MATO GROSSO
Governo de MT lança concurso para reconhecer cafés de excelência e ampliar oportunidades no setor
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso – “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, iniciativa que busca reconhecer os melhores cafés produzidos no estado e fortalecer a cafeicultura como fonte de renda para as famílias rurais. O evento aconteceu em Colniza, reconhecida no estado como ‘Capital do Café’, no sábado (20.6).
O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com apoio do Sebrae Mato Grosso e das prefeituras de Colniza e Juína.
O lançamento reuniu produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades da região noroeste do estado. Durante o evento, uma série de palestras orientou os participantes sobre todas as etapas da competição, desde os critérios de avaliação até os cuidados necessários na colheita e pós-colheita para garantir um café de alta qualidade.
Os produtores receberam orientações sobre o checklist diagnóstico que será avaliado pelo laboratório, a forma correta de embalar e enviar as amostras, a importância da ciência na produção cafeeira, além dos principais atributos analisados pelos especialistas, como aroma, sabor, acidez, corpo, finalização, uniformidade e ausência de defeitos.
A técnica de campo e empresária do setor de consultoria em cafeicultura e agricultura de precisão, Dra. Crislaiene Ladeia, destacou o potencial da região para a produção de cafés de qualidade.
“Temos uma combinação de fatores que coloca nossa região entre as mais promissoras para a produção de café no Brasil. Contamos com condições climáticas favoráveis, boa luminosidade ao longo do ano, baixa incidência de geadas e materiais genéticos já adaptados à realidade amazônica. Além disso, a força da agricultura familiar é um diferencial importante, pois permite maior eficiência produtiva e geração de renda no campo. Com o apoio de instituições de pesquisa, extensão e capacitação, estamos fortalecendo a cafeicultura regional e ampliando nosso potencial de crescimento e competitividade no mercado”, afirmou.
Entre os participantes estava o produtor Maurílio Márcio Lima, de Aripuanã, que vê no concurso uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “Esse concurso vai nos motivar ainda mais. Comecei a produzir café recentemente com apoio técnico da Empaer e da Seaf. Estou na segunda safra e toda a minha família está unida para ampliar a produção. Queremos aproveitar cada oportunidade para melhorar. As orientações que recebemos hoje sobre pós-colheita vão fazer diferença tanto para o concurso quanto para a comercialização do nosso café”, ressaltou.
Para o prefeito de Cotriguaçu, Moisés Ferreira de Jesus, a iniciativa fortalece a integração entre os municípios e o Governo do Estado. “Esse evento de lançamento foi muito importante para trazer conhecimento ao nosso produtor. É um elo entre estado e município, além do apoio da Seaf e da Empaer, que nos auxiliam, juntamente com toda a estrutura que o Governo do Estado nos proporciona”, disse.
O prefeito de Colniza, Miltom Amorim, comemorou o fato de o município sediar o lançamento da primeira edição do concurso. “Estou muito feliz por esse reconhecimento do nosso município, abrindo o 1º Concurso do Café em Colniza. Pedimos para que os produtores se inscrevam e participem. Vamos torcer para que o melhor café certificado seja aqui de Colniza”, afirmou.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o concurso foi criado para dar visibilidade ao trabalho dos produtores e abrir novas oportunidades de mercado. Entre os anos de 2019 e 2025 o Governo por meio da Seaf investiu mais de R$ 4,4 milhões na cefeicutura do estado com insumos, mudas, máquinas e equipamentos.
“Os produtores já provaram que fazem acontecer. Chegaram nesta região, desbravaram essas terras com coragem e determinação e acreditaram que era possível produzir café de qualidade. Os resultados estão aí para todos verem. Nossa missão, enquanto Estado, é ajudar vocês a impulsionar esse mercado. Em parceria com o governador Otaviano Pivetta e com o Sebrae, criamos essa iniciativa para identificar e apoiar os produtores na missão de mostrar o melhor café de Mato Grosso e transformar sua produção em excelência”, afirmou.
Andreia também ressaltou os impactos sociais da valorização da cafeicultura. “Quanto mais valor vocês agregarem ao café produzido, mais renda terão e mais qualidade de vida poderão proporcionar às suas famílias. Vamos contribuir para reduzir o êxodo rural dos jovens, fortalecer a participação das mulheres e incentivar o desenvolvimento das comunidades. Este é apenas o primeiro de muitos concursos. Assumimos o compromisso de realizar o Concurso de Qualidade do Café todos os anos”, completou.
Representando os produtores, Wladimir Alves Silva destacou o significado da iniciativa para quem vive da atividade. “Cada grão carrega uma história de trabalho, superação e esperança. Por isso, valorizamos não apenas a qualidade do produto, mas também as pessoas que produzem café. O que está acontecendo aqui em Colniza é algo inédito para Mato Grosso e motivo de muito orgulho. Agradecemos à Seaf, à Empaer, ao Governo do Estado, aos parceiros, aos técnicos e, principalmente, aos produtores que acreditam neste projeto”, disse.
As inscrições para o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso seguem abertas até o dia 31 de julho. O resultado será divulgado durante evento na cidade de Juína, no dia 31 de outubro.
Inscreva-se pelo link: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/concurso-café
Dúvidas e esclarecimentos: [email protected]
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno baldio localizado no bairro Colina Park, em Confresa (1.058 km de Cuiabá).
O 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) recebeu o chamado para atender a ocorrência por volta das 19h08 e prontamente uma equipe se deslocou ao local.
Ao chegar, foi constatado que o incêndio atingia uma área de vegetação. A equipe do 2º NBM iniciou a ação de combate ao fogo utilizando o canhão monitor da viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS-638), conseguindo controlar e extinguir o foco ativo.
Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
Não houve registro de danos em edificações nem de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




