CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Dia Nacional do Idoso é celebrado com programação especial nas unidades dos CCI’s

Publicado em

CUIABÁ

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso em 1º de outubro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, organizou uma programação especial dedicada a esse grupo. As atividades foram planejadas para beneficiar os idosos que frequentam os Centros de Convivência de Idosos (CCI) em quatro unidades localizadas em diferentes regiões da capital.

Nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 09h, a celebração ocorrerá na unidade do CCI Padre Firmo, situada na região central de Cuiabá. Os idosos participarão de uma atividade coletiva, uma Sessão de Contação de Histórias chamada ‘Um conto em cada Canto’, com a contadora de histórias, Alicce Oliveira.

Além disso, na próxima semana, no dia 10 (terça-feira), a partir das 08h, os idosos que fazem parte dos serviços oferecidos pelo CCI Aidee Pereira, localizado na região do CPA, em Cuiabá, terão a oportunidade de discutir temas importantes, como tipos de violência, direitos e deveres da pessoa idosa e acesso a transporte gratuito. Essas discussões visam informar e conscientizar esse público sobre questões cruciais.

Leia Também:  Prefeitura fará distribuição de uma tonelada de alimentos arrecadados no Vinde e Vede

No dia 19, quinta-feira, a comemoração do Dia Nacional do Idoso ocorrerá no Centro de Convivência Maria Ignês. Palestras e rodas de conversa serão realizadas para promover a troca de experiências. O encontro está programado para começar às 08h.

Para encerrar a programação dedicada à pessoa idosa, no dia 26 de outubro, a ação acontecerá no CCI João Guerreiro, também a partir das 08h. Em todos esses encontros, especialistas da área foram convidados para enriquecer as discussões.

A população idosa de Cuiabá tem recebido atenção especial da gestão Emanuel Pinheiro desde o início de seu mandato em 2017, com a implementação de políticas eficazes para oferecer um serviço de alta qualidade. Todos os cuidados e o suporte necessários estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da Prefeitura de Cuiabá, que são o Padre Firmo, Aidee Pereira, Maria Ignes e João Guerreiro.

Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência conta com 1.287 idosos cadastrados, distribuídos nas quatro unidades dos CCI. São oferecidas diversas atividades pela manhã, como ginástica, musculação, rodas de conversa, aulas de dança, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e caminhadas.

Leia Também:  Defesa Civil realiza vistoria após desabamento de casarão particular

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Publicados

em

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Primeira-dama ressalta políticas públicas para mulheres em evento do Espaço MP Por Elas

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Prefeitura fará distribuição de uma tonelada de alimentos arrecadados no Vinde e Vede

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA