CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá-Prev realiza prestação de contas e destaca quase meio bilhão de reais em investimentos

Publicado em

CUIABÁ

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá alcançou, no mês de maio deste ano, a marca de mais de R$ 490 milhões em investimentos previdenciários. O número foi apresentado, nesta terça-feira (6), em uma audiência de prestação de contas realizada na sede do órgão da Prefeitura de Cuiabá.

Seguindo o princípio da transparência, praticado na gestão Emanuel Pinheiro, participaram do evento associações de classe e sindicatos ligados ao funcionalismo público, Conselho Municipal da Previdência, e Controladoria Geral do Município (CGM). O objetivo foi promover um detalhamento financeiro e das ações desenvolvidas pela entidade previdenciária.

“A transparência pública é importante para a gestão, para os órgãos de controle internos e externos. Neste caso, principalmente para os beneficiários, que conseguem fazer um acompanhamento claro de tudo que acontece na previdência municipal. Estamos sempre fortalecendo essa transparência nas secretarias”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Outro número que comprova a eficácia do trabalho que é realizado no Cuiabá-Prev é a rentabilidade acumulada de mais de R$ 23 milhões, de janeiro a maio de 2023. Também estão entre as ações destacadas o pagamento da folha salarial rigorosamente em dia, desde 2017, e a implantação do Regime de Previdência Complementar, conforme rege a Lei nº 500/2021.

Leia Também:  Cuiabá 303 anos: Vendedor ambulante destaca o reconhecimento do baguncinha como patrimônio cultural imaterial

“É importante destacar que neste mês, por exemplo, a folha de pagamento foi de R$ 31 milhões, incluindo benefícios como o da Revisão Geral Anual e o reajuste real aos profissionais da Educação. Somado a isso, vamos realizar, ainda neste ano, o Censo Previdenciário”, explica o secretário-adjunto de Previdência Social, Fernando de Oliveira.

A secretária municipal de Gestão, Ellaine Mendes, enfatiza que a transparência também é uma demonstração de respeito ao servidor público e à população. “Prestar contas do que está sendo feito com o dinheiro público deve ser sempre o compromisso de uma gestão que respeita e valoriza aqueles que ajudam a melhorar nossa cidade”, afirma a gestora.

A presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Cuiabá, Eremita Moraes Viana, avaliou que a realização de prestação de contas é fundamental para o bom funcionamento da previdência municipal. Ela enfatizou ainda que, sempre que recebe questionamentos, a entidade tem encontrado portas abertas no Cuiabá-Prev.

“É de suma importância fazermos esse acompanhamento, pois aqui está a nossa vida. Então, nós também temos essa responsabilidade de analisar o trabalho que é feito e garantir que ele sempre tenha como resultado o bem-estar dos aposentados e pensionistas. E isso acontece não só hoje, mas também no dia a dia”, finaliza a presidente.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde presta assistência ao abrigo Bom Jesus de Cuiabá após funcionários contraírem Covid-19

CUIABÁ-PREV REFERÊNCIA

O modelo de gestão do Cuiabá-Prev tem se consolidado como uma referência para outras entidades previdenciárias municipais, estaduais e nacionais. Recentemente, por meio da Diretoria Especial de Investimento, o órgão conquistou o selo do Instituto Totum, que é uma exigência para profissionais que atuam na área previdenciária.

Do mesmo modo, a previdência municipal possui certificações nacionais por preencher requisitos de gestão de qualidade. Estão entres elas: o Selo ISO 9001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o Pró-Gestão do Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil).

Somado a isso, o Conselho Municipal Previdenciário recebeu, por três anos consecutivos, o Selo Conselho Transparente, outorgado pela Controladoria Geral do Município. A premiação é responsável por atestar a conformidade com a transparência pública, beneficiando o servidor, o Poder Público, e toda sociedade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Conferência Municipal de Saúde discute SUS com presença de ex-ministro

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA