Sinop
3º Seminário Regional de Turismo de Sinop aborda pesca esportiva com participação de referências nacionais do setor
Sinop
O período vespertino do 3º Seminário Regional de Turismo de Sinop teve como foco a pesca esportiva e o potencial da atividade para impulsionar o turismo regional. O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O primeiro dia de programação ocorreu no auditório do Curupy Acqua Park e reuniu representantes do poder público, empresários, especialistas, influenciadores e participantes de diversos municípios da região. O objetivo do seminário é ampliar o conhecimento técnico da cadeia produtiva do turismo e discutir oportunidades ligadas à pesca esportiva e ao turismo sustentável.
Durante o evento, a diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou o impacto econômico da pesca esportiva e o potencial da região para atrair visitantes. “A pesca esportiva movimenta mais de 5 bilhões de reais anualmente no Brasil. Temos aproximadamente 20 milhões de pescadores esportivos e entendemos que temos tudo para poder fisgar uma parte desse público aqui para o nosso município, para movimentar a nossa economia local”, pontuou.
A primeira palestra da tarde foi ministrada por Ian Arthur, apresentador de programas de pesca e representante brasileiro da International Game Fish Association (IGFA), com o tema “Pesca Esportiva: oportunidade de desenvolvimento para os municípios”. O palestrante compartilhou a trajetória construída no turismo de pesca e destacou o potencial da região de Sinop. “Eu comecei com turismo de pesca há 35 anos, no Rio de Janeiro. Fazíamos passeios de pesca lá aos finais de semana e depois evoluímos para o Pantanal e Amazônia. Eu percebi todo o crescimento da cidade de Sinop e também um pouco da evolução do turismo de pesca aqui”, contou.
Na sequência, a apresentadora e influenciadora digital Yasmin Zanon falou sobre “Protagonismo Feminino na Pesca Esportiva: Inspiração, Turismo e Desenvolvimento” e destacou o crescimento da participação feminina na atividade. “Eu estou há dez anos no mercado de pesca esportiva e tenho uma pousada em Minas Gerais. Eu vi a necessidade de abrir uma pousada porque não tinha tantas opções voltadas para famílias e mulheres. Eu vejo que as mulheres precisam de um ambiente mais preparado para elas”, explicou a palestrante.
Yasmin Zanon também destacou o impacto econômico que o segmento pode gerar para o município. “Sinop tem um potencial muito grande para crescer e para trazer grupos femininos. Existem grupos com mais de 600 mulheres em um único evento e isso gera muitos benefícios para a cidade. Eu também entendo que Sinop, apesar de ser considerada uma capital da pesca, ainda possui um potencial pouco explorado em relação ao Rio Teles Pires. Muitas pessoas ainda não conhecem a cidade e sentem falta de mais incentivo e de informações sobre pousadas e locais seguros. Estive aqui para mostrar aos empresários que a pesca esportiva pode crescer muito e que, quando você traz mulheres e famílias, esse crescimento é ainda maior”, ressaltou.
O encerramento da programação da tarde foi com a palestra “Rios que Geram Riqueza: O Valor Econômico da Pesca Sustentável”, ministrada por Alisson Fagner Santos Trindade, presidente da Associação Mato-Grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva. Durante o seminário, o empresário destacou o crescimento da cadeia produtiva ligada ao setor em Mato Grosso. “Sou presidente da associação e sou empresário do setor. Tenho duas pousadas de pesca, uma marina e um shopping náutico. Depois do transporte zero, a gente viu que o turismo de pesca vem crescendo muito no estado. E, junto com ele, cresce toda a cadeia produtiva, não só as pousadas de pesca, mas também o número de guias, lojas de pesca e marinas, porque junto com a evolução da pesca cresce também o turismo náutico”, afirmou.
O palestrante também ressaltou o potencial natural da região de Sinop para expansão do turismo sustentável. “A região de Sinop possui uma quantidade muito grande de rios e lagos, o que representa um potencial muito grande. Nós viemos aqui para dividir as nossas experiências como empresários e como militantes do turismo de pesca sustentável, para falar da importância da sustentabilidade e do cuidado com os rios, porque são eles que vão trazer todo esse volume de turistas e de negócios para a região”, finalizou.
A programação do 3º Seminário Regional de Turismo continua nesta quinta-feira (30), com visita técnica a um complexo náutico da região. A atividade permitirá aos participantes conhecer estruturas e modelos de empreendimentos ligados ao turismo náutico e à pesca esportiva.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios
Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.
As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.
Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.
O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.
O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.
Atletas participantes
Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.
A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.
Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.
Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.
As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.
A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




