CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Unidades de saúde de Cuiabá proporcionam momentos de descontração e alegria a pacientes em tratamento

Publicado em

CUIABÁ

Os servidores do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá (CEM) realizaram na tarde desta sexta-feira (28) uma deliciosa comemoração junina, que contou com a participação dos servidores e pacientes da unidade. Brincadeiras e muitas comidas típicas tornaram a tarde de quem passou pelo local muito mais saborosa.

A coordenadora da unidade disse: “Nossa festinha teve o objetivo de trazer um momento alegre e descontraído para os pacientes que estiveram na unidade hoje. Toda a organização e custeio foram realizados pelos próprios servidores.”

O CEM faz parte da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde da SMS, oferecendo à população exames e consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas, como ginecologia, cardiologia, pediatria, neurologia, pneumologia, urologia, entre outras. Cerca de 8 mil pacientes listados pela Central de Regulação são atendidos por mês na unidade. O CEM também é responsável pela distribuição de medicamentos controlados, sendo uma referência no estado para esse tipo de atendimento.

Outro evento ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do CPA IV, através da Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá, que também realizou uma festa junina na sexta-feira (28) para os pacientes em tratamento na unidade e seus familiares. Brincadeiras e muitas guloseimas alegraram a todos os participantes do evento, que ocorreu das 07h às 11h.

Leia Também:  Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

A unidade atualmente atende 800 pacientes em tratamento contínuo. Para Roseli Batista Costa, coordenadora da Saúde Mental, atividades como estas são de extrema importância para os pacientes. “Este tipo de ação resgata a dignidade, o respeito e proporciona a eles mais qualidade de vida, pois permite interagir com os amigos. Muitas pessoas que estão aqui sofrem de depressão, e atividades como essa as fazem esquecer os problemas por um tempo e focar apenas na diversão”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Publicados

em

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Aula qualificará servidores do DAFs para cumprimento da legislação

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Em meio a muita emoção, o prefeito Emanuel Pinheiro entrega mais de 500 títulos no bairro Dr. Fábio I e II

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA