CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro e novo secretariado dialogam sobre ações para Saúde

Publicado em

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, visitou na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apresentou o novo secretário da pasta, médico ortopedista e traumatologista, Guilherme Salomão, aos servidores. Na ocasião, o gestor comentou sobre os avanços na Saúde, as metas a serem cumpridas e reforçou o compromisso de fazer sempre o melhor pela população de Cuiabá.

Na sequência, o prefeito promoveu uma reunião com o novo secretariado da Saúde, que deve apresentar um plano de ação emergencial à Pasta nos próximos 15 dias, prorrogáveis por mais 15. 

“Estamos trabalhando dia e noite para avançar e melhorar a Saúde de Cuiabá. Avançamos muito nesses seis anos e temos alguns problemas e desafios, mas não diferentes dos desafios do Estado e de outros municípios. Eu fui eleito para vencer esses desafios e oferecer uma saúde muito melhor para a nossa gente. As perseguições e aqueles que querem atrapalhar vão continuar e depois de tantas injustiças ninguém melhor do que os servidores para trabalhar e tocar os próximos dois anos de mandato.  Agradeço de coração a secretária Suellen Alliend, que deixou a sua contribuição ao Município,  e quero ela na equipe. O Guilherme Salomão é o segundo médico que assume  a pasta e ele conhece o Saúde de Cuiabá porque trabalhou lá na ponta, no atendimento”, cita o prefeito. 

Leia Também:  Julgamento sobre legitimidade para propor ação por improbidade prosseguirá na próxima semana

Em reunião com os servidores, Emanuel lembrou da época em que assumiu a Saúde com graves problemas de corredores lotados no antigo Pronto Socorro e unidades básicas de saúde com estruturas precárias e sem ar-condicionado. “Em 2017 tínhamos outra estrutura, outro Pronto Socorro, que não saia das páginas dos  jornais por causa de uma lotação e corredores cheios de macas e pessoas no chão.  Mas a gestão construiu um novo Hospital Municipal, o HMC, que é referência ao Estado e que atende pacientes de todos os cantos. E ainda,  não fechamos o antigo PS porque  ele foi destinado para atender os pacientes vítimas do vírus da Covid-19. Nesta gestão entregamos a UPA Verdão,  e a reforma e ampliação de mais de 42 unidades  básicas de saúde, colocamos ar-condicionado em quase todas. Ainda, ampliamos a equipe da saúde bucal, que antes de 2017, eram 10  equipes e hoje são 57 equipes. Continuamos ampliando o atendimento que vem sendo elogiado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e demais órgãos fiscalizadores. Não podemos deixar que essas articulações e politicagens atinjam a gestão e prejudiquem  o povo”, comentou Emanuel. 

Leia Também:  "Temos a mania de cuidar da saúde da população", diz Emanuel sobre avanços no saneamento básico

“Quero agradecer a confiança e dizer da responsabilidade assumir essa Pasta”, disse Salomão. 

Equipe gestora da Saúde

Além de Salomão, integram a nova gestão da Saúde, o atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Éder Galiciani, que vai atuar como secretário adjunto de Gestão da SMS. Gilmar Cardoso, que respondia pela Secretaria Adjunta de Gestão da SMS, passará a responder pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC). Flávia Guimarães  será a secretária adjunta da Atenção Secundária. Flávia, que é doutoranda em Saúde Coletiva, já respondeu pela Pasta na condição de secretária adjunta de Atenção Primária. 

Para exercer a função de secretária adjunta de Atenção Primária, o prefeito designou Roseli Barranco, que era coordenadora da Saúde Bucal. 

STJ

A nova equipe gestora da Saúde foi anunciada em coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (9), após a Prefeitura de Cuiabá garantir junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a suspensão de medida interventiva na administração da Saúde. A decisão foi proferida pela ministra presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Prefeitura abre programação celebrativa aos 305 anos de Cuiabá com mais uma edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA