CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Blocos e escolas de samba agitam foliões no primeiro dia de Desfile de Carnaval na Arena Pantanal

Publicado em

MATO GROSSO

Comemorando os 30 anos do bloco surgido a partir da união de um grupo de amigos, o Banana da Terra foi o primeiro a agitar o público na noite de abertura do Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026, nesta sexta (7.2). A festa ocorre na passarela montada na área externa da Arena Pantanal pelo segundo ano consecutivo, com entrada gratuita e arquibancada coberta para os foliões.

A potência da bateria e o puxador de samba do bloco, conhecido por Marruco, fizeram a diferença na animação do público. A passarela foi tomada pelo entusiasmo dos passistas e porta-bandeira, com as alas tomadas pela cores verde, rosa e amarelo, além de balões nas cores prata e bronze.


No final do desfile com samba-enredo sobre os “30 anos de magia” do bloco Banana da Terra, formado a partir do fim do bloco Beleza Pura, em 1996, passistas carregavam bandeiras em homenagem a ícones do carnaval da Capital – Dona Beth e Pretinha, importantes figuras da cultura local.

Do bairro Araés, Pretinha faleceu em dezembro de 2025 e ficou conhecida por ser a guardiã das tradições locais e uma das vozes mais autênticas do samba da cultura popular cuiabana. Ela fazia dupla com a irmã, Dona Beth. Reconhecida pela participação na fundação do bloco Banana da Terra, Dona Celina também foi homenageada. Considerada referência para os vizinhos do bairro, ela é mãe do tenente Emilton Jorge, mestre de Capoeira e Taekuondo, e de Emilson Sérgio Cachorrão.


“O Banana da Terra é família, é força. Este ano voltamos para comemorar os 30 anos do bloco. O carnaval cuiabano havia estagnado, mas agora vemos um arranque. Vamos elevar o nível. Os administrados estão olhando para a gente com outros olhos. O carnaval gera emprego, renda e fomenta o turismo local. Isso está acontecendo neste momento”, destaca o mestre-salas do bloco, David William Gonçalves de Souza Silva, nascido e criado no Araés.

O mestre-salas acredita que o carnaval cuiabano passa por um processo rumo à profissionalização após cinco anos da formação da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (Liga).


Somente neste ano, o Governo de Mato Grosso investiu, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), R$ 2,1 milhões no evento.

“O objetivo foi entregar à população uma experiência incrível, num lugar incrível. A Arena é um ambiente seguro, a entrada é de graça, a tendência é só melhorar. O carnaval movimenta a economia, setor hoteleiro, gastronômico, entre outros. Tem pessoas do Estado inteiro aqui e, ainda por cima, o clima ajudou”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

Leia Também:  Seciteci abre processo seletivo para professor em 4 municípios de Mato Grosso

Secretário adjunto de Cultura do Estado, Jan Moura explica que os investimento do Estado na iniciativa começaram há três anos, quando as escolas e blocos se organizaram formalmente. “Esperamos a regularização da Liga, para aplicar os recursos necessários a fim de revitalizar o Carnaval cuiabano”, observa.


O segundo desfile da noite foi do Tradição do Araés, do mesmo bairro do Banana da Terra. O bloco caprichou nas fantasias, de refinado padrão, para atender ao samba-enredo “Os Gentis do Araés”, com foco na ancestralidade, mistura de raças e a força cultural do bairro Araés. O samba destacou, neste ano, a resistência e a identidade cuiabana. As fantasias da bateria remetiam a indígenas, teve a ala dos atletas de capoeira, prática de origem afrodescendente exibida na avenida. Numa estratégia, a bateria demorou para entrar em cena, mas, quando o som foi ouvido das arquibancada, agitou o público. O bloco também destacou as religiões afrodescendentes.

Nas arquibancadas, o ambiente era familiar. Pais, filhos, grupos de amigos puderam curtir o desfile sem transtornos. Com cerca de 50 policiais militares na área do desfile, arquibancadas e camarotes, o clima era de festa.

Com parentes desfilando pelo bloco Melados, Joice Jesus levou os dois filhos para curtirem a primeira noite de festa. “O espaço está bem estruturado. Trazemos as crianças para apoiar o bloco Melados, em que desfilam nossos parentes. Apesar de todo o aparato de segurança e o clima de festa pacífico, acredito que os pais devem zelar por seus filhos. É responsabilidade”.

Enquanto isso, na avenida, desfilava o bloco Agora Q Q Esse com a figura do folclórica do Padeiro – conhecido nas históricas dos carnavais antigos pelo personagem Zé Pereira, que saía às ruas chamando o povo para brincar o carnaval brasileiro. Todas as alas eram marcadas pelo carnaval de antigamente, das décadas de 60 e 70. Outra figura histórica, do Januário, foi representada pelos passistas conclamando o público para o carnaval com cornetas. A ala das crianças representava as matinês de outrora.

Leia Também:  Polícia Civil entrega a instituições beneficentes cestas básicas apreendidas em operação contra o crime organizado


As baianas, por sua vez, fizeram alusão ao tecido popular cuiabano de “chita”. De baixo custo, era conhecido pelas cores vibrantes e estampas florais grandes. Surgido na Índia, conforme a tradição, o tecido foi introduzido no Brasil pelos portugueses. O bloco também contou com a ala “Cuiabá de Antigo”, com rei e rainha, mestre-salas e a turma da “pipoca’. As fantasias reproduziam as cores da escola, azul, branco e amarelo. O samba-enredo, pensado por Auréa Santana, mulher do também diretor Alair das Neves, foi elaborado pelo cantor e compositor de sambas-enredo, Gustavinho Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ).

Na primeira noite de desfile, também passaram pela avenida o bloco Luxo Folia e Escola de Samba Império de Angola. Do palco, o Grupo Aprontaê, Tiee, Banda Novo Som e Dj Detona animaram os foliões cuiabanos.


Acompanham os desfiles 10 jurados, sendo três de Cuiabá e sete do Rio de Janeiro, e, nas arquibancadas, o público acompanha os mínimos detalhes. O sambista Joari Moreira, por exemplo, opina: “Foi maravilhoso o desfile de abertura”.

Ele acredita que o Governo de Mato Grosso vem demonstrando interesse em reascender o carnaval como representação da cultura cuiabana. “Carnaval é uma cultura milenar, veio bem antes, lá da África. A estrutura da Arena Pantanal está boa e, em relação ao ano passado, houve um crescimento da estrutura envolvida”, completa.

Neste sábado (7.2), desfilam os blocos Boca Suja, Melados, Império da Casa Nova, e a Escola de Samba Payaguás. Em seguida, sobem no palco Sasminina, Grupo Vou pro Sereno, Rubynho e Dj Gui Antony. A abertura dos portões está marcada para as 18h e os desfiles começas às 21h.

No domingo (8.2), a abertura dos portões está prevista para 13h30. A apuração dos votos dos jurados começa às 14h e, em seguida, há o anúncio do bloco e da escola campeões do Carnaval de Cuiabá 2026. Uma matinê vai ser realizada às 16h e, para encerrar a festa em grande estilo, há os shows Grupo Puro Prazer, Matheuzinho Sucessinho, Jero Neto e Tome Aí

Sobre o acesso
Além da área geral, que tem entrada gratuita, o evento disponibiliza a venda de camarotes para os dias 6 e 7 de fevereiro. Mais informações no instagram @ligadecarnavalcuiaba.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Escola Técnica Estadual de Várzea Grande abre, pela primeira vez, vagas para curso técnico em enfermagem

Publicados

em

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande está com inscrições abertas para a primeira turma do curso técnico em enfermagem. O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo 2026/2 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com inscrições gratuitas realizadas de forma online.

Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso, que terá carga horária de 1.600 horas e aulas no período noturno. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos negros, oriundos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.

A formação inclui atividades teóricas e práticas, além de estágio curricular obrigatório em instituições parceiras da área da saúde, proporcionando aos estudantes experiência profissional e contato direto com a rotina dos serviços de atendimento à população.

Para o diretor da ETEC de Várzea Grande, Gabriel Fidelis, a implantação do curso representa avanços para a educação profissional e fortalecimento da rede de saúde da região.

“A oferta do Curso Técnico em Enfermagem pela ETEC de Várzea Grande representa um marco importante para a educação profissional e para a saúde da nossa cidade. Estamos ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos que desejam ingressar em uma das áreas mais essenciais da sociedade, ao mesmo tempo em que contribuímos para a qualificação da mão de obra que atua nos serviços de saúde de Várzea Grande, Cuiabá e municípios vizinhos”, destaca.

Leia Também:  2ª Etapa da Liga Nacional de Futevôlei 2025 ocorre nesta sexta-feira (15)

As inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho. Podem participar candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para o dia 1º de julho. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho

Segundo Gabriel Fidelis, a expectativa para a primeira turma é bastante positiva. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação de excelência, aliando teoria e prática, para que os estudantes saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com competência, ética e humanização no cuidado às pessoas. Temos a convicção de que essa será apenas a primeira de muitas turmas que irão transformar vidas e contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde pública e privada em nossa região”, finaliza.

Link para o edital aqui (clique).

Link para as inscrições aqui (clique).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA