CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá é destaque no “City Leadership Forum de Mobilidade Urbana” em Santiago, no Chile

Publicado em

CUIABÁ

A secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Luciana Zamproni, participa nesta quarta-feira (13) do evento “City Leadership Forum de Mobilidade Urbana”, promovido pelo Cities Today Institute, que acontece na capital do Chile, Santiago, no auditório do hotel The Ritz Carlton. Cuiabá foi uma das sete cidades selecionadas como exemplo de modernização, desde a licitação até a transformação do transporte público sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O evento segue até esta quinta-feira (14) com apresentações de painéis e troca de experiências.

“É um orgulho para mim, hoje, ter sido convidada para participar deste evento, podendo dar uma palestra e dialogar com representantes de todo o Mercosul — Chile, Uruguai, Argentina — e ser uma das sete cidades escolhidas pelo Instituto para falar dos investimentos em mobilidade urbana realizados sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro,” destacou a secretária Luciana Zamproni. Ela participa de um painel sobre a integração entre o transporte público e privado, enfatizando os avanços de Cuiabá.

A secretária relembrou conquistas importantes, como a licitação realizada em 2019 para o transporte público, que atualizou um sistema que estava há mais de 20 anos sem renovação. Naquela época, apenas 20% da frota de ônibus possuía ar-condicionado. “Hoje, graças aos esforços da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, 100% da frota operacional é climatizada. Além disso, foram introduzidos veículos Euro 6, que atendem às rigorosas normas europeias de redução de emissão de poluentes, com menor impacto ambiental e maior durabilidade. Um ônibus Euro 6 é um veículo pesado com motor a diesel que atende a um conjunto de normas regulamentadoras da União Europeia sobre emissão de poluentes, visando reduzir óxidos de nitrogênio (NOx), partículas e outros poluentes atmosféricos,” explicou Luciana.

Leia Também:  Mercado do Porto em breve oferecerá internet gratuita para feirantes e frequentadores

“Cuiabá é a única cidade do Brasil com 100% da frota climatizada, e continuamos trabalhando para garantir conforto aos usuários de transporte público da nossa capital,” reforçou.

Além das melhorias nos veículos, a modernização do transporte público inclui a instalação de mais de 1.400 abrigos de ônibus, um projeto desenvolvido durante a gestão de Emanuel e Márcia Pinheiro. A cidade conta agora com três estações climatizadas e, até o final da gestão, será inaugurado o primeiro terminal climatizado de Cuiabá, o Terminal CPA III. Outros avanços incluem a construção de dois viadutos, novas passarelas, uma sinalização mais eficiente e a implantação de um parque semafórico moderno que reduziu os transtornos para a população.

“Cuiabá ainda tem desafios pela frente, mas os últimos oito anos foram marcados por um progresso significativo em mobilidade urbana, focado no bem-estar e na modernização da cidade,” concluiu Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá remove sete toneladas de lixo de condomínio interditado por risco à saúde pública

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA