CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito de Cuaibá e autoridades celebram a cultura japonesa na abertura da Feira do Japão

Publicado em

CUIABÁ

A 2ª Feira Cultural do Japão, realizada no Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá, reuniu autoridades políticas e grande público em clima de celebração e integração cultural, valorizando as tradições japonesas na capital. Durante a abertura oficial, o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, a deputada federal Coronel Fernanda e outras autoridades participaram do evento, reforçando o apoio à iniciativa.

O prefeito elogiou a organização e os visitantes, que vieram de outros estados e até do Japão para prestigiar a programação. Ele destacou que o acesso é totalmente gratuito. “Esse evento é 100% gratuito. A contribuição é voluntária e ajuda outras instituições com o resultado da feira”, afirmou Brunini.

A primeira-dama e vereadora Samantha Iris destacou a dedicação do coordenador-geral, Rafael Yonekubo, e de toda a equipe envolvida. Segundo ela, o grupo se supera a cada ano. “Ano passado foi lindo. Este ano está ainda maior. Essa festa é da família cuiabana e da comunidade japonesa em Cuiabá. Quem convive com o Rafael sabe que ele viveu em função dessa realização. E que bom que deu tudo certo, está lindo. É muito bonito ver uma celebração da cultura japonesa sendo realizada para a população”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, ressaltou que a feira realizada pela Associação Nipo Cuiabá com apoio da Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, impulsiona a economia e o turismo na capital. “Estamos fomentando o desenvolvimento econômico. Recebemos turistas de vários municípios do interior e de outros estados. Ações como essa mostram a importância de valorizar a cultura”, disse.

A expectativa é que o público ultrapasse 100 mil visitantes até domingo (29), superando a edição anterior, que registrou 64 mil pessoas e movimentou especialmente o setor gastronômico.

Leia Também:  Faça aqui a solicitação de matrícula para estudantes novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

O coordenador-geral, Rafael Yonekubo, reforçou que a segunda edição só foi possível graças ao apoio institucional. “Plantamos uma semente no ano passado. Um evento desse porte exige muito apoio. Sem a Prefeitura e os parceiros, seria impossível realizá-lo. Cuiabá ama a cultura oriental e merece algo cada vez maior”, declarou.

A programação contou com apresentações de kendo da ACK, show de Wadan Taiko, ilusionismo com Edson Iwassaki, apresentações das cantoras Sayuri Hirata e Isadora Akemi, além de karatê e show do cantor Joe Hirata. Um dos pontos altos foi a execução dos hinos do Japão e do Brasil por Isadora Akemi.

A vice-cônsul do Japão, Utena Yamazaki, do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, destacou a importância do evento para fortalecer os laços culturais. Segundo ela, a retomada após 10 anos simboliza a união de esforços da comunidade japonesa, da Prefeitura e do Governo do Estado. “É uma oportunidade para conhecer a cultura do Japão, tanto a moderna quanto a tradicional”, afirmou.

Com entrada gratuita, 40 estandes de alimentação e mais de 50 espaços de bazar e artesanato, a feira valoriza a diversidade cultural, incentiva o turismo e fortalece a economia, transformando Cuiabá em palco de integração entre tradições japonesas e a identidade local.

A comerciante Dinah Omori, de 64 anos, proprietária do “Dinah Omori – Sabor Oriental”, comercializou pratos típicos, como o Big Gyoza, feito com massa de farinha e água, recheado com carne suína moída e legumes, servido com molho à base de shoyu, vinagre e óleo de gergelim. “É uma oportunidade de os cuiabanos conhecerem um pouco mais da nossa cultura”, destacou.

Leia Também:  Prefeito e Primeira-Dama lamentam o falecimento do servidor público Domingos Luís de Araújo

O chefe Alê destacou a receptividade do público. “Mesmo sendo um evento japonês, há espaço para pratos típicos cuiabanos. Muitos visitantes acompanham parentes japoneses e acabam experimentando de tudo. É uma troca cultural muito rica”, afirmou.

Também participaram outras autoridades, como a vereadora Baixinha Giraldelli, o vereador Fellipe Corrêa, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, a secretária de Comunicação, Ana Karla e o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão. A Secretaria Municipal da Mulher marcou presença com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres e inscrições presenciais para o projeto Lutadoras, iniciativas realizadas em parceria com o Núcleo da Primeira-Dama.

Confira a programação dos próximos dias

2º DIA
Sexta-feira (27/03)
17:00: Karaokê (Abertura)
17:35: Kendo Mizuho
18:00: Wadan Taiko
18:20: Ilusionista Edson Iwassaki
18:45: Cantora Sayuri Hirata
19:20: Wadan Taiko
19:45: Cantora Isadora Akemi
20:20: Karatê Shorin Ryu
20:35: Cantora Akane Iizura
21:05: Desfile J-Fashion
21:30: Cantor Joe Hirata
22:35: Ilusionista Edson Iwassaki
23:00: Encerramento

3º DIA
Sábado (28/03)
17:00: Karaokê (Abertura)
17:25: Taiko Raiden
17:45: Cantora Isadora Akemi
18:15: Taiko RKMD-CG
18:35: Concurso J-Pop
19:45: Ilusionista Edson Iwassaki
20:15: Wadan Taiko
20:30: Concurso Miss Nikkey
21:40: Desfile Cosplay
22:10: Cantora Sayuri Hirata
22:35: Cantor Joe Hirata
23:00: Encerramento

4º DIA
Domingo (29/03)
17:00: Wadan Taiko (Abertura)
17:20: Taiko Raiden
17:35: Christian Sanshinista
17:50: Taiko RKMD-CG
18:10: Apresentação D’Soul
18:35: Concurso Anime Song
19:10: Concurso Cosplay
20:15: Cantora Sayuri Hirata
20:50: Cantor Joe Hirata
21:55: Cantora Akane Iizura
22:30: Karaokê
23:00: Encerramento

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Semob arrecada uma tonelada de alimentos e primeira-dama prestigia ação

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Faça aqui a solicitação de matrícula para estudantes novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA