CUIABÁ
“Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”: 10 Anos de parceria da Prefeitura de Cuiabá e educação cidadã
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), celebrou, neste ano, uma década do Programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A iniciativa, executada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), envolve 10 unidades escolares da rede pública municipal. As atividades de 2024 foram apresentadas no final de novembro, com premiação às escolas participantes, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC). A programação contou com a presença de representantes dos órgãos responsáveis, além de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, assessores da Secretaria Municipal de Educação e de instituições parceiras.
“O Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um!’ vai além de ensinar sobre ética e cidadania — ele transforma vidas. Em 2024, vimos alunos assumirem o papel de protagonistas dentro de suas escolas, colocando em prática o verdadeiro significado de ser cidadão. Cada projeto e cada ação demonstraram que grandes mudanças começam com pequenos gestos, gerando impacto positivo em toda a comunidade. Neste encerramento, celebramos esses resultados com muita alegria e reafirmamos nosso compromisso de seguir juntos na construção de um futuro mais justo, ético e participativo”, destacou o controlador-geral do Município, Hélio Santos.
O programa teve início em 2014 e foi mantido pelo prefeito Emanuel Pinheiro quando assumiu a administração, em 2017. “Essa continuidade foi essencial para consolidar o projeto, que tem como objetivo principal promover a cidadania e os valores éticos nas escolas da rede municipal”, ressaltou a coordenadora de Transparência da CGM, Joilce Botelho Acosta.
O funcionamento do programa ocorre da seguinte forma: a CGU fornece os materiais didáticos, incluindo kits educativos da Turma da Mônica, desenvolvidos por Maurício de Sousa, enquanto a CGM cuida da gestão, distribuição dos materiais e acompanhamento da aplicação nas escolas. No final do ano letivo, as escolas participantes prestam contas das ações executadas. A adesão das escolas é voluntária, e a expectativa é que mais unidades participem nos próximos anos.
Houve uma pausa no andamento do programa entre 2020 e 2022 devido à pandemia. Em 2023, a iniciativa foi retomada, atendendo 10 unidades escolares. Em 2024, o número de escolas atendidas se manteve, com a novidade de um projeto piloto 100% digital, considerado um grande sucesso.
O encerramento das atividades deste ano ocorreu no dia 27 de novembro, com a apresentação dos resultados das 10 escolas participantes, por meio de vídeos e materiais visuais, incluindo registros fotográficos. As produções tiveram como objetivo mostrar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.
Na ocasião, o superintendente da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é entregar melhores serviços à sociedade, visando uma melhor qualidade de vida. Para isso, precisamos de uma sociedade que conheça e pratique valores como ética e cidadania. A melhor forma de alcançar isso é ensinando nossas crianças. Sabemos da relevância dessa ação para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu o comprometimento dos profissionais e parceiros e enfatizou os resultados positivos do programa. “O sucesso da educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se deve ao comprometimento dos profissionais da educação e aos investimentos realizados na pasta. O programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um’ é prova disso. Por meio de um material lúdico e atraente, trabalhamos a autoestima, a cidadania, a ética e a empatia — princípios fundamentais para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania e alcance pleno desenvolvimento”, afirmou Edilene.
Desde 2023, o programa ampliou a oferta de materiais, contemplando alunos do 1º ao 4º ano com gibis interativos e atividades. Para o 5º ano, o kit completo inclui uma pastinha com materiais diversificados para aprofundar o aprendizado. As escolas contam com o apoio da CGM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de acompanhamento, assessoramento e capacitações.
Trata-se de uma iniciativa que reflete o compromisso de Cuiabá com a formação cidadã das crianças, promovendo valores fundamentais e consolidando a parceria entre o município e a CGU.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.
Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”
O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA7 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



