CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Espetáculo de balé e canto marcam atividades do Siminina

Publicado em

CUIABÁ

Quarenta e oito meninas atendidas pelo Programa Siminina, no bairro Santa Isabel, proporcionaram uma noite encantadora, de muita emoção e alegria, na terça-feira (25), nas dependências da Escola Professor Ranulpho Paes de Barros. O público presente, entre eles pais, amigos e profissionais envolvidos, não continha o brilho no olhar a cada gesto e passo das apresentações. Além do balé, as meninas que compõem o coral exibiram três canções, entre elas uma de Natal. O elenco protagonista do evento é formado por meninas com idade entre 6 e 14 anos, algumas delas novatas, outras há cerca de 4 anos no Siminina. No total, a Prefeitura de Cuiabá conta com 16 unidades do Siminina distribuídas em diversas regiões da Capital, que compreendem 1.200 meninas atendidas, com o apoio do Núcleo da Primeira-Dama.

A apresentação marcou o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano e também serviu para revelar o impacto real do trabalho na vida das meninas e de suas famílias. Entre elas está a história de Cecília Assis Andrade, 8 anos, uma das bailarinas que demonstrou toda sua delicadeza e determinação, marcas registradas de quem vive o Siminina com o coração.

A mãe de Cecília, Pâmela Silveira de Andrade, acompanhava cada movimento com os olhos marejados. Para ela, a apresentação era mais do que um espetáculo: era a prova viva de como o projeto transformou a rotina e o comportamento da filha e de toda a família.

A Cecília sempre quis fazer parte do projeto. Ela sabia do Siminina, mas durante um tempo ele ficou inativo no bairro. Quando voltou e ela completou a idade certa, eu coloquei. E, olha, esse programa, como ela mesma fala, é tudo para ela. De manhã ela acorda animada, se arruma toda bonitinha, faz tudo que pedem. Ela não perde uma atividade, o coral, balé, passeios recreativos. Tudo que você oferece, ela participa, conta a mãe, que sempre agiliza a rematrícula para não perder a vaga.

Leia Também:  Seminário da Secretaria da Mulher prevê criação de núcleo para a escuta e proposições de políticas às mulheres negras

Filha única, Cecília encontrou no Siminina um espaço de convivência e expressão que ultrapassa as paredes da sede do projeto. Ela interage com todo mundo, ama o projeto. Se precisa faltar por algum motivo, ela fica chateada. Ela vive perguntando quando é segunda-feira pra voltar. Quando chega o período de férias, ela sofre porque não quer ficar longe, relata a mãe.

O Siminina acontece no contraturno da escola (quem estuda de manhã participa do programa à tarde e vice-versa). A confiança na equipe do projeto sempre foi essencial para que tudo funcionasse, pois muitas mães não têm com quem deixar. Eu confio nelas, professoras, de olho fechado. Dá para ver que elas trabalham por amor. É nítido o carinho e o cuidado que têm com todas as meninas. Minha filha é apaixonada pelas professoras. A gente percebe que a criança é bem cuidada quando ela não quer faltar, conta a mãe.

Deuseli Moreira de Souza, mãe de Laura Maitê, de 6 anos, disse que a dedicação é um diferencial. A menina, mesmo com a clavícula quebrada durante brincadeira em casa com a prima, não abriu mão de participar. O projeto não pode deixar de existir, é uma mudança total na vida dessas meninas. A Laura tem muito mais disciplina, acabou até a reclamação de acordar cedo. Para ter uma ideia, não quis nem a tipoia que dá apoio ao braço, por causa da clavícula machucada, explicou.

Milena Grabriela Moraes de Oliveira, 11 anos, está há três anos no programa e não se vê longe do Siminina. Aprendi muita coisa, eu era tímida e hoje consigo interagir mais. As aulas de reforço também me ajudam muito, principalmente as de português. Hoje me vejo excelente em muitas coisas que faço, relatou.

Leia Também:  Secretário Municipal de Saúde participa do 1º Fórum Estadual sobre Fibromialgia e realiza a entrega de carteirinhas para portadores da doença

A irmã de Milena, Gabriele Brito de Oliveira, confirmou a mudança da irmã. Ela está bem mais comunicativa, proativa, não gosta de faltar. Sabe aquela criança que fica querendo ir, que quer melhorar? É minha irmã. Ela ensaia em casa, e o resultado foi o que presenciamos aqui, um espetáculo emocionante. Eu chorei e sempre costumo participar das apresentações, é sempre uma emoção ver o progresso delas. Hoje veio a família toda para prestigiar, frisou.

Além do desenvolvimento emocional e social das meninas, o Siminina também traz impacto prático para a rotina familiar. Eu trabalho, então o Siminina é uma mão na roda. Antes eu precisava pagar alguém para ficar com ela e era sempre uma preocupação a mais, porque era um dinheiro que fazia a diferença no orçamento. Agora que ela fica no projeto, ajuda demais, explicou Pâmela.

Ver as meninas dançando com leveza e alegria demonstra o quanto o Siminina oferece algo muito mais do que aulas: oferece pertencimento, cuidado, oportunidades e um futuro onde cada menina se reconhece capaz de brilhar no palco e fora dele, porque o preparo é grande, disse a técnica pedagógica do Siminina, unidade do bairro Santa Isabel, Rosicley Tarcfila Victório.

Além das atividades, no programa as meninas têm o café da manhã e o almoço, para quem participa pela manhã, e lanche e jantar, para as do período da tarde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Secretário Municipal de Saúde participa do 1º Fórum Estadual sobre Fibromialgia e realiza a entrega de carteirinhas para portadores da doença

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeitura adere ao programa Balcão Único e estudos de implementação estão sendo concluídos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA