CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura e Sebrae promovem capacitação aos profissionais da construção civil sobre a implantação do BIM

Publicado em

Sinop

Um evento promovido em conjunto entre a Prefeitura de Sinop e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), reuniu mais de 100 profissionais da construção civil, para debater e promover capacitação da área sobre a ferramenta BIM (Building Information Modeling) e contou com a palestra magna do arquiteto e urbanista, Rogério Suzuki.

Especialista no funcionamento da ferramenta, Suzuki palestrou sobre: Avanços do BIM e os impactos em seu negócio.  “A gente veio falar aqui sobre um panorama, sobre o que o mercado está avançando no âmbito da construção, trazer um pouquinho das possibilidades do BIM, mas, principalmente, trazer a realidade para o próprio empresariado começar a entender que a digitalização é um caminho sem volta. Independente de força de lei, existem muitas vantagens para quem utiliza. Então a gente vai trazer as possibilidades e também vai trazer como fazer a adoção”, esclareceu.

BIM é um software finlandês que busca facilitar o trâmite documental entre os escritórios de arquitetura e urbanismo com os entes federados, como a Prefeitura, por exemplo. “O BIM é um acrônimo em inglês, que chama Building Information Modeling, mas, basicamente, é um processo integrado de construção virtual, onde todo mundo trabalha de uma maneira diferente da convencional. Então a gente trabalha com softwares paramétricos, que uma das características é também estar em 3D, mas a gente começa a gerar um valor muito maior, então projetistas geram valor para quem faz planejamento, orçamento, obra. A gente usa o modelo durante a construção e depois usa na gestão e operação”, explicou ele.

A implantação do BIM é regida pela Lei Federal 11.888 de 2024, que dispõe sobre a estratégia nacional de disseminação do BIM no Brasil e passa a ser obrigatório a partir de 2027. A sua adesão ainda é baixa, nacionalmente falando, mas essencial, principalmente para que haja continuidade na captação de recursos junto ao Governo Federal. Scheila Pedroso, secretária de Planejamento Urbano e Habitação, comenta sobre a dificuldade nessa implantação, mas afirma que Sinop não está medindo esforços para que a Prefeitura de Sinop esteja, o quanto antes, 100% dentro da ferramenta.

Leia Também:  Curso capacita profissionais da rede de proteção de Sinop para escuta especializada

“É um dos maiores desafios, não só para os municípios, mas também para os escritórios que trabalham na construção civil. Hoje um dos melhores escritórios de Sinop não tem 100% do seu escritório rodando na plataforma BIM. Então é um desafio, tanto para a iniciativa privada, mas para a iniciativa pública ainda maior. Nós tornamos o núcleo de projetos em Secretaria recentemente. Pra que? A importância está em ter essa autonomia, justamente para que a gente possa ter esses momentos de capacitação, de treinamentos e autonomia. Para que a gente possa preparar os nossos profissionais. Sinop precisa ter estrutura para rodar obras públicas com o menor prejuízo possível para a população”, comentou.
 
Cleifton Bongiovani, Gestor de Projetos do Sebrae-MT, explica que a promoção do evento faz parte das ações da instituição – que é promover a capacitação das micro e pequenas empresas -, bem como fomentar o seu desenvolvimento.
 
“Nós temos uma missão que é de promover o desenvolvimento, o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas dentro do país. E no Mato Grosso não é diferente. Com isso, a gente está desenvolvendo, convidando a Prefeitura de Sinop, para o projeto que está sendo um piloto, mas de suma importância, porque a gente vai conseguir desenvolver o setor, capacitar os profissionais dentro da modelagem e ajudar a prefeitura nas áreas de infraestrutura a se aderirem à modelagem da informação”, comentou ele.
 
Marcelo Sangion, diretor Marsan Empreendimentos, é um dos profissionais que participa do evento e esclarece que o assunto é de suma importância para o setor e o evento serve como uma capacitação para os escritórios que precisam começar a implantar a BIM, mas antes, entender a sua aplicação.
 
“A gente tem visto que esse é o futuro da engenharia, dos setores de engenharia, provavelmente isso vai ser, dentro de pouco tempo, obrigatório, até para aprovação de projetos dentro dos municípios. Essa plataforma vai acabar se tornando obrigatória agora, a partir de 2027 e em diante, e nós vamos ter que nos adaptar, isso é o futuro chegando. Então, como a gente ainda não trabalha, nós conhecemos o processo, mas a gente ainda não conseguiu implementar na empresa, e o próximo passo é trazer todos os processos, como até o próprio Rogério já comentou, é uma questão de cultura, você implementar um novo sistema, um novo processo, além de complexo, exige mudança de cultura, mudança de pensamentos, implantação de novos processos, então é um pouco complicado no começo, mas depois tudo vai se encaixando”, comentou.
 
Nesta sexta-feira (28), os psarticipantes puderam ter a experiência de trabalharem, em formato de teste, com a ferramenta para entender os principais dificuldades com o novo sistema.

Leia Também:  Centro especializado em reabilitação de Sinop realiza mais de 10 mil procedimentos no primeiro trimestre do ano

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Saúde reforça a importância da prevenção contra as ISTs no carnaval

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  3º Seminário Regional de Turismo de Sinop encerra programação com visita técnica em complexo náutico

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA