CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá bate recorde dos últimos quatro anos com mais de 16 mil vacinas aplicadas no Dia D

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 16.296 doses de vacinas durante o Dia D de mobilização contra a influenza, realizado no último sábado (25). A ação ocorreu das 8h às 17h, em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), com atendimento intenso ao longo de todo o dia.

O resultado representa um recorde dos últimos quatro anos. Em 2023, foram aplicadas 10.728 doses; em 2024, 876 doses; em 2025, 7.201 doses; e, em 2026, o município alcança a marca histórica de 16.296 doses administradas em um único dia de mobilização.

A vacina contra a influenza foi a mais procurada, com 11.213 doses aplicadas (público prioritário). No entanto, a ação também contemplou a oferta de diversos imunizantes do calendário básico, reforçando a atualização da caderneta vacinal da população.

Entre as doses aplicadas no Dia D, estão:

Dupla adulto: 404
Covid-19 Pfizer (adulto): 653
Covid-19 Pfizer pediátrica (menores de 5 anos): 99
Covid-19 Moderna (Spikevax): 3
DTP: 303
HPV quadrivalente: 339
Dengue (atenuada): 530
Febre amarela: 761
Hepatite B: 333
Meningo ACWY: 355
Influenza trivalente: 11.213
Além de doses de pólio, rotavírus, varicela, tríplice viral, entre outras

Leia Também:  Trecho da avenida do CPA é bloqueado para corrida de Reis e agentes da Semob reforçam ações para garantir fluidez no trânsito

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou o resultado expressivo da mobilização.

“Esse recorde mostra o comprometimento da população cuiabana com a saúde e reforça a confiança no trabalho das nossas equipes. Vacinar é um ato de cuidado coletivo e fundamental para prevenir doenças”, afirmou.

Além da vacinação, o Dia D também contou com atendimentos odontológicos nas unidades de saúde. As 74 equipes de saúde bucal realizaram, em média, 600 atendimentos individuais, com a execução de aproximadamente 2.400 procedimentos odontológicos, além de ações coletivas de promoção à saúde.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, também ressaltou o planejamento da ação.

“Foi uma mobilização ampla, com equipes preparadas e estrutura organizada para atender a população nas unidades e também em domicílio. Esse resultado reforça que estamos avançando na ampliação da cobertura vacinal”, pontuou.

A mobilização teve como foco os grupos prioritários da campanha contra a influenza, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, além de trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.

Leia Também:  Cultura é parceira de mais uma edição do espetáculo ‘Palhaçando’ conduzido pelo Grupo Tibanaré

A estratégia também incluiu atendimento domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, garantindo maior alcance da campanha e ampliando o acesso à imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza segue disponível nas unidades de saúde (grupo prioritário) e orienta que a população procure o serviço mais próximo para manter a caderneta atualizada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Trecho da avenida do CPA é bloqueado para corrida de Reis e agentes da Semob reforçam ações para garantir fluidez no trânsito

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro decreta ponto facultativo nos órgãos da administração municipal na sexta-feira (22)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA