CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Inaugurado na região dos Vilas Centro de Convivência Dona Zezé: local ofertará várias atividades e serviços

Publicado em

Sinop

Inauguração

Inaugurado na manhã desta terça-feira (20), o Centro de Convivência Maria José de Oliveira Barbosa “Dona Zezé”, extensão do CRAS Menino Jesus na região dos Vilas, vai atender cerca de 400 pessoas semanalmente. A cerimônia de inauguração reuniu mais de 300 participantes entre famílias de moradores, autoridades e equipe de profissionais que atuarão no local. O prédio tem 650 metros quadrados de área construída, contendo cinco salas, que serão distribuídas entre o setor administrativo, sala para oficinas com crianças de 0 a 6 anos, sala de costura criativa equipada com máquinas e estrutura necessária, sala de artes, musicalização e outras oficinas, uma cozinha e três banheiros.

Das 24.877 famílias inscritas no Cadastro Único, 11.611 estão concentradas neste território onde o serviço foi implantado. O prefeito Roberto Dorner ressaltou que o Centro de Convivência é resultado de um esforço conjunto. “A Prefeitura continua trabalhando para conseguir entregar aquilo que a população tanto precisa, por isso estamos aqui hoje inaugurando essa unidade da Assistência Social, que vai atender a necessidade de centenas de famílias. Para que esse projeto saísse do papel nós contamos com a ajuda de todos os secretários, que trabalharam em conjunto pelo benefício dessa região e tivemos ainda o apoio dos vereadores, que foi fundamental”, considerou.

Antes a dona Ana Lucia Rosa, moradora do bairro Novo Jardim, participava dos grupos de convivência no CRAS Menino Jesus, por ser a unidade da Assistência Social mais próxima dela até o momento. “Eu ia mais longe, as vezes que tinha que ir de ônibus, agora não, posso vir até a pé, porque moro do lado. Estou muito feliz, de primeiro, antes de eu ir para o CRAS, eu perdi dois filhos e vivia só na cama, depois aprendi a fazer o crochê lá, estou vendendo muito e ganhando bem, agora vou entrar na oficina de corte e costura”, relatou.

Leia Também:  Com baixa vacinação de crianças, Centro de Operações recomenda uso de máscaras nas escolas

O presidente da Câmara Municipal, Paulinho Abreu, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Nós vereadores ficamos felizes em ver a ampliação dos serviços da Assistência Social chegar aqui nessa região, que tem o maior público alvo para ser atendido por esse projeto. Nós estamos sempre cobrando melhorias para esse território e vemos o resultado da gestão chegar aqui. Ficamos mais felizes ainda pela homenagem à Dona Zezé, que foi uma das precursoras da Assistência Social no município, a gente sabe da importância desse trabalho. Já aproveito para parabenizar a secretária Scheila pelo trabalho que ela tem feito junto a secretaria, trazendo os serviços para os bairros que realmente precisam”, elogiou.

A moradora do Residencial Boa Vista, Fátima Rodrigues Almeida, relatou alguns dos benefícios que a nova unidade já trouxe à população local e que ainda trará. “Esse serviço que veio para comunidade vai ajudar muito, porque aqui é um bairro muito grande. A facilidade vai ajudar os moradores, a partir desse momento que entrou a Assistência Social o povo daqui já não precisa mais sair tão longe para buscar recurso. Hoje a gente vê uma comunidade onde vai ter assistência para todos, em um lugar limpo e muito bonito”, destacou.

Leia Também:  Kalil Baracat recebe homenagem de idosos do centro de convivência Vovô Zeid

Uma das principais missões do Centro de Convivência é contribuir de forma efetiva, para redução da pobreza e incentivar a independência das famílias atendidas na unidade. “Aqui nós traremos serviços de capacitação profissional, esporte, cultura, queremos contribuir para transformação dessa região, acreditamos que o desenvolvimento social acontece com geração de emprego e renda e oportunidades para as pessoas, que estão em situação de vulnerabilidade, transformarem as suas vidas. Além dos atendimentos da Assistência Social vamos ofertar serviços que contribuam verdadeiramente para melhorar a realidade socioeconômica desses moradores. Nosso objetivo é proporcionar diversos cursos de qualificação aqui para atender as mães, os idosos, mas principalmente os adolescentes, como forma de prevenção tanto ao contato com a criminalidade nessa fase, quanto as situações de violação de direitos”, detalhou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

Luiz Alves Consentino é um dos representantes de bairro da região, ele destaca que a comunidade está orgulhosa em receber o Centro de Convivência. “Agradecemos ao prefeito e os vereadores que se esforçaram por isso aqui, é um orgulho para nós estar cada vez mais movimentando nosso bairro. Um privilégio para as mulheres, que vão aprender várias coisas, para as crianças e idosos também”, agradeceu.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)

Publicados

em

As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.

Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.

Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Leia Também:  Sinop: Saiba quais são os serviços ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde

No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.

No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.

No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.

Leia Também:  Prefeitura promove Copa Chucky de handebol com times do Estado

A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA