CUIABÁ

CUIABÁ

Primeiro Workshop marca celebração de um ano do programa inédito Incluiabá

Publicado em

CUIABÁ

Iniciativa inédita no país, o programa Incluiabá criado pela Gestão Emanuel Pinheiro realizou, nesta sexta-feira (13), no auditório da Águas Cuiabá, o 1º Workshop do projeto  Incluiabá, que já completou um ano, no mês de abril desse ano. Diversas personalidades públicas estiveram presentes na abertura do evento. Inicialmente a Prefeitura de Cuiabá contratou 16 pessoas, todavia, esse número já ultrapassa mais de 50, uma ampliação de mais de 200%. Os servidores encontram-se lotados em diferentes setores da administração atual, gerenciados pela empresa terceirizada, Bem-Estar, priorizando indígenas, cadeirantes, transexuais, negros, dentre outros.  

O encontro englobou palestras motivacionais, rodas de conversa, trabalhos em grupos e trocas de experiências, destinados ao seu público alvo, grupos sociais minoritários. 

O vice-prefeito, José Roberto Stopa, afirmou que a ação reforça o compromisso da Gestão Emanuel Pinheiro com a implantação de políticas públicas efetivas, pautadas pelo respeito, justiça e inclusão social perante a sociedade cuiabana. “Hoje nós temos pessoas que poderiam estar desempregadas, marginalizadas, excluídas, pois, infelizmente, o preconceito ainda se faz presente. A função de um governo é fazer obras sim, mas a maior delas é cuidar das pessoas, valorizando-as, atendendo aqueles que mais precisam. O prefeito Emanuel Pinheiro coloca muito bem em suas falas, evidenciando que nós governamos para todos, porém, temos um carinho especial pela periferia de Cuiabá, porque é lá que está a real necessidade do governo em colocar as suas mãos. Já imaginou se todos os governantes fizessem isso? Teríamos com toda certeza uma sociedade mais justa e inclusiva, dando dignidade e oportunidade aos cidadãos, de modo geral,  de alimentar as suas famílias”, enfatizou. 

Leia Também:  Emanuel anuncia chamada pública para suprir a necessidade médica da rede municipal de saúde

O secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, pontuou que os planos para este ano é redobrar os índices, alcançando o feito de 100 pessoas efetivadas. “É um programa que começamos como um exemplo para sociedade e quanto piloto para o Brasil, aqueles que não tiveram a oportunidade de ter suas carteiras de trabalho assinadas e poder dizer que são servidores, demonstrando que aqui nós acolhemos, dizer um basta a essas políticas maldosas com o ser humano, de nada vale se não atender as pessoas com humanização e cuidado, abrindo ainda mais vagas “, reiterou. 

Uma das coordenadoras dos Incuiabá, a secretária-adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoa Com Deficiência, Christiany Fonseca, enalteceu a dedicação de sua equipe de trabalho na execução das atividades e agradeceu a primeira-dama, Márcia Pinheiro por abraçar mais esta causa enobrecedora.

“Obrigada a todos vocês que nos ajudam a fazer e colocar em prática o projeto, bem como a nossa madrinha, a nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro. A Prefeitura de Cuiabá não tem medido esforços para combater as formas de discriminação e preconceitos, fazendo disso, um de seus principais pilares. A luta por uma sociedade mais justa e implementar persiste, dando acesso a  oportunidades e direitos para todos e todas, aberto, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de acesso aos mercado de trabalho, recebendo o devido tratamento como qualquer outro servidor. Já foram contratados homens e mulheres transexuais, travestis, imigrantes, quilombolas, vítimas de pessoas com violência doméstica, cadeirantes e muitos outros grupos sociais”, disse. 

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro oficializa novo valor do salário mínimo de R$ 1.212 na administração municipal

A servidora Maria Auxiliadora, de 62 anos, comentou que se sente feliz e emocionada com mais chance de poder servir a comunidade, levando junto para casa, o sustento de cada dia. “É uma honra para mim participar de um projeto como este com carteira assinada, agradeço a todos que nos ajudam diariamente, vocês fazem a diferença para nós”, completou. 

Estiveram presentes, o secretário-adjunto de Governo, Wilton Coelho, o secretário interino de Obras Públicas, Rauf Macedo e o vereador Luiz Fernando Amorim. Ao final, o evento contou com o sorteio de brindes aos envolvidos. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Alunos da escola Elza Luiza Esteves abrem 7ª Edição da Semana da Transparência

Publicados

em

Um grupo de 49 alunos da escola EMEB Elza Luiza Esteves, situada no bairro Canjica, abriram a 7ª Edição da Semana da Transparência, que é realizada pela Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (24), no auditório Maestro China, em comemoração ao aniversário da Lei Municipal de Acesso à Informação nº 5.853/14. 

O evento prosseguirá até o dia 26 deste mês, voltado aos estudantes do 4º e 5º ano da rede pública de ensino, por meio da promoção de ações educativas sobre os temas controle social e cidadania, em conjunto com a Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMOB) e o Circo Intenda, propagando a mudança de cultura e gestão da transparência, legado da Gestão Emanuel Pinheiro às futuras gerações cuiabanas. 

A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, salientou que em decorrência da pandemia da Covid-19, o movimento precisou ser suspenso por dois anos, porém, agora retoma à normalidade com o ensejo, estreitando o relacionamento da administração atual com os pequenos. 

Leia Também:  Ludmilla ultrapassa a marca de 2 bilhões de streams no Spotify

“Para fazer um evento como esse é necessário apoios e parcerias, pois nada conseguimos fazer sozinhos. O motivo de estarmos aqui são as nossas crianças, contribuindo para formação de cidadãos conscientes para que possam exercer suas cidadania, sendo sabedores de seus direitos. Quem tem informação tem poder e quem tem poder faz a mudança acontecer. Essa semana é de ampliação de conhecimentos, utilizando-os de forma coerente, especialmente o Portal Transparência e graças a Deus, após dois anos, estamos de volta”, disse. 

Em nome da chefe da SME, a secretária-adjunta, Débora Marques, primeiramente,parabenizou os envolvidos na organização desta edição e, na sequência, reiterou a importância da educação na formação dos cidadãos. “Eles são o futuro da nossa Cuiabá e precisam discernir aquilo que é correto ou não, bem como o que a  gestão Pública tem a  contribuir em suas vidas. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária Edilene Machado quero dar boas-vindas a todos vocês”, comentou. 

A diretora da instituição educacional, Carla Brito, relatou que ao receberem a notícia de iriam ter essa rica oportunidade de agregar suas competências, demonstraram entusiasmo com a atividade extraclasse. “A reação foi instantânea, de alegria mesmo, em poder sair um pouco da sala de aula, aprendendo sobre as leis e como funciona a cidade também”, frisou. 

Leia Também:  Diretoria de Bem-Estar Animal registra mais de 300 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano

Matriculado no 5ºA ano, Pedro Augusto, elogiou a Semana da Transparência e agradeceu a oportunidade de poder partilhar deste momento com os colegas. “Eu estou muito feliz, meus amigos também vieram comigo. Gostei muito das brincadeiras”, completou. 

Dentre as atrações estão a promoção de palestras educativas sobre os cuidados preventivos com a saúde, realizada pelo Centro de Zoonoses, teatro sobre educação no trânsito e apresentações culturais. Esteve presente, o ouvidor-geral do muncípio, Heitor Reyes. 

Confira o calendário: 

Dia: terça-feira, 24/05

Hora: 07 às 10:30h

EMEB Profª Elza Luiza Esteves

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommont

Dia: quarta-feira, 25/05

Hora: 7h às 10:30h

EMEB Gláucia Maria Borges Garcia

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Clóvis Hugueney Neto

Dia: quinta-feira, 26/05

Hora: 7h às 10:30

EMEB Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira

Hora: 13h às 10:30h

EMEB Jescelino José Reiners

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA