CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega fardamento aos estudantes atendidos nas escolas cívico militares da rede pública

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório Maestro China, o fardamento aos estudantes atendidos nas duas Escolas Cívico Militares Cuiabanas (ECIMC), da rede pública municipal de ensino, Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte e Dejani Ribeiro Campos. Pais, estudantes e equipes gestoras das unidades participaram do evento.

O kit, entregue gratuitamente aos estudantes, incluem 14 itens sendo casaco, calça de uniforme esportivo, camiseta meia manga, bermuda (masculina e feminina), tênis preto, meia branca, distintivo de Ano, camisa social meia manga (masculina e feminina), calça social (masculina e feminina), boina (masculina e feminina), cinto com fivela liso (masculino e feminino), meia social na cor preta masculina, meia fina cano médio feminina branca, sapato social preto masculino, sapato feminino e tarjeta.

A entrega dos uniformes aos estudantes matriculados nas 169 unidades da rede, inclusive àqueles atendidos nas unidades cívico militar, é um sonho do prefeito Emanuel Pinheiro, que começou a se concretizar em 2019. “Sempre entendi que esta ação promove a equidade, a valorização e o resgate da autoestima dos estudantes, além de ser uma ação social e de inclusão que beneficia uma parcela vulnerável da sociedade. E, reafirmo, enquanto eu for o prefeito de Cuiabá e Marcia Pinheiro a primeira dama, vamos honrar esse compromisso que assumimos com a comunidade escolar, em meu primeiro mandato “, disse o gestor.

As duas unidades cívico-militares atendem juntas 1.180 estudantes, do 6º ao 9º Ano.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre o trabalho desenvolvido escolas, em parceria com o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Estado, e destacou a importância da entrega do fardamento aos estudantes. “Este é um momento muito esperado pela comunidade escolar das duas unidades. Com essa entrega simbólica, as equipes gestoras vão agora organizar um momento com os pais. O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro fizeram questão de entregar o fardamento aos estudantes das escolas cívico-militares, um gesto de carinho e respeito para com os estudantes, que estão recebendo os uniformes de forma gratuita”, disse.

Leia Também:  Edição da Feira da Agricultura Familiar é sucesso total na Praça Alencastro

Estudantes e pais

Geiza Katia de Azevedo Costa moradora do bairro Coophema, no Coxipó, mãe da estudante Naine Bianca, do 9º Ano da ECIMC Prefª., Maria Dimpina Lobo Duarte disse que a expectativa pela entrega dos uniformes era muito grande. “É importante os estudantes estarem de uniforme, identificados, levando o nome da escola. Nós optamos por aderir à escola cívico militar e estamos satisfeitos. Com a entrega dos uniformes estamos realizando um sonho”, disse ela.

Naine Bianca contou que foi uma espera cheia de ansiedade. “Gostei demais. Achei muito bom que o uniforme está sendo entregue de forma gratuita”, disse ela.

O estudante Guilherme Dianez, também do 9º Ano da unidade, comemorou. “O uniforme ‘prá’ mim é uma forma de identificação e de valorização do projeto cívico militar. É um projeto que tem feito uma grande diferença na minha vida. Eu agradeço muito o uniforme “, disse.

A diretora da unidade, Taciane Garcez Mauricio disse que o uniforme é uma conquista para os estudantes. “Eles estavam muito ansiosos. O uniforme é importante para distinguir quem somos nós, a escola cívico militar cuiabana, e mostrar para a sociedade todos esses conceitos que trouxemos com essa escola”, destacou a gestora.

A diretora da ECIMC Dejani Ribeiro Campos, Arlene Alves de Oliveira Ramos disse que para a unidade é uma expectativa concretizada. “Desde que a comunidade optou pelo formato cívico militar estávamos nessa expectativa. É um divisor de águas. Significa trabalhar questões como a aceitação, diminuir a descriminação social, fortalecer a sensação do pertencimento das crianças, além de ser uma questão de segurança para as unidades e as famílias”, destacou.

Leia Também:  Cuiabá retoma treinos e aguarda novos reforços

Adriano Gonçalves de Souza, pai do estudante José Matheus Feitosa Gonçalves estudante da unidade, disse que a data é um marco para a escola. “O uniforme traz uma mensagem para a comunidade e mostra que a unidade abraçou o projeto. Para os estudantes é fundamental para que eles se sintam parte da unidade”, disse.

José Matheus e Ludmila, ambos estudantes da ECIMC Dejani Ribeiro Campos, acharam o uniforme muito bonito e disseram estar orgulhosos. “Vou representar minha escola com muito orgulho”, disse o José Matheus.

“Amei o uniforme. Estávamos aguardando essa entrega com muita ansiedade”, disse aluna Ludmila.

Atividades

As escolas cívico militares atendem os anos finais do Ensino Fundamental e foram implantadas em 2020, a ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte e em 2021, a ECIMC Dejani Ribeiro Campos. As unidades desenvolvem programas e projetos voltados para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e o fortalecimento de valores como: civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito.

Os militares atuam no apoio a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

As unidades cívico-militar reforçam o compromisso com a disciplina, civismo e patriotismo e sua Matriz Estruturante é composta pelos componentes da Base comum de acordo com a BNCC e a Política da Escola Cuiabana. No contraturno é desenvolvida a parte diversificada com os componentes curriculares: Técnica de Redação, Projeto Valores, Educação e Cidadania, Espaço Maker, Jogos, Natação (ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte) e, Linguagem Corporal e informática (ECIMC Dejani Ribeiro Campos) impactando positivamente nos resultados de ensino aprendizagem dos estudantes e na formação humana, cívica e cidadã, combatendo as desigualdades de oportunidades e estimulando o protagonismo dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Cuiabá e Governo de MT firmam parceria para reeducandos produzirem casinhas para animais

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Paulão se despede do Cuiabá em tom de insatisfação

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA