua nos serviços de saúde de Várzea Grande, Cuiabá e municípios vizinhos”, destaca.

Leia Também:  Sine Estadual realiza 45 atendimentos durante ‘Feira de Empregabilidade’

As inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho. Podem participar candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para o dia 1º de julho. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho

Segundo Gabriel Fidelis, a expectativa para a primeira turma é bastante positiva. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação de excelência, aliando teoria e prática, para que os estudantes saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com competência, ética e humanização no cuidado às pessoas. Temos a convicção de que essa será apenas a primeira de muitas turmas que irão transformar vidas e contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde pública e privada em nossa região”, finaliza.

Link para o edital aqui (clique).

Link para as inscrições aqui (clique).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA