Sinop
Vigilância em Saúde de Sinop alerta para novo comportamento reprodutivo do mosquito da dengue
Sinop
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sinop, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou dados que apontam um novo comportamento reprodutivo do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A mudança permite que as fêmeas utilizem não apenas água limpa e parada, mas também ambientes com água contaminada — como óleo automotivo, barro e produtos químicos, a exemplo da soda cáustica — para a reprodução, algo que não era registrado anteriormente, especialmente em locais com resíduos oleosos e químicos.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Jorge Bevilaqua, o novo comportamento representa um importante sinal de alerta, sobretudo neste período de chuvas intensas, quando as condições para a proliferação do mosquito se tornam ainda mais favoráveis devido ao acúmulo de água.
“Antes, o mosquito se proliferava apenas em água limpa e parada. Hoje, não mais. Ele também se reproduz em água suja. Já encontramos focos em caixas utilizadas por funcionários de mecânicas para lavar as mãos com graxa e óleo. O óleo se acumula na superfície e, por baixo, os mosquitos conseguem se desenvolver. Isso mostra o nível de adaptação do Aedes. Também já identificamos focos em lavadores de veículos, em locais com produtos químicos pesados. São situações bastante preocupantes”, relatou.
Em razão dessa nova fase do mosquito, a Vigilância em Saúde tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos que mantêm locais com acúmulo de água para a execução de serviços, como mecânicas, oficinas e borracharias. A medida busca tornar o combate ao inseto mais eficaz, especialmente na área urbana, onde se concentram a maioria dos casos. Outro comportamento observado pelas equipes é a presença de larvas em locais com altura superior a 50 metros, situação pouco frequente em anos anteriores.
“Existe um mito de que o Aedes não alcança grandes alturas, mas isso não é verdade. Já encontramos focos em caixas d’água instaladas a mais de 50 metros de altura, no topo de prédios com 20 andares ou mais. Assim como nós subimos andar por andar, ele também avança gradualmente até chegar lá”, explicou Bevilaqua.
Ciclo de vida
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti varia de 34 a 55 dias. O período larvário dura entre quatro e dez dias; o restante corresponde à fase adulta, quando ocorre a transmissão das doenças, caso o mosquito esteja contaminado.
“Na fase adulta, ele pode viver de 30 a 45 dias, podendo chegar a até dois meses. É um período longo e, nesse tempo, o potencial de transmissão é muito grande”, destacou o diretor.
Durante esse ciclo, uma única fêmea pode colocar até 450 ovos, que, ao eclodirem, dão origem a novos mosquitos. “É uma quantidade muito grande. Basta imaginar o quanto isso contribui para a rápida proliferação”, alertou.
Cuidados domésticos
O coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza Costa, reforça que os cuidados domésticos para combater a proliferação do Aedes aegypti continuam sendo os mesmos e não sofreram alterações. A orientação é que a população mantenha a atenção semanal para evitar que qualquer recipiente com água se torne um criadouro. O mosquito necessita de volumes mínimos para depositar seus ovos — uma tampinha de garrafa PET, com cerca de 4 a 5 mililitros de água, já é suficiente.
“Não importa o material. Calhas, pratos de plantas, pneus, lonas, recipientes de água de animais domésticos — tudo pode virar criadouro. É fundamental observar o quintal, a residência, o comércio ou a indústria. Quem possui um imóvel precisa ter esse zelo. Terrenos baldios também devem ser mantidos limpos, sem mato, pois além de servirem como criadouro, podem se tornar abrigo para animais peçonhentos”, orientou.
Alef também destacou que a maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências e que bairros com maior frequência de coleta de lixo lideram, paradoxalmente, os índices anuais.
“Cerca de 80% dos focos que encontramos estão em residências e estão relacionados ao lixo doméstico. O principal vilão hoje está dentro de casa e é algo fácil de resolver. A coleta de lixo ocorre semanalmente em todos os bairros, e em alguns, até três vezes por semana. Mesmo assim, bairros como Violetas e Jardim Primavera lideram os índices de focos. Isso demonstra a necessidade urgente de mudança de mentalidade da população”, enfatizou.
Estatística
Em 2025, Sinop registrou mais de 4 mil casos positivos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, sendo 2.746 de chikungunya, 1.282 de dengue e nove de zika. No mesmo período, 13 pessoas morreram em decorrência de complicações, sendo 12 por chikungunya e uma por dengue.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Formação da Guarda Civil permitirá reforço no policiamento das ruas de Sinop
O prefeito Roberto Dorner acompanhou o evento e demonstrou contentamento ao tirar do papel uma ação aguardada há uma década, que é a formação da guarda em agentes armados. “Essa aula inaugural vem para aperfeiçoar o trabalho dos nossos guardas civis, para que tenham também poder de polícia. Há muitos anos já vem sendo falado nesse assunto e, quando assumimos a gestão, trabalhamos fortemente para que esse projeto se tornasse realidade. Esse curso vem para aperfeiçoar cada vez mais a segurança da nossa cidade e colocar os agentes fazendo o belo serviço que eles já fazem, na forma da lei”, disse.
