CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Com participação de ministros de Lula, prefeito e primeira-dama de Cuiabá efetivam programa Prato Cheio e adesão ao Plano Brasil Sem Fome

Publicado em

CUIABÁ

A gestão Emanuel Pinheiro reforçou o compromisso no combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade social, na manhã desta sexta-feira (22), com a assinatura de convênio para efetivação do maior programa da história de Cuiabá: o Prato Cheio, além da adesão ao Plano Brasil Sem Fome, desenvolvido pelo governo federal, que agrega 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

Para a solenidade, três ministros foram destacados, o de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e de Desenvolvimento Agrário e de Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O convênio foi assinado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, tendo ao seu lado a primeira-dama Márcia Pinheiro, reconhecida nacionalmente como uma das principais defensoras das estratégias voltadas para a resolução do desafio. No total, o programa Prato Cheio ofertará mais de 26 mil refeições ao mês, por meio de 20 restaurantes credenciados em bairros das quatro regionais de Cuiabá.

“A fome não conhece fronteiras, não faz distinção de idade, raça, gênero ou nacionalidade. Ela é uma ameaça constante à dignidade humana e à igualdade de oportunidades. Cada indivíduo que enfrenta a fome é uma voz silenciada, um potencial não realizado, uma vida que poderia contribuir para um mundo melhor, mas que está impedida de fazer isso devido à carência de recursos básicos”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, enfatizou que a hora de agir é agora. “Não podemos mais adiar a erradicação da fome como um objetivo distante. Cada dia que passa com pessoas enfrentando a fome é um dia perdido para a humanidade. É hora de unir esforços, recursos e conhecimento para garantir que ninguém mais sofra com a falta de alimentos. O combate à fome não é apenas uma obrigação, é um investimento no futuro de um mundo mais justo e compassivo. É uma missão que devemos abraçar com urgência e determinação”.

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, elogiou as ações da Prefeitura de Cuiabá e afirmou que o Governo Federal continuará sendo parceiro nas políticas de assistência social.

“A Prefeitura está fazendo um investimento para melhorar e ampliar o Restaurante Popular e nós vamos trabalhar uma parceria com o programa de aquisição de alimentos. Estamos integrando a segurança alimentar com outras políticas que a Prefeitura já trabalha de cuidados às crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua. São ações que o presidente Lula tem muita paixão. Vamos trabalhar com o prefeito Emanuel Pinheiro não só para proteger os mais carentes, mas para tirar da pobreza”, disse o ministro Wellington Dias.

Leia Também:  Hospital Municipal de Cuiabá realizou mais de 30 mil cirurgias e taxa de ocupação atinge média de 95%

“Ministro Paulo Teixeira, Wellington Dias e Carlos Fávaro são políticos vocacionados, políticos experientes, políticos que entendem as necessidades do povo brasileiro. É por isso que eles estão lutando incansavelmente e deixarão uma marca única e distinta na história, especialmente no que diz respeito à paz no movimento agrário e à realização da reforma agrária em nosso país. Apesar de ser conhecido como celeiro do agronegócio no Brasil e no mundo, é importante lembrar que mais de oitocentas mil pessoas dependem do Bolsa Família ou de benefícios de assistência contínua no Estado. Isso é um paradoxo que precisa ser eliminado de nossa história, e isso só será possível com políticas públicas sensíveis, humanas e com um entendimento profundo da realidade brasileira”, declarou o deputado federal Emanuelzinho ao reiterar o esforço pelo coletivo.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, classificou o programa idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro como visionário. Destacou ainda que levará de Cuiabá o exemplo de uma cidade que será a primeira a tirar o povo do mapa da fome no país.

“A primeira-dama, quando apresentou esse programa para o nosso então candidato à presidência, Lula, foi visionária, fez uma aposta e hoje está entregando o resultado dessa aposta à população cuiabana. Em alguns anos, é possível que vejamos uma criança, que estava em situação de profunda insegurança alimentar, sendo uma cientista, um prefeito, governador, presidente da República. E isso, porque vocês acreditaram nessa criança e entenderam que o lugar dela é ser bem alimentada, frequentando a escola e desenvolvendo seus talentos”, disse.

Visita Técnica à Obra

Durante extensa agenda nesta manhã, os ministros visitaram a unidade Centro de Referência e Assistência Social do Jardim Colorado, onde são atendidas mais de 200 famílias. Também realizaram uma visita técnica à obra do novo Restaurante Popular Elza Fortunato Biancardini, que irá dispor refeições a R$ 2 à população carente, e será entregue nos próximos dez dias.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama prestigiam mais um dia do 'Refestela Cuiabá'

Plano Brasil Sem Fome

A estratégia do Governo Federal, que abarca o fortalecimento do novo programa Bolsa Família, a iniciativa de busca ativa por pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como o estímulo à capacitação profissional e à integração no mercado de trabalho, reforça o compromisso de diversos níveis governamentais em enfrentar esses desafios prementes.

A colaboração entre esferas governamentais, como a adesão da Prefeitura de Cuiabá ao Plano, demonstra o potencial de resultados positivos quando diferentes partes se unem em prol de um objetivo comum. “A meta declarada de remover o país do Mapa da Fome até 2030 é ambiciosa, porém, é com ações coordenadas e estratégicas como essas que podemos avançar significativamente na redução da pobreza e da fome em nosso país”, disse Márcia.

Ela explicou que a procura ativa por pessoas em situação de vulnerabilidade, o reforço do programa Bolsa Família e o estímulo à capacitação profissional são pilares fundamentais para alcançar resultados concretos. “Ao promover o acesso a recursos essenciais, oportunidades de emprego e capacitação, estamos não apenas atacando as consequências imediatas da fome e da pobreza, mas também trabalhando na construção de um futuro mais inclusivo e próspero para nossa sociedade”.

Autoridades presentes
Participaram da solenidade as seguintes autoridades: ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; deputado federal Emanuelzinho; secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity; vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa; secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira; de Gestão. Ellaine Mendes; da Mulher, Cely Almeida; de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego; de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo; de Cultura e Lazer, Aluízio Leite; de Governo, Wilton Coelho; os deputados estaduais Juca do Guaraná, Valdir Barranco e Lúdio Cabral; os vereadores Chico 2000, Mário Nadaf, Dídimo Vovô, Sargento Vidal, Paulo Henrique, Lilo Pinheiro e Edna Sampaio; prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo Português; presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Guimi; secretário da Frente Parlamentar de Vereadores Mato Grosso/Pará, vereador Wanderley Paulo; presidente do Incra, Cesar Aldrighi.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama prestigiam mais um dia do 'Refestela Cuiabá'

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Agentes da Semob doam brinquedos para crianças e adolescentes no HMC e em escola do município

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA