CUIABÁ
HPSMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde
CUIABÁ
O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), por meio da Gerência de Resíduos Sólidos de Saúde da unidade, está promovendo, entre os dias 26 e 28 de junho, a 1ª Semana Interna de Saúde e Meio Ambiente (SISMA). O primeiro projeto tem como tema ‘Construindo um hospital mais sustentável’ e é voltado aos servidores da unidade.
Esta ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e desenvolvida pelo HPSMC, através do Serviço de Educação Permanente. A engenheira sanitarista responsável pelo setor no hospital, Salma de Oliveira, explica que a gestão exige e acompanha os servidores nos cuidados com a correta coleta, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos, por conterem substâncias prejudiciais à saúde humana. “Nos preocupamos para que não ocorra descarte inadequado capaz de colocar em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. A gestão e a direção do HPSMC entendem que a capacitação periódica nos períodos diurnos e noturnos é primordial para evitar danos”, ressaltou a gerente.
Na manhã desta quarta-feira (26), o evento que acontece dentro do antigo Pronto Socorro, foi aberto com uma apresentação da ‘Banda da PM’. Em seguida, o engenheiro sanitarista Ricardo Carneiro, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), proferiu uma palestra abordando com os colaboradores do hospital temas como o gerenciamento dos resíduos de saúde, que inclui as seguintes etapas: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final.
Segundo os setores envolvidos na capacitação, é importante orientar sobre os tipos de resíduos, classificados como comuns, infectantes, químicos, radioativos e perfurocortantes, para que sejam descartados nos recipientes de maneira correta. O resíduo perfurocortante, devido ao seu manuseio irregular, é a maior causa de acidentes de trabalho. Além do descarte adequado, o manejo correto dos resíduos também é crucial.
Na quinta-feira, dia 27, o tema discutido será ‘Os desafios da reciclagem’, com palestras, oficinas de reciclagem e exposições culturais. No terceiro e último dia do evento, sexta-feira, dia 28, será apresentado o Projeto Lunnar, que trata da reciclagem de frascos vazios de aerossol. A equipe da perfumaria O Boticário participará da ação, apresentando a ‘reciclagem de frascos de perfumes’. O CETEM realizará massagens Quick e design de sobrancelhas no auditório. Também serão distribuídas mudas de árvores, e para o encerramento, haverá apresentações das bandas musicais Coração Tradição Franciscano e Grupo de Siriri e Cururu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Votação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá
Os moradores de Cuiabá têm até as 18h desta terça-feira (23) para participar da votação que definirá as duas novas ruas que receberão telões para a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira. A escolha é feita pelo Instagram da Prefeitura de Cuiabá, e o resultado será divulgado até as 21h, no feed e nos stories do perfil oficial.
A mobilização faz parte da campanha Minha Rua é Show de Bola, que tem movimentado bairros da capital e ampliado os espaços de convivência durante os jogos do Brasil. Nesta edição, 57 ruas participam da disputa, com o envio de 228 vídeos produzidos pelos moradores. O conteúdo já soma mais de 562 mil visualizações nas redes sociais da Prefeitura.
A iniciativa ganhou força após a grande participação popular registrada na última transmissão. Diante do engajamento dos moradores e das chuvas durante a partida anterior, o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição passada e ampliar a ação com mais duas novas localidades.
Com isso, o jogo da Seleção Brasileira, marcado para esta quarta-feira (24), às 18h, será transmitido em seis pontos da cidade. Permanecem contempladas a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.
O resultado final será divulgado ainda nesta terça-feira, definindo as duas novas ruas que passarão a integrar os pontos oficiais de transmissão do jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍCIA7 dias atrásForça Tática prende cinco pessoas por tráfico de drogas na Região Metropolitana
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende condenado por tráfico de drogas procurado pela Justiça de São Paulo
-
ESPORTES6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo




