CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde – SMS afasta médico da UPA Pascoal Ramos após acusação de assédio

Publicado em

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS tomou medidas imediatas em relação à denúncia de assédio envolvendo o médico R.S.G., ocorrida na última segunda-feira (16) na UPA Pascoal Ramos. O caso foi relatado pelo Diretor Técnico da unidade, por meio de documento oficial, solicitando o afastamento do profissional devido à gravidade da situação. O médico não está mais atuando nos atendimentos nas unidades onde trabalhava e, por ser servidor efetivo em um dos vínculos, responderá a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

De acordo com o relato contido no documento, o médico teria forçado uma paciente a beijá-lo contra a vontade dela. A denúncia foi formalizada através de um boletim de ocorrência registrado pela paciente junto às autoridades policiais. O Diretor Técnico da UPA, ao tomar conhecimento do ocorrido, adotou as seguintes providências:

– A paciente foi imediatamente orientada a formalizar a denúncia, culminando no registro do boletim de ocorrência;

– A documentação referente ao caso foi anexada e encaminhada para conhecimento e análise das instâncias competentes.

Diante da gravidade dos fatos e da reincidência de comportamentos inadequados, a secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde encaminhou nesta terça-feira (17) todos os documentos para o gabinete do secretário municipal de Saúde, para conhecimento dos fatos (processo de número 00000.0.077573/2024). A tramitação de toda a documentação será realizada pelo gabinete para a Corregedoria do Município nesta quarta-feira (18), que será responsável pela apuração completa dos fatos e adoção das providências legais cabíveis.

Leia Também:  Município leva feira de adoção ao TJMT e amplia ações de proteção animal

A Secretaria reitera o compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde, destacando que não serão toleradas condutas inadequadas ou desrespeitosas no ambiente de trabalho. A SMS aguarda a conclusão das apurações para determinar as medidas definitivas em relação ao médico envolvido, assegurando que o caso será tratado com transparência e rigor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Inclusão garante carteira de identificação para paciente com doença extremamente rara

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Inclusão, realizou a entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara ao paciente Rafael Costa, de 43 anos, diagnosticado com neuralgia do trigêmeo, uma condição neurológica considerada extremamente rara e frequentemente descrita por especialistas como uma das dores mais intensas conhecidas pela medicina.

A iniciativa busca ampliar o acesso aos direitos e garantir mais acolhimento às pessoas que convivem com doenças raras, permitindo atendimento prioritário em serviços públicos e privados, além de facilitar a identificação da condição de saúde em situações de urgência e emergência.

O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Moraes Xavier, destacou a importância da carteira como instrumento de garantia de direitos e cidadania. Segundo ele, a gestão municipal tem trabalhado para fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. “Essa carteira será uma importante ferramenta para auxiliar Rafael Costa. É fundamental que essas pessoas tenham reconhecimento, informação e atendimento adequado. O documento facilita o acesso aos serviços de saúde e garante seus direitos”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito celebra aniversário com a entrega de praça e destaca qualidade dos serviços e compromisso pelo desenvolvimento de Cuiabá

Rafael Costa ressaltou que o documento representa mais segurança e agilidade no atendimento médico, especialmente durante as crises provocadas pela doença. “Tenho certeza de que essa carteirinha vai me ajudar muito. Quando eu chegar a uma unidade de saúde, seja pública ou privada, os profissionais poderão identificar rapidamente minha condição e compreender a gravidade da situação. Quem convive com uma doença rara enfrenta muitas dificuldades e, no meu caso, uma dor extremamente intensa. Essa carteira representa mais dignidade e respeito para quem precisa de atendimento rápido”, declarou.

Ao todo, a Prefeitura de Cuiabá já entregou mais de 100 Carteiras de Identificação para Pessoas com Doenças Raras, garantindo mais acessibilidade e reconhecimento de direitos. Além disso, somente em 2026, já foram registrados mais de 5 mil atendimentos relacionados à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, demonstrando a crescente procura pelo serviço e o compromisso da gestão municipal com a promoção da inclusão.

A Secretaria Adjunta de Inclusão também oferece o Serviço de Transporte Buscar, por meio de um programa de transporte público especializado, realizado em vans adaptadas para pessoas com deficiência física, intelectual ou múltipla, que necessitam de deslocamento para tratamentos de saúde, reabilitação, educação e atividades de lazer. Também disponibiliza atendimento especializado por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), facilitando o acesso à proteção social básica, com acompanhamento técnico e visitas domiciliares às pessoas com deficiência.

Leia Também:  Município leva feira de adoção ao TJMT e amplia ações de proteção animal

A pasta reforça que pessoas diagnosticadas com doenças raras podem procurar a Secretaria Adjunta de Inclusão, localizada na Avenida Arquimedes Pereira Lima, nº 1.000, Jardim Itália, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações e atendimentos também podem ser obtidos pelo telefone (65) 99206-0720 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA