CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Governo de MT e Prefeitura de Sinop iniciam curso de Condutor de Pesca Esportiva no município

Publicado em

Sinop

O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Sinop iniciaram, na noite da última segunda-feira (2), o curso de Condutor de Turismo de Pesca Esportiva no município. A formação é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e tem como objetivo qualificar profissionais e fortalecer o turismo sustentável.

Com carga horária de 30 horas, o curso reúne aulas teóricas e práticas e aborda temas como biologia e ecologia dos peixes, legislação ambiental aplicada à pesca esportiva, práticas de segurança e primeiros socorros, inglês básico para atendimento ao turista e manejo adequado de iscas e equipamentos. A proposta é preparar os condutores para atuar de forma responsável, com foco na preservação ambiental e na valorização da prática do pesque e solte.

A diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, ressaltou a importância da capacitação para o município. “Iniciamos o curso para condutor de pesca esportiva, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, e Sinop foi contemplada com essa capacitação, uma vez que o município foi reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos principais destinos para a prática da pesca esportiva no Brasil. Para nós, é muito importante esse reconhecimento e este é o momento de investir em qualificação. Sinop tem o programa Qualifica Turismo, que busca preparar nossa mão de obra local para os serviços turísticos. Também retomamos eventos importantes, como o Torneio de Pesca. Nosso objetivo é fortalecer a pesca esportiva no município e esse curso ocorre em um momento oportuno, para qualificar os profissionais que receberão os visitantes que escolhem Sinop para praticar esse esporte”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop divulga 356 vagas de emprego pelo Sine nesta terça-feira (9)

O coordenador de Estruturação e Qualificação do Turismo da Sedec, Marcos Sena, destacou o alcance estadual da iniciativa. “Essa é uma ação da Coordenadoria de Estruturação e Qualificação do Turismo da Sedec. O intuito é proporcionar aos condutores um treinamento que abrange desde legislação e primeiros socorros até a postura adequada no atendimento ao turista. O curso está disponível em 16 municípios e irá formar 320 pessoas, o que demonstra o compromisso do Estado com o fortalecimento do turismo”, explicou.

O instrutor do curso, Kelven Lopes, comentou sobre a relevância da formação para o cenário regional. “Esse curso busca qualificar os condutores do município. Trata-se de uma iniciativa acertada, visto que Sinop é um importante polo de turismo de pesca no norte de Mato Grosso. O curso segue até sexta-feira, com aulas práticas e teóricas, e ao longo das 30 horas abordaremos diversas temáticas relacionadas à atuação do condutor de turismo de pesca, com o objetivo de preparar os participantes para o exercício da atividade com responsabilidade e conhecimento técnico”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop promove treinamento sobre navegação segura para servidores

A aluna Ana Mattei, que é pescadora esportiva, avaliou a formação como um avanço para o turismo local. “Eu fico muito feliz que esse curso seja destinado a Sinop. Essa iniciativa representa um impulso para o turismo da região e para o turismo local. Acredito que, a partir dessa capacitação, novos investimentos possam chegar ao município. Quando há investimento em turismo, mais pessoas são beneficiadas e a nossa região, que possui um ecossistema muito rico, ganha mais visibilidade. Investir em qualificação e conhecimento é fundamental. Primeiro recebemos a capacitação, nos preparamos e depois transmitimos esse aprendizado aos turistas que vêm de várias partes do Brasil”, declarou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório Situacional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Campanha "Amor Não Causa Dor" avança e leva conscientização a bares e restaurantes de Sinop

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Crianças do Projeto Bombeiros do Futuro participam de acampamento neste fim de semana

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA