CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Bombeiros removem enxame de abelhas de forro de residência

Publicado em

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na tarde desta quarta-feira (02.10), para fazer o manejo e a remoção de um enxame de abelhas que estava entre o forro e o telhado de uma casa em uma fazenda nas proximidades de Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A chamada de emergência ocorreu depois de um incidente grave no dia anterior. A moradora da casa foi atacada pelas abelhas, que resultou em um choque anafilático que exigiu hospitalização.

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se deslocou até a casa da moradora para realizar a retirada do enxame. Com a colaboração de um apicultor especializado, foi feito o manejo dos insetos, que foram cuidadosamente colocados em uma caixa apropriada.

Em seguida, as abelhas foram levadas pelo apicultor para um local seguro, evitando novos riscos de ataques.

Retirada Segura

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.

Leia Também:  Quadro profissional do Hospital Regional de Cáceres ampliou em 32%

Em situações em que o risco é iminente, pode ser necessário adotar medidas apropriadas para lidar com os insetos. Além disso, em casos específicos envolvendo enxames de abelhas, o apoio de apicultores especializados pode ser solicitado.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois pode resultar em acidentes graves. O acionamento dos profissionais, como o Corpo de Bombeiros, é a forma correta de garantir a intervenção adequada nessas ocorrências e evitar riscos desnecessários.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Sema entrega 14 caminhões para fortalecer a gestão de resíduos sólidos em municípios de Mato Grosso

Publicados

em

MA Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta quinta-feira (25.6), a entrega de 14 veículos, sendo 10 caminhões caçambas e quatro compactadores de lixo que vão auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios de Mato Grosso. A ação foi executada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do órgão ambiental.

Ao todo serão 50 caminhões. Outros três caminhões compactadores já haviam sido retirados pelos municípios na semana passada, e mais 33 ainda serão entregues ao restante dos municípios beneficiados.

Conforme a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, os municípios beneficiários deverão comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, observando as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da legislação estadual vigente e dos respectivos instrumentos de licenciamento ambiental.

Para Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães, um dos municípios beneficiados, essa parceria entre estado e município é de grande importância para o fortalecimento dos serviços públicos.

“É muito importante nós estarmos recebendo esses equipamentos para começar a destinação dos resíduos sólidos dos nossos municípios. O lixo é uma questão séria em todos os municípios do Brasil e, em Mato Grosso, o governo começa a atender os municípios com esse olhar de contribuição, de parceria para termos uma coleta de menor custo que seja viável para nós”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  Obras de ampliação e melhorias nas rodovias MT-320 e MT-208 são apresentadas em audiências públicas

*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA