CUIABÁ
Produção recorde garante mais de R$ 9 milhões para fortalecer cirurgias eletivas em Cuiabá
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a marca de R$ 9 milhões em faturamento no Programa Fila Zero na Cirurgia. Entre março e maio de 2026, o município registrou R$ 9.247.226,82 em faturamento, sendo R$ 3.789.401,38 em março, R$ 3.805.934,77 em abril e R$ 1.651.890,67 em maio. O resultado representa um importante avanço no fortalecimento da assistência especializada e amplia os recursos destinados à realização de cirurgias eletivas na rede municipal.
O novo repasse foi oficializado por meio de portaria publicada na edição suplementar do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, na nesta segunda-feira (22). O documento consolida os valores referentes à produção ambulatorial e hospitalar executada pelo município no âmbito do Programa Fila Zero na Cirurgia.
O crescimento no faturamento demonstra a eficiência da Secretaria Municipal de Saúde na execução dos procedimentos eletivos, refletindo diretamente no aumento dos recursos destinados à continuidade da estratégia de ampliação do acesso às cirurgias e consultas especializadas.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o resultado representa o comprometimento da gestão com a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse resultado demonstra o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas. O aumento do faturamento significa mais recursos para fortalecer nossa rede e dar continuidade ao trabalho de redução das filas, garantindo atendimento cada vez mais ágil e eficiente aos cuiabanos”, afirmou.
O Programa Fila Zero é desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado e os municípios com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, consultas e exames especializados, reduzindo a demanda reprimida e proporcionando mais agilidade no atendimento aos pacientes que aguardam procedimentos eletivos.
Paralelamente ao aumento do aporte financeiro, a Secretaria Municipal de Saúde publicou, na sexta-feira (19), o Edital de Credenciamento nº 002/2026, que abre o cadastramento de pessoas jurídicas interessadas em prestar serviços especializados para a rede municipal de saúde.
A iniciativa prevê investimento estimado em R$ 148,1 milhões e integra as ações do Programa Fila Zero para ampliar a oferta de consultas, exames diagnósticos e cirurgias de média e alta complexidade realizadas pelo SUS.
O edital contempla 26 lotes e 543 itens, abrangendo diversas especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Diferentemente de uma licitação convencional, o credenciamento permitirá a habilitação de todas as empresas que atenderem aos requisitos técnicos, jurídicos, fiscais e operacionais, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal.
As contratações ocorrerão conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de um sistema de rodízio entre os prestadores credenciados. Os pacientes continuarão sendo encaminhados pelo Sistema Municipal de Regulação, priorizando a unidade com menor tempo de espera e mais próxima da residência do usuário.
Entre os serviços previstos estão consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, neurologia, ortopedia, cirurgia vascular, aparelho digestivo, aparelho circulatório, otorrinolaringologia e cirurgias reparadoras. O edital também contempla exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, mamografia, exames cardiológicos, ultrassonografias vasculares e endoscopias.
A expectativa é de uma significativa ampliação da capacidade de atendimento. O edital prevê, entre os quantitativos mensais estimados, 8.964 procedimentos oftalmológicos, 4.352 tomografias computadorizadas, 2.167 consultas especializadas, 1.817 exames cardiológicos, 1.509 ressonâncias magnéticas, 901 ultrassonografias vasculares, 889 procedimentos de cirurgia vascular e 823 atendimentos em otorrinolaringologia.
Com vigência de 60 meses, o credenciamento permanecerá aberto durante todo o período de validade do edital, permitindo que novas empresas ingressem no programa a qualquer momento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas




