CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura leva orientações sobre preparo de alimentos às merendeiras da rede municipal

Publicado em

Sinop

Nesta semana, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com a Faculdade Fasipe, está realizando uma capacitação especial para as merendeiras do município. O objetivo é aprimorar o trabalho dessas profissionais, garantindo uma alimentação de qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a capacitação, as merendeiras receberam orientações sobre preparo adequado dos alimentos, higiene na cozinha, armazenamento correto dos produtos, entre outros temas relacionados à segurança alimentar. Além disso, também foram abordadas técnicas de preparo de refeições saudáveis e balanceadas, com foco na promoção da saúde e nutrição das crianças.

Beatriz Mendonça, que é a nutricionista responsável técnica pela rede municipal de ensino, explica que o treinamento também é importante para otimizar o tempo dentro da cozinha nas preparações que são feitas em cima do cardápio, elaborado pelos nutricionistas. “A gestão tem um olhar humano em relação às merendeiras, onde o intuito é ajudá-las a enriquecer a nossa merenda escolar, uma preparação com um tempero diferente, com incremento de técnicas gastronômicas. Além de tudo, ajudam no trabalho dentro da cozinha, facilita para as merendeiras, ajudam as crianças a aceitarem melhor o cardápio que é composto por todas as vitaminas, minerais e nutrientes que as crianças precisam”.

Leia Também:  Prefeito de Sinop destaca fomento à economia proporcionada pela Exponorte 2026

A iniciativa mostra o compromisso da Prefeitura de Sinop em proporcionar uma alimentação de qualidade aos estudantes da rede municipal de ensino. A capacitação das merendeiras é essencial para garantir a oferta de refeições saudáveis e nutritivas, contribuindo para o bom desempenho dos alunos em sala de aula.

Isabel Santos Silva, que é merendeira da Escola Municipal De Educação Infantil Gente Feliz, destacou que está muito feliz em participar da capacitação. “Vamos aperfeiçoando cada vez mais, para levar o melhor para as nossas crianças. Eu estou trabalhando na prefeitura há quatorze anos e essa é a primeira vez que uma capacitação como essa para as merendeiras, eu estou gostando muito, e aprendendo bastante”.

A parceria entre a Prefeitura e a Faculdade foi fundamental para o sucesso da capacitação. A instituição disponibilizou professores da área de gastronomia, que ministraram as aulas teóricas e práticas, auxiliando as merendeiras a aprimorarem suas habilidades culinárias. “Eu estou apresentando algumas técnicas e truques para tornar a rotina na cozinha delas um pouco mais fácil. Capacitações como essa são muito importantes, o conhecimento em si tem que ser compartilhado, e elas acabam trocando muitas experiências nesses treinamentos que elas têm.” disse a coordenadora do curso de gastronomia, Angélica Sarine.

Leia Também:  Limpeza de áreas verdes e institucionais é intensificada; lixo descartado irregularmente é recolhido

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  STF lança obra para auxiliar audiência pública sobre responsabilidade civil de provedores de Internet

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Sine realiza entrevistas de emprego nesta quarta (12) e quinta-feira (13) para contratações imediatas em Sinop

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA