CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop realiza aula inaugural da Guarda Civil Municipal armada nesta segunda-feira (02)

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, realiza na noite desta segunda-feira (02), às 19h, a cerimônia de lançamento da formação da Guarda Civil Municipal (GCM) armada. O evento marca o início de um novo ciclo na história da Guarda e da Secretaria e ocorrerá no Plenário Deputado Jorge Abreu, na Câmara Municipal de Vereadores.

Na ocasião, será apresentada à população sinopense, aos guardas civis, às autoridades políticas municipais e à imprensa a grade curricular do curso que habilitará os servidores da GCM a atuar com armamento, em situações de conflito, e em apoio às demais forças de segurança que atuam no município. O prefeito Roberto Dorner participará do evento e destacou o momento como um marco para a segurança pública local.

“Nós temos a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e outras forças que já contribuem muito com a segurança da nossa cidade. Agora, depois de muito tempo, vamos contar também com a Guarda Civil armada para reforçar a segurança em Sinop. Estamos muito felizes por ver esse projeto se tornando realidade. Com muito esforço, ele está saindo do papel”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Leia Também:  Prefeito lamenta falecimento da Agente Comunitária de Saúde Ana Jalva dos Anjos

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, ressaltou que a aula inaugural integra um conjunto de ações que representam uma transformação significativa da pasta e do apoio à segurança do município. “Há pelo menos 10 anos os servidores da Secretaria aguardavam por esse momento. Com o apoio total da gestão do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho Abreu, estamos tirando do papel um projeto grandioso, que vem para transformar a segurança no município. Em 2024, a gestão alterou a nomenclatura da secretaria para ‘Segurança e Trânsito’, atendendo às reais necessidades da pasta, e agora avançamos ainda mais em benefício da população”, destacou.

Atualmente, o município conta com 47 guardas civis municipais, que passarão pelo treinamento para atuação em situações de conflito, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, entre as atribuições da GCM, o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário. A aula inaugural será conduzida pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), e o curso terá duração total de três meses.

A Câmara Municipal de Vereadores está localizada na Avenida das Figueiras, nº 1.835, Setor Comercial de Sinop.

Leia Também:  Em clima de páscoa, mulheres atendidas nos CRAS participam de oficina de chocolate

SERVIÇO

O quê: Aula inaugural da formação da Guarda Civil Municipal armada
Quando: Hoje, segunda-feira, 2 de fevereiro, às 19h
Onde: Plenário Deputado Jorge Abreu – Câmara Municipal de Vereadores
Endereço: Avenida das Figueiras, nº 1.835, Setor Comercial – Sinop
Quem participa: Prefeito Roberto Dorner, autoridades municipais, guardas civis e imprensa
Realização: Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Formação da Guarda Civil permitirá reforço no policiamento das ruas de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou ontem (02), à noite, o processo de formação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em agentes armados. A ação garantirá aos guardas o poder de fogo e a atuação em conjunto com as demais forças de segurança nos trabalhos ostensivos. A aula inaugural, que dá o pontapé inicial ao curso, aconteceu no Plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Vereadores.
 
O prefeito Roberto Dorner acompanhou o evento e demonstrou contentamento ao tirar do papel uma ação aguardada há uma década, que é a formação da guarda em agentes armados. “Essa aula inaugural vem para aperfeiçoar o trabalho dos nossos guardas civis, para que tenham também poder de polícia. Há muitos anos já vem sendo falado nesse assunto e, quando assumimos a gestão, trabalhamos fortemente para que esse projeto se tornasse realidade. Esse curso vem para aperfeiçoar cada vez mais a segurança da nossa cidade e colocar os agentes fazendo o belo serviço que eles já fazem, na forma da lei”, disse.
 
Todos os 47 agentes de trânsito de Sinop, juntamente com mais 2 agentes de Lucas do Rio Verde, participarão do curso formativo, que contempla aulas teóricas e práticas, com tempo estimado de três meses de duração. A formação será ministrada pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), de Minas Gerais, única instituição do Brasil que realiza concurso e formação das Guardas. Somente em 2025, o IBGP realizou 120 concursos para GCM’s.
 
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, a empresa contratada possui amplo respaldo para ministrar a formação. “É uma empresa que tem ampla experiência, já formou várias guardas municipais estados afora no Brasil e nós temos a convicção que contratamos uma das melhores empresas, para proporcionar a melhor formação aqui para nossos agentes”, assegurou.
 
Ao término do curso, os agentes aprovados e aptos poderão atuar mediante o porte de arma de fogo. Vale lembrar que Sinop já conta com armamento disponível, para ser repassada aos agentes, sendo: 30 pistolas (9mm), 5 carabinas (9mm) e 4 espingardas (12mm).
 
Conforme destacou o vice-prefeito, Paulinho Abreu, esse é um sonho antigo, que já vem sendo trabalhado há alguns anos e que a atual gestão contribuiu para que isso se concretizasse, a exemplo da transformação da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano para Secretaria de Segurança e Trânsito. “O prefeito Roberto Dorner deu prioridade para a Guarda, valorizou os guardas civis municipais, e também criou essa lei, dando essa possibilidade dessa migração. Foi o prefeito que teve coragem, de capacitar e elevar o nível dos nossos guardas civis, para poder também estarem utilizando arma de fogo, para fazer esse papel na segurança pública, vindo a agregar e somar muito na segurança da nossa cidade”, destacou.
 
Sodré reforçou que a GCM irá somar e contribuir com as demais forças de segurança. “Não somos concorrentes, somos complementares, forças auxiliares para ajudar a prover uma qualidade de vida melhor para o nosso cidadão. A Guarda Civil não vai deixar atuar no trânsito, vai continuar atuando com foco principal no trânsito, mas, gradativamente, vai reforçando essas atividades no âmbito da segurança pública, junto com as demais forças de segurança”, concluiu.
 
Para o comandante da GCM, Geraldo Campagnaro, o porte de arma trará mais responsabilidade, mas os agentes estão preparados para essa nova fase. “Nós vamos ter uma ferramenta para que, caso haja necessidade, nós possamos defender a nós mesmos e a quem esteja sofrendo uma injusta agressão. Há 23 anos a Guarda tem feito um trabalho de excelência em Sinop, sem nenhum registro de nenhuma situação que colocasse em dúvida a credibilidade da instituição, e de agora para frente não será diferente”, salientou.
 
Como será o curso?

Leia Também:  Cem: de janeiro a novembro foram mais de 23 mil atendimentos especializados

De acordo com o instrutor do IBGP, Brayon Erik, que é guarda civil em Ribeirão Preto – SP e ministrou a aula inaugural, os agentes de Sinop verão conteúdos importantes nesta formação. “O curso vai começar com legislação, ronda escolar, patrulha Maria da Penha, primeiros socorros, também passa por técnicas operacionais policiais, que é aquela parte justamente que eles vão aprender a questão de abordagem, o algemamento”, explicou.
 
Após a parte teórica, os agentes aptos também irão aprender na prática como portar uma arma, como atirar, em quais ocasiões recorrer ao uso da arma de fogo. Brayon reforçou que todos os agentes passam por avaliações psicológicas antes de iniciarem os treinos práticos. “Somente os agentes aptos irão manusear o armamento”, pontuou.
 
Sodré explicou que o curso será oportunizado a todos os agentes municipais e, caso algum não avance para as etapas práticas de porte de arma, será mantido no quadro da Secretaria de Segurança mais focado nas ações relacionadas ao trânsito.
 
O instrutor destacou que a Guarda Civil armada proporciona mais segurança, não só aos próprios agentes, quanto à sociedade. “O bandido vai pensar duas vezes antes de vir para Sinop, se ele vê o guarda municipal portando uma arma longa, por exemplo, nas entradas da cidade. Então, é esse policiamento municipal que a gente vem estimulando pelo Brasil e agora, graças a Deus, chegamos aqui em Sinop para trazer essa visão de policiamento preventivo e ostensivo da polícia municipal, que aqui em Sinop já tem feito trabalho de excelência”, disse.

Leia Também:  Festeja Sinop 51: uma maratona de fé, música, esporte e cultura movimenta a cidade entre 31 de agosto e 14 de setembro

Cobertura: Aula Inaugural do Curso de formação da Guarda Armada | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA