Sinop
Novos facilitadores atuarão na promoção da paz em ambiente escolar; Prefeito enaltece ação do Judiciário
Sinop
Pouco mais de 100 profissionais da educação das redes municipal e estadual de ensino foram certificados, hoje (11), como novos facilitadores de círculos de construção de paz, projeto realizado pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), do Tribunal de Justiça, com foco no acolhimento das dores e dificuldades emocionais, a construção de uma nova percepção social, baseada no diálogo, no respeito e na afetuosidade. A cerimônia, realizada no auditório de uma faculdade particular, contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva e demais autoridades do judiciário e foi acompanhada pelo prefeito Roberto Dorner, que enalteceu o trabalho e destacou a importância destes facilitadores em ambiente educacional.
“Essa iniciativa do Tribunal de Justiça em estar junto conosco, aqui no município, desenvolvendo essa política de promoção da cultura de paz e do diálogo é, com certeza, uma ferramenta que pode transformar a sociedade. Acredito que todas as práticas que vem de encontro para proteger a nossa sociedade são necessárias e muito bem-vindas. Quero parabenizar os novos facilitadores e ao Judiciário pela iniciativa. E quero aqui reafirmar o compromisso da Prefeitura de Sinop em todas as ações que visam beneficiar a população sinopense”, destacou Dorner.
Os círculos de construção de paz são conduzidos por facilitadores certificados pelo Poder Judiciário, que atuam estimulando as pessoas para o uso consciente da fala e da escuta ativa, fazendo com que elas reflitam e ressignifiquem as experiências vividas. Em seu discurso, a desembargadora Clarice Claudino destacou que o círculo tem como proposta fazer uma reflexão e uma conexão com a essência de cada indivíduo. “Eu acredito que tenho vivenciado experiências suficientes para depositar nessa metodologia uma grande esperança! Esperança na singeleza, na simplicidade de que essa metodologia nos oferta, que sentados em círculo, voltando às nossas origens, possamos voltar a refletir e a enxergarmos os outros na sua verdadeira essência. O círculo nos propõe isso”, pontuou.
A juíza Débora Roberta Pain Caldas é a coordenadora da Justiça Restaurativa em Sinop e destacou, em seu discurso, o avanço que o programa ganha com a formação dos novos facilitadores. “Agora, com essas 106 pessoas certificadas, nós conseguiremos, no próximo ano, cobrir um grande número de escolas municipais e estaduais para que os alunos, as crianças e adolescentes recebam essa potência que são os círculos de construção de paz”, disse. “A partir dessas crianças, que terão a oportunidade de estar ali dialogando em círculo e trabalhando com questões de bullying, de violência entre eles e até mesmo refletindo violências que vivenciam em casa, nós poderemos trabalhar essas crianças para que elas sejam adultas mais emocionalmente saudáveis e, com isso, termos uma população mais saudável”, complementou.
PROGRAMA MUNICIPAL
Neste ano, a Prefeitura de Sinop sancionou Lei nº 3209/2023 instituindo o Programa Municipal de Construção de Paz nas Escolas, uma iniciativa que tem o objetivo de promover a cultura de paz e diálogo no ambiente escolar, abrangendo atividades de pedagogia social, favorecendo a melhoria das relações sociais e soluções de conflitos entre os integrantes da comunidade escolar.
A implantação do programa foi articulada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sinop, em parceria com Câmara de Vereadores do município. A indicação do projeto partiu do vereador Paulinho Abreu. A Secretaria Municipal de Educação organizará e acompanhará as práticas de construção de paz e o Cejusc ficará responsável por fornecer os facilitadores que guiarão a experiência no círculo.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)
As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.
Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.
Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.
No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.
No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.
A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




