MATO GROSSO
Congresso fortalece integração entre estados e padronização de atendimento às vítimas de acidentes
MATO GROSSO
66A troca de experiências entre bombeiros militares, profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas de diferentes estados brasileiros durante o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) tem contribuído para o fortalecimento e a padronização dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito em todo o país.
Realizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, o congresso reúne representantes de 26 estados e do Distrito Federal, além de participantes internacionais, para discutir estratégias voltadas à redução dos sinistros de trânsito, ao aperfeiçoamento das técnicas de resgate e atendimento pré-hospitalar, bem como ao fortalecimento da integração entre as instituições responsáveis pelas operações de salvamento.
Ao longo dos três dias de programação, os participantes aprimoram seus conhecimentos por meio dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados às técnicas de atendimento pré-hospitalar e de resgate em ocorrências de média e alta complexidade. O evento também promove desafios técnicos que simulam situações reais de acidentes de trânsito, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, permitindo que as equipes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos.
A tenente-coronel BM Marielle Paula Voltarelli Rodrigues, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), explica que as atividades foram planejadas para reproduzir, com o máximo de fidelidade, as condições enfrentadas pelas equipes nas ocorrências do dia a dia. “No Desafio de Trauma, por exemplo, as equipes dispõem de apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e realizar todo o atendimento à vítima, seguindo protocolos técnicos rigorosos. A proposta é reproduzir, com o máximo de fidelidade, as condições encontradas em ocorrências reais”, disse.
Segundo a oficial, cada cenário é cuidadosamente elaborado para proporcionar uma experiência imersiva e tornar o treinamento ainda mais eficiente. “O cenário tem justamente esse objetivo: ser o mais realístico possível. Pensamos em cada detalhe, com árvores, folhas, galhos e todos os elementos que podem estar presentes em uma ocorrência real. Quanto mais próximo da realidade conseguimos tornar a prova, maior é a qualidade do treinamento. Embora seja uma competição, ela representa uma importante oportunidade de capacitação para as equipes”.
Ela destaca ainda que os cenários permanecem em sigilo até o início das provas e contam com vítimas simuladas caracterizadas por uma equipe especializada em maquiagem realística. “As vítimas ficam escondidas até o momento da prova, porque todo o cenário precisa ser uma surpresa para os competidores. Existe uma equipe especializada responsável pela maquiagem realística, reproduzindo diferentes tipos de lesões para que os participantes possam identificá-las e conduzir o atendimento exatamente como fariam em uma ocorrência real”.
Já no Holmatro Experience, os participantes enfrentam cenários que simulam operações de resgate em acidentes envolvendo veículos de grande porte, como ônibus e carretas, possibilitando o aperfeiçoamento das técnicas de salvamento nesse tipo de ocorrência.
Para a 2º sargento BM Larissa Gomes, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), a participação no congresso vai além da competição e representa uma oportunidade permanente de aperfeiçoamento profissional. “Participar desses desafios é um estímulo para o nosso aprendizado constante e para a nossa atualização. Observar os colegas trabalhando, competir e trocar experiências com bombeiros de outros estados faz toda a diferença. A gente faz novas amizades e leva muito conhecimento para casa”, garantiu.
Segundo a militar, a rotina do salvamento exige elevado preparo técnico e equilíbrio emocional. “No nosso trabalho, a gente não tem muita margem para errar. Quando um erro acontece, as consequências podem ser graves. Por isso, o treinamento constante é essencial para reduzir falhas e garantir um atendimento cada vez mais seguro”,
A busca pelo aperfeiçoamento também mobiliza equipes de outras regiões do país. O 3º sargento BM Guilherme Alves Queiros Souza, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), explica que a preparação para o congresso envolve treinamentos frequentes baseados em cenários semelhantes aos enfrentados no serviço operacional.
“Nossa equipe é formada por militares da região Norte de Minas Gerais. Realizamos treinamentos simulando tanto as provas quanto as ocorrências do dia a dia, sempre buscando desenvolver as melhores técnicas para retirar as vítimas com qualidade e no menor tempo possível”, afirmou.
Além da troca de experiências entre profissionais brasileiros, o congresso reúne participantes de Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, que compartilham conhecimentos, protocolos e boas práticas fortalecendo a cooperação internacional e contribuindo para a evolução dos serviços de emergência. O 2º Conesv se encerra nesta sexta-feira (26.6).
Mais informações sobre o evento: https://conesv.ligabom.com.br/
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio
As Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prenderam, nesta sexta-feira (26.6), um homem, de 39 anos, condenado por um homicídio ocorrido em Santa Helena de Goiás.
A captura foi possível após trabalho integrado de inteligência e troca de informações entre a Delegacia de Nova Xavantina e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), de Goiás
Após o crime, o suspeito se mudou para Mato Grosso e ficou morando em Nova Xavantina por alguns anos. Em 2024, ele se tornou suspeito de um roubo na cidade e, em meio à investigação, a equipe da Delegacia de Nova Xavantina descobriu o mandado de prisão por condenação transitada em julgado.
O procurado havia sido condenado a oito anos e dois meses de prisão, em regime inicial fechado e estava com mandado em aberto desde 2019.
Diante disso, a equipe realizou uma ação para cumpriu o mandado, porém, o condenado se mudou antes de a prisão ser concretizada, fugindo para Goiás.
A Polícia Civil de Mato Grosso seguiu com investigações para localizar o condenado e identificou seu novo paradeiro, em Goiânia. A equipe da Delegacia de Nova Xavantina indicou o local para a DIH de Goiás e o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (26.06), na residência do condenado.
Após a prisão, o capturado será submetido à audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL4 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão



