CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Idade é atualizada e segundo reforço passa a ser aplicado em pessoas de 25 anos ou mais em Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. 

A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.

“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso já é recomendado – não obrigatório – o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.

Leia Também:  Interdição na Av. Prefeito Murilo Domingos começa neste sábado (11) para obras de drenagem

“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário. 

Onde Vacinar:

– Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.

Horário expediente normal – Das 7h:30 às 11h e das 13h30 às 16h.

1 – Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);

2 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);

3 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );

4 – ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

5 – Clínica de Atenção Primária a Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro);

6 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

Leia Também:  Várzea Grande - Parceria

7 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;

8 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

9 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);

11 – ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);

12 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

13 – USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);

14 – ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);

15 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);

16 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;

17 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

18 – ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);

19 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

20 – ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;

21 e 22 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

– Ponto específico da Upa do Ipase – na Tenda da Prevenção – Também há a vacina contra a Covid-19.

– Horário das 8h às 16h.

Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Detran-MT reforça a importância do uso do capacete para motociclistas

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA