CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Crianças em tratamento contra o câncer visitam Aquário e Museu do Rio

Publicado em

CUIABÁ

Seis crianças em tratamento contra o câncer tiveram uma tarde especial durante uma visita ao Aquário Municipal e ao Museu do Rio Cuiabá, nesta quarta-feira (29). O espaço foi aberto exclusivamente para proporcionar experiências únicas a essas crianças.

O secretário de Turismo, Fernando Medeiros, ressaltou que a ação leva alegria aos pequenos. Eles aproveitaram o passeio monitorado pela equipe da Secretaria de Turismo e, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, participaram de um lanche da tarde no local.

“Fico imensamente feliz por poder levar um pouco de alegria a essas crianças, que enfrentam diariamente desafios nos hospitais, passando por tratamentos difíceis e dolorosos. Ver o brilho em seus olhos ao conhecerem o aquário e descobrirem a história no museu é uma experiência gratificante. Como gestores públicos, nosso papel é transformar vidas, especialmente a das crianças da AACC”, afirmou Fernando.

Josiane Batista Barbosa, mãe do pequeno Endryck, de 7 anos, e de Loys Rhavena, de 6 anos, que está em tratamento há um ano e dois meses, afirmou que a visita ao aquário municipal encantou as crianças. “Eles nunca tinham visto um peixe tão grande assim. Esse passeio estimula a curiosidade e ajuda a distraí-los. É bom sair de vez em quando, ocupar um pouco a cabeça e esquecer, nem que seja por um momento, o tratamento”, disse Josiane.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de empresário Joseph Mikhail Malouf

A visita foi solicitada por meio de ofício, incluindo todas as restrições necessárias para garantir a segurança das crianças. Atendendo à solicitação da AACCMT, o espaço foi aberto exclusivamente para elas, evitando o contato com outras pessoas, devido à imunidade fragilizada pelo tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Conforme a assistente social da Associação, Claudia Figueiredo, a Secretaria de Turismo atendeu a todas as solicitações referentes às restrições.

“Tudo foi muito bem organizado pela equipe do Aquário Municipal e do Museu do Rio. São seis crianças que saíram, por um momento, da rotina entre hospital e casa de apoio. Elas fazem tratamento no HCanMT e na Santa Casa. A maioria dos que estão aqui veio do interior e não conhece Cuiabá. Hoje, tiveram a oportunidade de conhecer a história da capital. Essa atenção e esse cuidado fazem toda a diferença, tanto para as crianças quanto para as famílias dos assistidos”, afirmou Claudia.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma das crianças autistas assistidas pela AACCMT durante visita ao Aquário Municipal. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos das crianças em momentos com os peixes, durante a visitação ao Museu do Rio, que expõe peças do artesanato local e fotográfico sobre a história de Cuiabá.

Leia Também:  Prefeitura paga servidores e movimenta R$ 101 milhões em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Publicados

em

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de empresário Joseph Mikhail Malouf

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Prefeito lamenta morte de sua tia Dulce Pinheiro; "foi uma grande mulher e vai deixar muitas saudades"; Primeira-dama externa condolências

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA