CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura vai entregar mais de 100 certificados pelo programa Impulsione o seu Futuro para estudantes do Alto da Glória

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, continua investindo na qualificação profissional de jovens e no aumento da empregabilidade do município. Dando mais um passo rumo à essa conquista, nesta quarta-feira (22), às 9h, será feita a entrega dos 119 certificados do Programa Impulsione seu Futuro para os alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória. A entrega será na própria unidade escolar.

Esses estudantes se enquadram no perfil de menor e jovem aprendiz, com idades entre 14 a 18 anos, e participaram do período de treinamento, que os capacitou a ingressar no mercado de trabalho com mais preparo e assertividade. Entre os conteúdos abordados durante os cinco dias de oficinas do Impulsione seu Futuro, está a prática da proatividade no ambiente de trabalho, apresentação das leis trabalhistas e como fazer a emissão da carteira de trabalho.

Outro assunto bastante discutido nos encontros é o planejamento pessoal, com orientação profissional e de carreira. Os professores também ensinam técnicas para participar de uma entrevista de emprego, marketing pessoal e incentivam o despertar para o empreendedorismo. 

Leia Também:  Confira a programação do 'Viva o Feriado em Cuiabá' para o fim de semana

De acordo com a psicóloga e facilitadora do programa, Irenilde de Souza, a ação alcança adolescentes e jovens que, muitas vezes, se encontram sem perspectiva profissional, mas começam a ter mais clareza e direcionamento, após participarem do Impulsione seu Futuro. “É gratificante poder proporcionar conhecimento, direcionamento e assertividade para os iniciantes no mercado de trabalho, que são os adolescentes. Os motivamos o tempo todo a irem em busca do crescimento pessoal, por isso o nome do curso é impulsione seu futuro”, declarou.

A facilitadora informou ainda que a prefeitura, por meio do Sine, segue em contato com as empresas que solicitam os menores e jovens aprendizes para ingresso no mercado de trabalho em Sinop. Com essa relação direta foi possível perceber que as empresas demonstram satisfação em receber alunos que passaram pelo treinamento do Impulsione. “Já passamos por várias escolas no ano passado e uma parte desses jovens já estão inseridos no mercado de trabalho. Nós recebemos o relato de uma empresa, no ano passado, que contratou mais de 150 jovens dizendo que os jovens que passaram pelo programa tem um bom desempenho e são assertivos em todas as funções que desenvolvem. Os alunos que passaram por nós chegam lá assertivos, as empresas ficam satisfeitas com os resultados de iniciar com o jovem aprendiz que já tenha algum direcionamento”, completou Irenilde.  

Leia Também:  IV Fórum Municipal dos direitos das mulheres terá participação especial de Maria da Penha

Essa ação acontece periodicamente dentro das escolas de Sinop, e está proporcionando o aprimoramento profissional dos adolescentes e jovens do município. Esse estudante precisa estar com o cadastro atualizado no Sine, para que, assim que o empregador precisar de jovens aprendizes, o Sine consiga entrar em contato e fazer o encaminhamento de acordo com o perfil solicitado pelo contratante e a melhor logística para o jovem aprendiz.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá conclui fase das audiências públicas referente a LDO 2024

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Câmara devolve mais de R$ 3 milhões para Executivo e Prefeito destaca investimentos

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA