MATO GROSSO
Semana Pedagógica 2026 mobiliza 10 mil participantes para alinhamento do Ano Letivo
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, nesta terça-feira (20.1), a metodologia de colmeias formativas, na Semana Pedagógica 2026, evento que acontece no Complexo Leila Malouf, em Cuiabá. A dinâmica promove espaços simultâneos de aprendizagem, nos quais os participantes se distribuem por trilhas formativas.
As colmeias têm o objetivo de alinhar diretrizes institucionais, garantindo que os profissionais compreendam metas, prioridades e articulações necessárias para o trabalho pedagógico do ano letivo de 2026.
Além disso, as trilhas também devem promover integração entre gestão, professores regentes e professores da Educação Especial, fortalecendo uma cultura colaborativa e de responsabilidade.
Totalizando 10 mil participantes entre os dias 20 a 22 de janeiro, as formações mobilizam mais de 2,5 mil profissionais da educação diariamente. Eles participam de quatro oficinas por dia, com duração de uma hora cada uma delas.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Educacional, Jéssyca Kelly Castro Campos, a organização da Semana Pedagógica, em formato de colmeias formativas, representa uma escolha pedagógica intencional.
“Essa metodologia permite que as escolas e os profissionais circulem por diferentes temáticas, dialoguem com múltiplas áreas do conhecimento e fortaleçam o alinhamento das práticas pedagógicas no cotidiano escolar”, completou.
As formações contemplam temas estratégicos para a rede estadual de ensino, como projetos integrados, avaliação, metodologias ativas, BNCC da Computação, educação socioemocional e política antirracista, além de alfabetização, letramentos, matemática gamificada, robótica educacional, educação financeira e enfrentamento da violência contra à mulher.
Semana Pedagógica 2026
A Semana Pedagógica é um dos principais momentos de organização e alinhamento da educação pública estadual. O objetivo é definir diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão que irão nortear o trabalho das 628 escolas da rede ao longo de 2026, além de integrar novos servidores que passam a atuar neste ano.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍTICA7 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
CUIABÁ7 dias atrásServiços de urgência e emergência da Saúde funcionam normalmente durante flexibilização do expediente
-
POLÍCIA7 dias atrásForça Tática prende cinco pessoas por tráfico de drogas na Região Metropolitana




