CUIABÁ
Encerrando um ciclo de dedicação e conquistas na saúde pública de Cuiabá
CUIABÁ
Olá a toda a comunidade da Saúde Pública de Cuiabá!
Quero agradecer a todos vocês pelo trabalho realizado no ano de 2024 ao SUS da nossa Capital.
Por certo, tivemos nesse ano de 2024 grandes desafios, no entanto, superamos e conseguimos, de forma conjunta, entregar uma saúde pública de qualidade para a nossa população.
Ao longo desse ano, realizamos mais de 3 milhões de procedimentos em todas as nossas unidades de saúde. Conseguimos entregar unidades totalmente reformadas e deixamos várias obras com mais de 80% de execução, previstas para serem concluídas e entregues no primeiro trimestre de 2025.
Atualmente, a informatização da saúde de Cuiabá é uma realidade, permitindo tramitações processuais muito mais seguras e efetivas.
Com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, CONASEMS-MT, do prefeito Emanuel Pinheiro, do deputado federal Emanuelzinho e dos valorosos técnicos da SMS-Cuiabá, conseguimos incorporar ao Teto MAC de Cuiabá, que é um recurso federal, R$ 5 milhões mensais. Esses recursos nos ajudaram imensamente e continuarão beneficiando as gestões futuras.
Além disso, garantimos inúmeros outros aportes financeiros por meio de emendas parlamentares, especialmente dos deputados federais Emanuelzinho, Coronel Fernanda e Abílio Brunini. A todos eles, expresso meu mais profundo agradecimento pelo empenho em prol de Cuiabá.
Também é importante destacar o significativo apoio do Ministério Público, que destinou recursos para a construção do CAPS Verdão e do CAPS Adolescer. Ambas as obras já estão mais de 50% concluídas e deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2025.
Esses avanços não impactam apenas a população de Cuiabá, mas também refletem positivamente em todo o Estado de Mato Grosso. Nossa capital, por ser um importante polo de saúde, atende cidadãos de diversos municípios, garantindo assistência de qualidade e servindo de modelo para outras localidades. Os investimentos realizados e as melhorias implementadas são um passo significativo para assegurar um sistema de saúde mais forte, acessível e eficiente, beneficiando toda a população mato-grossense.
Todas essas conquistas só foram possíveis graças à dedicação dos valorosos servidores efetivos, contratados e terceirizados da SMS-Cuiabá e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Vocês enfrentaram grandes desafios e, com comprometimento, entregaram o melhor para fortalecer o SUS em nossa capital. Meu muito obrigado a todos vocês, que honram o serviço público com excelência!
Quero também estender meus agradecimentos ao Conselho Municipal de Saúde, representado pela secretária executiva Janaína Penha e pelo vice-presidente Julio Garcia, pela parceria nas discussões acerca da saúde de Cuiabá.
Aos órgãos de controle, como o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça, representado pelo desembargador Orlando Perri, deixo meu agradecimento pelas orientações, apoio e intermediação junto ao governo estadual.
À Câmara de Vereadores de Cuiabá, deixo registrado o meu sincero agradecimento pela parceria e apoio constante. O trabalho conjunto com os vereadores foi fundamental para garantir os avanços que tanto beneficiaram a saúde pública da nossa capital.
Às secretarias adjuntas e às direções da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, nas pessoas de Marcus Fabrício e demais colegas, meu muito obrigado por estarem ao meu lado nessa jornada.
Ao prefeito Emanuel Pinheiro, que confiou a mim a nobre missão de liderar a Secretaria de Saúde, expresso minha gratidão e parabenizo-o pelo compromisso com a população cuiabana.
Por fim, agradeço à minha esposa Vanessa, aos meus filhos Dylan e Dafne e à minha família, pelo apoio e paciência durante esse período.
A todos vocês, meus amigos e colegas, deixo minha eterna gratidão e parabéns pelo trabalho realizado. Juntos, faremos de 2025 um ano ainda melhor para a saúde pública de Cuiabá e de nosso estado!
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




