CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá 305 anos: “Minha jornada é na construção de políticas que garantam que nossa gente viva com dignidade e em uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, diz Emanuel Pinheiro

Publicado em

CUIABÁ

Na manhã de hoje, 8 de abril, data de celebração dos 305 anos de Cuiabá, as comemorações iniciaram cedo. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou da Santa Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A celebração foi realizada pelo arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva e pelos padres Deustedh Almeida e Felisberto Samuel. O gestor, ao lado das secretária da Mulher, Celly Almeida, entrou na igreja carregando a bandeira de Cuiabá. 

“Hoje é dia de comemorar mais um ano de uma das minhas maiores paixões: a nossa Cuiabá. Aqui eu nasci, criei minha família, e sei que é o melhor lugar do mundo para se viver. Toda a minha jornada na vida pública foi e é voltada para construir políticas que garantam que nossa gente viva com dignidade e em uma cidade cada vez mais humana, inclusiva e preparada para o futuro. Ao longo dos últimos 7 anos, eu durmo e acordo pensando em como fazer mais por Cuiabá e isso pode ser visto em cada bairro, cada região. Tenho muito orgulho de poder fazer parte desses 305 anos”, declarou o prefeito. Assim, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, resumiu um pouco do trabalho que vem realizando pela capital-mato-grossense.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte de bebê vítima de maus-tratos

Ele relembrou, por exemplo, que a capital ganhará nos próximos dias a avenida Contorno Leste, que representa uma mudança de paradigma e um vislumbre do futuro de Cuiabá.

“Esta via é a maior da história de Cuiabá, com 17,34 quilômetros de pista dupla, ciclovia e iluminação LED, conectando o distrito industrial à Rodovia Manoel Piero. Antes desse desenvolvimento, a região era pouco valorizada, com pequenos sítios e chácaras, mas agora estamos interligando comunidades, comércios e oportunidades. No dia 18 de abril, entregaremos os primeiros 13 quilômetros do Contorno Leste, com pista dupla e ciclovia. Também apresentei o novo Plano de Mobilidade Urbana à Câmara Municipal, um passo importante para preparar Cuiabá para os próximos anos. Este plano visa melhorar a mobilidade urbana, especialmente para o transporte coletivo, e está alinhado com o desenvolvimento urbano planejado de nossa cidade”.

Ele também destacou os investimentos na Saúde Pública: “um legado para nossa população. Projetos como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), as duas UPAS e a Avenida dos Trabalhadores mostram nosso compromisso com o desenvolvimento futuro da cidade.

Leia Também:  Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

“A cada dia e a cada ano, avançamos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária, guiada por nosso povo extraordinário, capaz de superar desafios geográficos e distâncias dos grandes centros ao longo de mais de três séculos de história. É gratificante testemunhar com 305 anos de progresso estão transformando nossa cidade em um polo emergente e respeitado nacionalmente. Que Deus abençoe nossa comunidade e cidade, e que o progresso, desenvolvimento e prosperidade continuem”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Viva Cuiabá

Comemorando os 305 anos de história e tradição. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma programação esportiva e cultural para celebrar a data de forma especial, o Viva Cuiabá, realizado em parceria com a Arquidiocese de Cuiabá, como forma de homenagear o Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Confira:

8/04- Segunda-feira

6h30- Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
7h30- Alvorada com a participação do Exército Brasileiro na Praça da República
18h- Culto Ecumênico na Praça Alencastro
19h-  Viva Cuiabá – Praça Alencastro- Shows regionais (Turma do Bill, Novo Som)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Publicados

em

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá é parceira da Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Prefeitura recebe emenda para implantação de pontos de acesso à internet gratuita em Cuiabá

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA