Sinop
3º Seminário Regional de Turismo de Sinop encerra programação com visita técnica em complexo náutico
Sinop
Além de moradores de Sinop, o seminário contou com a presença de representantes de nove municípios: Querência, Aripuanã, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cláudia, Cuiabá, Porto dos Gaúchos, Juara e Vera. O objetivo foi ampliar o conhecimento técnico da cadeia produtiva do turismo e discutir oportunidades ligadas ao turismo náutico e ao turismo sustentável.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto a estrutura do empreendimento, os serviços oferecidos e os modelos de operação voltados ao lazer, à navegação e à pesca esportiva. A atividade encerrou a programação prática do seminário, que durante dois dias promoveu palestras e debates sobre o desenvolvimento turístico regional.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, falou sobre a importância da visita técnica para consolidar o aprendizado apresentado durante o seminário. “Nesse segundo dia de seminário nós trouxemos os inscritos para conhecer uma estrutura náutica que já está pronta, já está em operação, com turismo de pesca também, para que eles pudessem vivenciar na prática tudo o que foi exposto durante o dia de palestras do seminário”, explicou.
A diretora também destacou os impactos do evento para o fortalecimento do turismo e da economia local. “O resultado é esse: pessoas satisfeitas, saindo daqui com conhecimento e dispostas a investir no turismo e aplicar tudo o que aprenderam aqui no município de Sinop. Acima de tudo, o seminário também movimenta a nossa economia local. Tivemos mais de oito municípios participando conosco, então tudo isso vem para agregar e mostrar o tamanho do turismo de Sinop e toda a nossa potencialidade”, ressaltou.
A analista do Sebrae/MT, Thayná Zanchettin, citou os principais temas debatidos ao longo do seminário e a importância da visita técnica para complementar a programação. “Ontem tratamos sobre a regularização dos empreendimentos turísticos, sobre o potencial do turismo náutico, além de debater o futuro da pesca esportiva. Hoje fechamos esse seminário com uma visita técnica para compreender tudo aquilo que foi apresentado. Contamos com representantes do setor de turismo das cidades vizinhas para encerrar essa programação e falar sobre os potenciais turísticos que temos na região”, afirmou.
O empresário Carlos Trombetta apresentou a estrutura do complexo visitado e destacou o potencial turístico da região norte de Mato Grosso. “É sempre um prazer receber visitantes e ter a oportunidade de apresentar esse espaço de lazer e turismo que estamos consolidando aqui na região norte do estado de Mato Grosso. É um complexo náutico residencial totalmente focado no lazer das famílias da nossa região. Esse complexo é composto por uma pista de aviação, um heliponto, um condomínio de luxo e um iate clube, onde as pessoas têm a oportunidade de utilizar a praia aos finais de semana”, explicou.
O evento contou com a participação do turismólogo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Bruce Pinheiro, que ressaltou a relevância do seminário para os municípios da região. “Nós mobilizamos a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde para participar do seminário, que teve como tema o turismo náutico, um dos segmentos com grande potencial de desenvolvimento. Esse encontro foi muito importante porque trata das possibilidades do turismo e da atração de visitantes para explorar essa atividade na nossa região. Nós temos rios e lagos em abundância, então esse potencial pode ser desenvolvido por meio do turismo”, destacou.
A programação do 3º Seminário Regional de Turismo de Sinop buscou abordar o potencial do turismo náutico e da pesca esportiva como ferramentas de desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização das riquezas naturais do norte de Mato Grosso.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.
O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.
A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.
Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.
Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.
Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.
Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.
A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



