CUIABÁ
Secretária participa de reuniões no Ministério do Turismo e Embratur e debate estratégias para o setor
CUIABÁ
A secretária do Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, participou na semana passada de um encontro com representantes de todas as capitais do país e a diretoria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), para debater junto a ministra do Turismo, Daniela Carneiro e com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o planejamento para o setor pelo Governo Federal em 2023.
“Durante o encontro, o Ministério do Turismo apresentou aos gestores quais serão as pautas para a construção das políticas públicas para o setor, com um olhar mais municipalista para fortalecer e fomentar o turismo dentro dos respectivos estados. Tratamos desde a necessidade de aumento do orçamento aos municípios, o retorno dos editais para que as capitais se organizem, principalmente, no que diz respeito às integrações regionais, aos modais aéreo e rodoviário, a telefonia 5G e outras iniciativas que facilitem a chegada dos turistas internacionais ao Brasil”, explicou Nilza Taques.
Com a ministra, Nilza ponderou quanto a necessidade da logística que é um gargalo para o Estado, por causa do entrave da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Ela destacou que Cuiabá vem trabalhando para fortalecer a retomada do setor duramente atingido durante a pandemia de Covid19, principalmente nas áreas de eventos, congressos e feiras.
O técnico da Pasta e turismólogo, Edu Sá, conta que apresentou à ministra Daniela os trabalhos que Cuiabá vem fazendo para agregar o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, na rota do turismo, por meio do aplicativo Turismo Cuiabá.
Ainda na Embratur, foram debatidos com o presidente do órgão, a necessidade da inteligência mercadológica com disponibilidade de dados aos municípios para que o Brasil se torne mais competitivo principalmente junto aos roteiros que sejam igual ao do país.
“Foram apresentadas pela Embratur as estratégias de fortalecimento do turismo do Brasil no interior e o reposicionamento da marca Brasil, nesta gestão. Também reforçaram a diversificação e segmentação do setor do turismo para que os municípios vendam a sua marca, que tenham qualificação da mão de obra, com cidades criativas coesas e para que efetivem as ações em curto, médio e longo prazo”.
Ainda durante o encontro, a equipe técnica do órgão foi convidada a conhecer as belezas de Cuiabá e região.
“Que possam conhecer a capital mato-grossense e conheçam o trabalho que a gestão atual está fazendo para melhorar o setor. Para que consigamos ter essa interação e fomento da divulgação de Cuiabá internacionalmente”, concluiu Edu Sá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Praça Alencastro recebe Fan Fest e reforça movimentação do Centro Histórico de Cuiabá
A Praça Alencastro será palco, nesta quarta-feira (24), da Fan Fest Liquida Centro, evento gratuito que reunirá transmissão esportiva, atrações culturais e opções gastronômicas no coração da capital. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá e integra ações voltadas à valorização do Centro Histórico, à ocupação dos espaços públicos e ao fortalecimento da economia na região central.
A programação terá início às 14h, com feira gastronômica, comercialização de bebidas e apresentação musical. Às 18h, um telão instalado na praça transmitirá a partida da Seleção Brasileira.
A ação antecede a 19ª edição do Liquida Centro, campanha promocional marcada para ocorrer entre os dias 3 e 11 de julho. Durante esse período, estabelecimentos comerciais participantes deverão oferecer descontos de até 70% em diversos produtos.
A iniciativa também busca estimular a circulação de pessoas no Centro Histórico, impulsionar o comércio de rua e valorizar uma das áreas mais tradicionais da capital.
Além da transmissão esportiva, o evento foi planejado para proporcionar entretenimento e fomentar a economia local, criando um ambiente favorável ao comércio, à prestação de serviços e ao setor gastronômico.
O Liquida Centro figura entre as principais campanhas de incentivo às vendas realizadas na região central de Cuiabá e reúne diversos segmentos do comércio local. A expectativa dos organizadores é ampliar a visibilidade das lojas participantes e consolidar o Centro Histórico como referência em compras, serviços e lazer.
A realização do evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, além de entidades representativas do comércio e instituições parceiras. A ação reforça o compromisso com a revitalização da região central por meio de iniciativas que unem desenvolvimento econômico, ocupação urbana e acesso gratuito à cultura e ao entretenimento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido por estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Força Tática em São Félix do Araguaia