Todos os 47 agentes de trânsito de Sinop, juntamente com mais 2 agentes de Lucas do Rio Verde, participarão do curso formativo, que contempla aulas teóricas e práticas, com tempo estimado de três meses de duração. A formação será ministrada pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), de Minas Gerais, única instituição do Brasil que realiza concurso e formação das Guardas. Somente em 2025, o IBGP realizou 120 concursos para GCM’s.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, a empresa contratada possui amplo respaldo para ministrar a formação. “É uma empresa que tem ampla experiência, já formou várias guardas municipais estados afora no Brasil e nós temos a convicção que contratamos uma das melhores empresas, para proporcionar a melhor formação aqui para nossos agentes”, assegurou.
Ao término do curso, os agentes aprovados e aptos poderão atuar mediante o porte de arma de fogo. Vale lembrar que Sinop já conta com armamento disponível, para ser repassada aos agentes, sendo: 30 pistolas (9mm), 5 carabinas (9mm) e 4 espingardas (12mm).
Conforme destacou o vice-prefeito, Paulinho Abreu, esse é um sonho antigo, que já vem sendo trabalhado há alguns anos e que a atual gestão contribuiu para que isso se concretizasse, a exemplo da transformação da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano para Secretaria de Segurança e Trânsito. “O prefeito Roberto Dorner deu prioridade para a Guarda, valorizou os guardas civis municipais, e também criou essa lei, dando essa possibilidade dessa migração. Foi o prefeito que teve coragem, de capacitar e elevar o nível dos nossos guardas civis, para poder também estarem utilizando arma de fogo, para fazer esse papel na segurança pública, vindo a agregar e somar muito na segurança da nossa cidade”, destacou.
Sodré reforçou que a GCM irá somar e contribuir com as demais forças de segurança. “Não somos concorrentes, somos complementares, forças auxiliares para ajudar a prover uma qualidade de vida melhor para o nosso cidadão. A Guarda Civil não vai deixar atuar no trânsito, vai continuar atuando com foco principal no trânsito, mas, gradativamente, vai reforçando essas atividades no âmbito da segurança pública, junto com as demais forças de segurança”, concluiu.
Para o comandante da GCM, Geraldo Campagnaro, o porte de arma trará mais responsabilidade, mas os agentes estão preparados para essa nova fase. “Nós vamos ter uma ferramenta para que, caso haja necessidade, nós possamos defender a nós mesmos e a quem esteja sofrendo uma injusta agressão. Há 23 anos a Guarda tem feito um trabalho de excelência em Sinop, sem nenhum registro de nenhuma situação que colocasse em dúvida a credibilidade da instituição, e de agora para frente não será diferente”, salientou.
Como será o curso?
De acordo com o instrutor do IBGP, Brayon Erik, que é guarda civil em Ribeirão Preto – SP e ministrou a aula inaugural, os agentes de Sinop verão conteúdos importantes nesta formação. “O curso vai começar com legislação, ronda escolar, patrulha Maria da Penha, primeiros socorros, também passa por técnicas operacionais policiais, que é aquela parte justamente que eles vão aprender a questão de abordagem, o algemamento”, explicou.
Após a parte teórica, os agentes aptos também irão aprender na prática como portar uma arma, como atirar, em quais ocasiões recorrer ao uso da arma de fogo. Brayon reforçou que todos os agentes passam por avaliações psicológicas antes de iniciarem os treinos práticos. “Somente os agentes aptos irão manusear o armamento”, pontuou.
Sodré explicou que o curso será oportunizado a todos os agentes municipais e, caso algum não avance para as etapas práticas de porte de arma, será mantido no quadro da Secretaria de Segurança mais focado nas ações relacionadas ao trânsito.
O instrutor destacou que a Guarda Civil armada proporciona mais segurança, não só aos próprios agentes, quanto à sociedade. “O bandido vai pensar duas vezes antes de vir para Sinop, se ele vê o guarda municipal portando uma arma longa, por exemplo, nas entradas da cidade. Então, é esse policiamento municipal que a gente vem estimulando pelo Brasil e agora, graças a Deus, chegamos aqui em Sinop para trazer essa visão de policiamento preventivo e ostensivo da polícia municipal, que aqui em Sinop já tem feito trabalho de excelência”, disse.
Cobertura: Aula Inaugural do Curso de formação da Guarda Armada | Flickr
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES7 dias atrásCBF anuncia “nova era” na arbitragem: Série A terá árbitros contratados, salário fixo e equipe multidisciplinar
-
ESPORTES7 dias atrásDéficit em 2025 cresce e dívida do Corinthians chega a R$ 2,8 bilhões
-
ESPORTES4 dias atrásCampeonato Mato-Grossense 2026 — Projeções e Palpites: rodada 7 promete definir rumos do estadual
-
ESPORTES4 dias atrásCampeonato Mato-Grossense 2026: Mixto defende liderança e rodada promete reviravoltas neste fim de semana
-
ESPORTES4 dias atrásChampions League | Sorteio define confrontos da fase mata-mata com reencontro épico entre Real Madrid e Benfica
-
ESPORTES6 dias atrásCopa do Brasil 2026: sorteio define caminhos e clubes de Mato Grosso já conhecem seus desafios
-
ESPORTES6 dias atrásZanotti decide em Londres, Corinthians derruba o Gotham e vai à final da Copa dos Campeões Feminina da FIFA
-
ESPORTES7 dias atrásDa Groenlândia aos Gramados: a ameaça de boicote europeu à Copa do Mundo 2026





